Os 5 melhores chás para acabar com a tosse

Seja alérgica ou sintoma de resfriados e gripes, a tosse pode ser aliviada com alguns ingredientes certeiros

Escrito por Mariana Bueno

Foto: iStock

A poluição do ar está causando estragos à nossa saúde e um dos resultados dessa exposição constante é a tosse persistente que, muitas vezes, aparece sem motivo.

Isso é uma reação do corpo a algo que ele considera perigoso, fazendo com que o próprio organismo comece a produzir espasmos e fluidos.

Outra causa da tosse são os resfriados ou infecções, que surgem devido a mudanças de temperatura, contaminações com vírus ou algum problema no sistema imunológico.

Para todas as situações há chás que podem ajudar a lidar com a tosse. Conheça alguns e livre-se desse desconforto:

1. Chá de tomilho

Foto: iStock

Esta erva é muito boa para infecções do trato vocal e para o pulmão. É também um anti-inflamatório eficaz que alivia a dor, além de funcionar como um antibacteriano.

Leia também: Chá branco ou chá verde?

2. Chá de limão com mel e canela

Foto: iStock

O limão é um antibacteriano muito eficaz, mas sua acidez pode ser ruim em contato direto com as amígdalas. Por isso é bom combiná-lo a outros itens, suavizando essa acidez. O mel tem o poder de matar bactérias, agindo como um filtro protetor. E a canela ajuda a quebrar as mucosas.

3. Chá de hortelã

Foto: iStock

Hortelã é ótimo para tosse e para inflamações, especialmente se você estiver tendo dificuldade de respirar, pois ele dissolve as mucosas que muitas vezes são muito grossas e não conseguem ser expelidas pelo corpo. Para seu chá ficar ainda mais potente, adicione um pau de canela.

4. Chá de rooibos com limão

Foto: iStock

A planta é um arbusto da família das leguminosas muito usado para infusões. Rico em minerais que o sistema imunológico precisa, é indicado para casos de alergias, resfriados e gripes, especialmente quando combinado com o limão.

5. Chá de gengibre com mel

Foto: iStock

Nem todo mundo gosta do sabor do gengibre, especialmente na forma de chá, mas dê uma chance, porque faz muito bem. Tem efeito anti-inflamatório, alivia a dor e dissolve as mucosas, tratando a tosse de dentro pra fora.

Todos esses chás podem ser usados em casos de tosse, não importa se é crônica ou temporária. Eles não possuem efeitos colaterais – a menos que você seja alérgica a algum dos ingredientes. Uma boa maneira de consumir é fazendo pela manhã e levando uma garrafa térmica para tomar ao longo do dia.

Leia também: Rinite alérgica: conheça os principais sintomas e medidas para driblá-los

Para você