Benefícios e receitas de chá de maracujá que unem sabor e saúde

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Em 08.12.20

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Em 08.12.20

Você tem curiosidades sobre o chá de maracujá? Esclarecemos dúvidas frequentes com informações da nutricionista Jaqueline de Barros (CRN3- 29387), tais como: qual a função, as vantagens do consumo e o melhor horário para tomar. Além disso, confira ainda 7 receitas deliciosas para testar!

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Função e benefícios de tomar chá feito do maracujá

O maracujá pode ser considerado um alimento funcional, já que apresenta vários benefícios. Quer saber quais são? Continue a leitura:

  • Possui efeito calmante: uma das propriedades mais conhecidas da fruta é sua ação calmante. Ela ajuda na melhora do sono, reduz a ansiedade e insônia.
  • Melhora do colesterol e da taxa de glicose: muitas substâncias presentes nos frutos do maracujá, principalmente na polpa e na casca (rica em pectina), atuam na melhora desses problemas.
  • Previne doenças: também pela concentração de inúmeros componentes, pode auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares, gastrintestinais e na pressão alta.
  • Poder anti-inflamatório e antioxidante: por isso, previne o envelhecimento precoce das células. Os ácidos graxos poli-insaturados, presentes nas suas sementes, também têm potencial anti-inflamatório, além de vitamina C, que previne o envelhecimento precoce das células e combate os radicais livres.
  • É fonte de muitos nutrientes: Jaqueline aponta que, segundo a tabela brasileira de composição dos alimentos (TACO), podemos encontrar em 100 gramas de maracujá: 19,87 miligramas de vitamina C, 1,1 gramas de fibra, 28 miligramas de magnésio, 51 miligramas de fósforo e 338 miligramas de potássio. Ainda, apresenta apenas 68 quilocalorias.

Quanta coisa, não? Por isso, não deixe de usufruir dos benefícios do chá de maracujá! Mas é preciso cuidado: a nutricionista alerta que, apesar das vantagens do consumo, não deve ser consumido cronicamente nem em altas doses, pois em grande quantidade pode causar taquicardia e inquietação, reações alérgicas, náuseas ou vômitos.

Quando tomar chá de maracujá?

Devido à sua ação calmante, Jaqueline indica o consumo na parte da noite. Evite tomar durante o dia ou junto do uso de sedativos e antidepressivos. Além disso, é contraindicado para as gestantes e lactantes. Se esse não for o seu caso, a recomendação da profissional é a infusão de 1 colher de sopa da fruta ou das folhas secas em 150ml de água, até 3 vezes ao dia no máximo.

Como fazer chá de maracujá

Se você ficou com água na boca, não perca a sequência de receitas que te ensinam a fazer um chá de maracujá incrível. Olha só:

1. Chá de maracujá gelado com mate

Ferva a água, inclua 3 sachês de chá-mate por 10 minutos e deixe resfriar. Em seguida, coloque a polpa de 1 maracujá no liquidificador com água gelada. Peneire, leve à geladeira e quando o chá estiver gelado, bata-o junto com o suco do maracujá e açúcar. E bom apetite! As quantidades estão no vídeo.

2. Chá de maracujá com gengibre

O gengibre é ótimo para o sistema respiratório, digestivo, circulatório, além de outros benefícios. Por isso, fazer um chá com ele e o maracujá é um combo de saúde! E o que dizer do sabor e refrescância? Confira os passos no vídeo!

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3. Chá de maracujá com casca

Como a nutricionista indicou, a casca da fruta é rica em nutrientes. Por isso, confira essa receita que aproveita a polpa e casca do maracujá. Dá uma olhada e reproduza aí na sua casa!

4. Chá de maracujá com gengibre e canela

O gengibre e a canela dão um toque especial a esse chá! Acompanhe o passo a passo no vídeo e conheça essa delícia. É perfeita para acompanhar um bolo, pão e fazer aquele lanche especial.

5. Chá de maracujá com camomila

Você quer ação calmante? Então, clique agora na receita e aprenda a fazer esse chá que une maracujá e camomila. A infusão dura cerca de 10 minutos, depois é só coar e aproveitar! Caso queira, adoce com o que preferir.

6. Chá de maracujá com maçã e gengibre

Canela, gengibre, maracujá, maçã e água. Apenas! Clique no vídeo e veja a receita completa, com os passos certinhos. É muito fácil, gostoso e saudável. Vale a pena testar, né?

7. Chá de maracujá com maçã e laranja

O azedinho do maracujá e da laranja, com o sabor único da maçã não poderia resultar em um chá melhor! Você pode incluir cravo e canela para um toque especial, mas a receita base você encontra no vídeo. Olha só!

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Viu só quantas vantagens e opções de consumo? Aproveite as dicas e se joga no chá de maracujá! Confira também opções de suco para imunidade para cuidar da saúde.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.