Conheça os benefícios, contraindicações e receitas do chá de louro

Escrito por
Em 01.02.21

iStock

O chá de louro é um excelente aliado para a saúde, você sabia? Conversamos com a nutricionista Izabella Imianovsky (CRN10 5729 – SC) e ela nos contou os benefícios e até mesmo contraindicações dessa bebida. Pegue papel e caneta para anotar as informações e boa leitura!

Continua após o anúncio

5 benefícios do chá de louro para manter a saúde em dia

Que o chá de louro faz bem para a saúde a gente já sabe, mas você sabe quais são os benefícios de consumi-lo? Se a resposta foi não, está tudo bem, porque a Izabella destacou as cinco vantagens mais importantes. Acompanhe:

  • Facilita a digestão do feijão e carnes gordurosas: “o louro estimula a produção de enzima digestiva, além de auxiliar na produção de bile pelo fígado, melhorando a digestão do feijão e carnes gordurosas”, diz Izabella.
  • Ajuda na redução de gases intestinais: “ele contém ação carminativa, que ajuda a diminuir a flatulência e dores no estômago”.
  • Tem ação diurética: Izabella explica que “por isso, melhora a retenção e o inchaço. Isso pode, então, auxiliar no emagrecimento”.
  • É rico em antioxidantes: “principalmente em polifenóis, podendo reduzir o nível de glicose no sangue, auxiliando pessoas pré-diabéticas ou que já tenham diabetes”.
  • Tem ação anti-inflamatória e analgésica: “por ele ser rico em antioxidantes, pode amenizar sintomas que geram inflamação e dores no corpo, como cólica menstrual, dores de cabeça e nas articulações”, finaliza Izabella.

Como vimos, o chá de louro é ótimo para aliviar sintomas de má digestão, redução de inchaço, além de ser rico em antioxidantes. “Por esses motivos, ele beneficia também quem está em processo de emagrecimento, desde que a pessoa tenha uma alimentação adequada para esse objetivo”, relembra Izabella.

Contraindicações e efeitos colaterais do chá de louro

Assim como muitos chás, é preciso ter cuidado e cautela na hora de consumi-lo. Mulheres grávidas, por exemplo, não podem ingeri-lo no dia a dia. Além disso, mesmo para aqueles em que o chá de louro é indicado, é bom evitar o excesso, pois ele pode causar:

  • Dores de cabeça;
  • Dores abdominais;
  • Diarreia.

Como tudo na vida, é preciso utilizar o chá de louro com moderação, afinal, o excesso dele pode trazer sintomas que queremos evitar, não é mesmo?

Como preparar: 5 receitas diferentes de chá de louro para testar já

Agora que você já tirou suas dúvidas com as explicações da Izabella, trouxemos receitas variadas desse chá, que utilizam também outros alimentos que são benéficos para a saúde.

1. Chá de louro com canela

Aqui, você vai aprender a preparar um chá de louro que utiliza canela. Além dos benefícios do louro, você vai aproveitar das vantagens que a canela proporciona à saúde, que são combate ao colesterol, auxílio na digestão e ajuda na diminuição da pressão arterial.

2. Chá de louro com cravo

Continua após o anúncio

Outra opção para preparar o chá de louro é utilizá-lo com cravo. No vídeo, são abordados os benefícios de ambas as espeçarias, além de todo o processo de infusão e preparo da bebida, tudo muito simples e rápido de fazer. Confira!

3. Chá de louro com maçã

Os amantes de maçã vão amar essa receita, viu? A ideia, aqui, é utilizar a fruta para potencializar os benefícios da folha de louro. Isso porque a maçã auxilia na redução de colesterol e fortalece o sistema imunológico. O melhor de tudo é que fica um chá delicioso. Teste já!

4. Chá de louro com limão

O limão também é outro alimento excelente para a saúde se for utilizado em uma alimentação saudável e equilibrada. O modo de preparo desse chá é bem simples, basta ferver a água, colocar as folhas de louro e o suco de um limão espremido. Fácil, não é mesmo?

5. Chá de louro com hibisco e gengibre

Por último, mas não menos importante, você vai aprender a preparar o chá de louro com hibisco e gengibre, que também são ótimos para a saúde, apenas é necessário verificar se eles são indicados para o seu caso. Um chá fácil, com ervas baratinhas e simples de fazer. Confira!

O chá de louro contém diversas propriedades que melhoram a saúde, principalmente se for aliado a uma alimentação equilibrada. Gostou das nossas dicas? Então você vai adorar conhecer sobre os benefícios do chá de manjericão.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Bem-Estar