33 receitas de bolo de Natal para uma ceia completa e inesquecível

Escrito por Helena Montemezzo

iStock

Um bolo de Natal, apesar de ser uma atração para depois da ceia, merece toda a atenção do mundo. Isso porque as celebrações natalinas pedem a alegria que só uma sobremesa bem feita pode proporcionar.

Para você arrancar suspiros e sorrisos dos amigos e familiares, confira uma seleção de receitas deliciosas de bolos que combinam perfeitamente com a data:

Receitas de bolo de Natal simples

1. Bolo de Natal rápido: esse bolo, além de ser uma gracinha, é muito simples de ser feito. A lista de ingredientes é curta – um pacote de massa de bolo de baunilha, leite, frutas cristalizadas e uvas passas. A cobertura fica por conta de uma calda de açúcar de confeiteiro e leite, e a decoração é feita com cerejas.

2. Bolo de Natal de liquidificador: quando a palavra liquidificador aparece na receita, já sabemos que o processo é muuuito fácil, não é? Esse bolo aqui é de fazer com os olhos fechados e comer agradecendo! Spoiler: a massa leva iogurte de mel, então já dá pra imaginar o gostinho… hummm!

3. Bolo de Natal com maçã: uma receita com a cara do Natal com certeza leva maçãs entre os ingredientes. Além da fruta, você vai precisar de nozes ou castanhas e uvas passas para fazer a base da massa. Na cobertura vai suco de limão, o que corta o doce excessivo e traz uma acidez indescritível!

Leia também: 25 receitas de rabanada para adoçar o seu Natal

4. Bolo preto de Natal: esse bolo diferentão é feito à base de café, vinho do Porto e conhaque. Apesar de parecer bem forte, o restante dos ingredientes traz um equilíbrio sem igual. A maciez é tamanha que a receita dispensa cobertura! Vale conferir o passo a passo!

5. Bolo de Natal com farofa de amêndoas e nozes: o diferencial dessa opção é a farofa de amêndoas e nozes que serve como “cobertura” para o bolo. O sabor fica de outro mundo, principalmente por culpa de um ingrediente extremamente marcante: a noz-moscada!

6. Bolo de Natal com gengibre: uma opção ousada que não deixa de ser simples! Anote a lista de ingredientes: farinha de trigo, gengibre em pó, gengibre em calda ou cristalizado, noz-moscada, cravo em pó, açúcar mascavo, manteiga sem sal, iogurte natural, bicarbonato de sódio, fermento, ovo e sal.

Receitas de bolo de Natal tradicionais

7. Bolo de Natal com frutas secas: as frutas secas são a cara do Natal, e com elas você pode fazer um bolo que vai ficar na memória de todos. Além das frutas cristalizadas, você vai precisar de cerejas, uvas e damascos secos. Para melhorar ainda mais, a receita leva nozes picadas e licor de laranja. Ouvi seus suspiros daqui!

8. Bolo de Natal simples com frutas cristalizadas: para manter a tradição natalina, nada como um bolo que lembre um panetone. Esse daqui, além de saboroso, promete ficar tão macio que você não vai conseguir parar de comer!

Leia também: 75 receitas de Natal para uma ceia inesquecível e cheia de sabor

9. Bolo de Natal de Vó: todo mundo sabe que as avós são as responsáveis por reunir a família no Natal. É por elas que celebramos e a comidinha que elas fazem não tem igual. Para presentear as que estão por aqui ou homenagear as que estão guardadas na saudade, que tal um bolinho desses, mais que especial? Confira o modo de preparo!

10. Bolo de Natal com maçã e nozes: uma delícia dessas tem um preparo facílimo, acredita? Você só vai precisar de óleo vegetal, trigo, canela em pó, bicarbonato de sódio, sal, açúcar, ovos, maçã e nozes. Uma dica opcional é incluir essência de baunilha para um bolo ainda mais perfumado.

11. Bolo de Natal com frutas e nozes: as frutas não podem faltar em uma celebração natalina, então que tal reuni-las em um bolo pra lá de gostoso? A receita leva maçã, ameixa preta, damasco, uva passa e cereja em calda. A dica de ouro é cobrir as frutas com trigo para impedir que elas afundem na massa crua e fiquem concentradas no fundo da assadeira.

12. Bolo de Natal com frutas secas e especiarias: a palavra “especiarias” já garante que o sabor do bolo vai te fazer comer rezando! As escolhidas pra essa receita foram a canela, o cravo, o anis e a pimenta. Além delas, aqui você também precisa de frutas secas, mas, dessa vez, o figo e o morango também entram em cena.

13. Bolo de Natal com frutas, nozes e vinho: essa opção é simples e combina, inclusive, com aquele almoço pós-ceia em que só ficamos nos restos. Ele vai manter vivo o espírito natalino e o gostinho é de fazer o Papai-Noel esquecer dos presentes. O preparo é simples e leva, em média, 35 minutos de forno.

Leia também: 12 receitas de peru para fazer bonito neste Natal

14. Bolo panetone de Natal: que tal preparar um bolo com gostinho de panetone, mas do seu jeitinho e sem conservantes? O preparo vai te surpreender de tão fácil! Para uma maciez ainda mais espetacular, tente bater a massa na mão, mesmo. Rústico e com gostinho de Natal!

Receitas de bolo de Natal com chocolate

15. Bolo de chocolate fácil: para as chocólatras de plantão que não querem fazer feio na ceia de Natal, um bolo de chocolate é mais que bem-vindo! Ele fica com uma consistência mais cremosa, então uma dica é servir os convidados com potinhos de sobremesa.

16. Bolo de Natal com mousse de chocolate: esse é um bolo que agrada por ser gostoso e LINDO! Ele leva uma camada de massa de chocolate e uma de mousse de chocolate. A cobertura? Adivinha: chocolate! É só equilibrar bem os ingredientes que ele não fica exageradamente doce, viu?

17. Bolo de Natal com morango e brigadeiro: essa receita é um pouquinho mais complexa, mas se seu objetivo for arrasar na ceia, ela vale muito a pena! A massa é um pão-de-ló simples com cacau em pó. Um dos recheios é o brigadeiro preto e o outro, brigadeiro branco. Aí é só distribuir morangos picados entre as camadas do bolo. É de outro mundo!

18. Bolo de Natal de chocolate com mousse de morango: essa opção promete fazer todos ficarem de queixo caído! O bolo fica tão lindo que vai dar até pena de comer. Confira o passo a passo completo para uma sobremesa inesquecível.

19. Bolo de Natal com 2 chocolates: chocolate branco, chocolate preto e uma cobertura marmorizada maravilhosa! Para essa delícia ficar pronta, você precisa de uma base de massa de bolo, uma camada de mousse de chocolate preto e outra de chocolate branco. O segredo pra cobertura é o uso da glucose e da gelatina hidratada. Fica lindo de ver!

20. Bolo de Natal com Oreo: essa maravilha consiste em um bolo de chocolate com uma cheesecake de Oreo. Não, você não leu errado. A massa fofinha serve de base para uma cheesecake cremosa e inovadora! Para a massa, você precisa de ovos, leite, óleo, açúcar mascavo, extrato de baunilha, farinha, cacau em pó, bicarbonato de sódio, fermento e sal. Já para a cheesecake, água, gelatina em pó, creme de leite, açúcar, cream cheese e Oreo.

21. Bolo de Natal com mousse de chocolate e morango: um bolo mousse com uma camada de chocolate e outra de morango. É fácil de fazer e a decoração fica por conta de morangos cortados, chocolate em pó e açúcar de confeiteiro. A montagem fica simples, linda e a textura é digna dos melhores Natais do mundo!

22. Bolo de Natal com chocolate, passas e cereja: um bolo que vai conquistar os convidados só pelo perfume! Se liga nos ingredientes: leite integral, café, açúcar, chocolate em pó, uvas passas, cereja marrasquino, rum, manteiga sem sal, baunilha, ovos, trigo, bicarbonato de sódio, fermento, sal, canela e cravo em pó e noz-moscada. Ufa! Apesar da lista longa, o preparo é tranquilo!

23. Bolo de Natal na taça: se liga nessa ideia de bolo na taça para seus convidados comerem de olhos fechados! A montagem é feita em um recipiente bem fundo e transparente, para todo mundo ficar com água na boca só de olhar. É só intercalar a massa do bolo de chocolate, uma geleia de morango e um creme de chocolate branco. A decoração? Por conta de morangos e MUITO chantilly!

24. Cake pop de Natal: os cake pops são pirulitos de bolo que podem ser feitos com as decorações mais variadas. O chocolate branco vai na cobertura dos pops, que também leva enfeites com brilhos dourados. Eles vão contribuir muuuito para a decoração!

Receitas de bolo de Natal especiais

25. Bolo de Natal com brigadeiro branco e geleia: esse bolo com base de pão-de-ló leva um recheio impecável de geleia de frutas vermelhas caseira. Além disso, o brigadeiro branco também entra em cena no recheio para garantir cremosidade e um gostinho peculiar e inesquecível. É de comer menos peru pra caber mais sobremesa!

26. Bolo húngaro de Natal: imagina que perfeito seria um bolo que fosse gostoso e saudável ao mesmo tempo? Esse bolo húngaro é uma opção dessas, pois mistura frutas com castanhas diversas. A dica, aqui, é usar a farinha de trigo integral em vez da comum.

27. Bolo de Natal mesclado: que tal ousar na receita e levar para a ceia um bolo com as cores natalinas? Esse daqui tem, além da massa de pão-de-ló, duas massas coloridas: uma verde e outra vermelha! É uma ótima ideia para surpreender a primeira pessoa que cortar um pedaço. Siga o passo a passo!

28. Bolo da vida: um bolo repleto de significados atribuídos por cada ingrediente que refletem o verdadeiro espírito do Natal. Para fazê-lo, você precisa de ovos, açúcar, sal, trigo, frutas cristalizadas, especiarias, uvas passas, cerejas, damasco, nozes e fermento.

29. Bolo de reis: esse bolo típico da época possui uma massa fofinha e cheirosa. O toque especial vem na cobertura: uma calda com leite, açúcar e limão, para uma acidez que vai te levar aos céus. Experimente!

30. Bolo naked de Natal com nozes: essa belezinha toda desconstruída leva uma massa de nozes bem molhadinha. O recheio leva o queijo mascarpone como protagonista. É um sabor marcante que se une a uma montagem incrível!

31. Bolo gelado de Natal com leite ninho: como aqui no Brasil nosso Natal acontece em épocas de calor, que tal um bolo bem geladinho pra refrescar? O segredo é bater bem a massa para que ela fique bem aerada e levinha. Não economize no recheio de Ninho, viu?

32. Bolo de Natal com mousse de maracujá: para um bolo bem tropical, o maracujá arrasa como ingrediente principal da receita. A mousse leva folhas de gelatina, suco de maracujá, leite condensado e creme de leite sem soro. O tchan da montagem fica por conta da cobertura – uma calda feita com polpa de maracujá e açúcar.

33. Cheesecake de Natal: essa cheesecake LINDA é muito fácil de ser feita e pode inovar na ceia de Natal. Para a base, use biscoitos triturados com manteiga. A massa é feita com cream cheese e limão e a calda com frutas vermelhas. Não deixe de conferir a lista completinha dos ingredientes.

Um bolo mais lindo e delicioso que o outro, né? Escolha uma receita para preparar para a ceia e tenha certeza de que seus familiares e amigos irão agradecer a sua presença!

Este conteúdo foi útil para você?
Sua opinião é importante para identificarmos onde podemos melhorar.
Sim
Não

Assuntos: Natal

Para você