Almoço de domingo: 25 receitas incríveis para comer rezando

Escrito por
Em 07.03.19

iStock

Domingo é dia de descanso, de preguiça e, claro, de comer uma comida especial e cheia de sabor! As receitas para almoço de domingo são as melhores para receber a família e os amigos em casa porque, além de gostosas, trazem aquele clima de conforto e aconchego que todo mundo gosta.

Continua após o anúncio

Preparamos uma lista de receitas fáceis e elaboradas com ingredientes variados para você arrasar na cozinha. Confira!

Receitas fáceis para almoço de domingo

1. Feijoada: é impossível errar com a tradicional e deliciosa feijoada! A combinação de feijão preto, carne seca, arroz branco soltinho, couve e gomos de laranja é a pedida certa para um almoço de domingo completo.

2. Macarrão caprese: se você quer fazer uma receita rápida e gostosa, o macarrão caprese é a escolha certa. Em uma panela, adicione molho de tomate, penne, tomatinhos, cebola, manjericão, alho, azeite e sal. Espere o macarrão cozinhar e sirva com queijo mussarela por cima.

3. Macarrão à bolonhesa: prato ideal para os amantes de massa, o macarrão à bolonhesa é uma receita simples de fazer e que não deixa a desejar no quesito sabor. O preparo do molho de tomate caseiro e da carne moída leva apenas 15 minutos.

Leia também: 12 receitas de fricassê de frango para uma refeição rápida e saborosa

4. Macarrão de forno cremoso: em uma travessa de vidro, monte a base de molho de tomate e em seguida acrescente o macarrão ninho lado a lado, requeijão cremoso, presunto ralado e mussarela. Leve ao forno preaquecido a 240° e deixe assar por 25 minutos. Uma receita rápida, fácil e muito saborosa!

5. Risoto de parmesão: o risoto é um prato prático e versátil que cai bem em qualquer ocasião. Para o almoço de domingo, aposte nesta receita e surpreenda os convidados à mesa! Os principais ingredientes são: arroz arbóreo, parmesão, vinho branco, caldo de legumes, cebola, alho, óleo, sal e pimenta-do-reino.

6. Arroz à grega: o arroz à grega leva basicamente cenoura, pimentão, passas, presunto e queijo parmesão. Para quem gosta de um toque agridoce, adicionar uvas-passas é uma ótima opção. Fica uma delícia como acompanhamento de assados em geral.

Continua após o anúncio

7. Fraldinha na mostarda: a fraldinha é uma das carnes preferidas dos brasileiros e fica ainda mais deliciosa com um molho especial de mostarda. Leve a peça ao forno preaquecido a 220° por cerca de uma hora. Para a receita ficar completa, acrescente no refratário batatas sem casca cortadas em rodelas.

8. Panqueca de frango com cogumelos: com uma massa leve e recheio pra lá de gostoso, esta receita leva poucos ingredientes e temperos. Use farinha branca, sal, leite e ovo para preparar a massa. Já o recheio fica por conta do frango e dos cogumelos que são refogados na frigideira até ficarem dourados.

Leia também: 15 receitas de feijão tropeiro para inovar no almoço

9. Salada de batata e maionese: esta é uma receita que não pode ficar de fora do cardápio nos almoços de domingo. Com 3 batatas grandes, alguns vegetais, frango cozido, creme de leite e mostarda, é possível preparar um prato delicioso e colorido para servir até quatro pessoas. Cai muito bem como acompanhamento de assados e massas.

10. Batatas laminadas: algumas receitas impressionam pela combinação entre simplicidade e intensidade no sabor, como é o caso das batatas laminadas. Os ingredientes são: batatas asterix, manteiga, azeite, ramos de tomilho, limão e sal. Basta fatiar as batatas com um mandoline, dispô-las no refratário com os temperos e levar ao forno.

11. Fricassé de frango: de origem francesa, o fricassé passou por algumas adaptações brasileiras e conseguiu ficar ainda mais gostoso. O frango desfiado com requeijão cremoso e champignon picado é a base da receita, enquanto o creme de milho e a batata palha dão o toque final ao prato.

12. Carne de panela: utilize uma panela de pressão para cozinhar a carne temperada com sal, pimenta, tomilho, sálvia e louro pelo período de 30 minutos. Depois, adicione cebola, cenoura, salsinha e farinha hidratada. Quando pegar pressão, aguarde por mais 20 minutos e em seguida sirva a carne com o acompanhamento de sua preferência. Impossível resistir!

13. Lagarto de panela de pressão: mais uma receita saborosa em que a panela de pressão ajuda nos quesitos rapidez e praticidade. A carne bovina, servida ainda quente no molho de tomate, leva apenas 35 minutos de preparo e rende de seis a oito porções.

Leia também: 20 receitas de chás gelados energizantes e refrescantes

14. Ratatouille: o ratatouille de forno é a receita ideal para quem não possui muita experiência na cozinha e quer preparar algo rápido e gostoso. Primeiro, fatie as berinjelas, abobrinhas e tomates. Numa travessa média, adicione o molho de tomate e depois faça camadas intercaladas com os ingredientes cortados anteriormente. Leve ao forno e retire quando eles estiverem macios.

Continua após o anúncio

Receitas elaboradas para almoço de domingo

15. Peixe com purê de batatas gratinado: uma receita que agrada o paladar até mesmo de quem não é muito fã de peixe. Além da proteína, o prato traz molho de tomate, batata e queijo, ingredientes que resultam em uma combinação leve e deliciosa para servir no almoço.

16. Carne ao molho de vinho e bacon: na panela de pressão, adicione 600g de carne bovina (patinho ou lagarto), alguns temperos, azeite, pimenta e bacon. Quando a proteína dourar, é hora de acrescentar as cebolas, o vinho e o caldo de carne e deixar os ingredientes na pressão por 40 minutos. Sirva com pãezinhos para ficar ainda mais gostoso!

17. Polpetone de carne recheado com mussarela: o polpetone é feito com uma quantidade generosa de carne moída, aveia em flocos, cebola, alho, sal, pimenta e cominho em pó. O recheio também não deixa a desejar, já que leva bastante mussarela. Leve ao forno preaquecido a 220ºC por cerca de 40 minutos e depois sirva com molho de tomate e manjericão.

18. Lasanha de palmito: um dos clássicos da mesa brasileira, a lasanha é aquele tipo de receita que todo mundo ama, e a versão com palmito é a escolha certa para quem gosta de inovar na cozinha. Na hora de montar o prato, intercale a massa com molho branco, molho vermelho, recheio e queijo. Em seguida, deixe assar pelo período de 40 minutos no forno preaquecido a 180°C. Se achar necessário, cubra o refratário com alumínio para o queijo não queimar.

19. Camarão na moranga: surpreenda seus convidados do almoço com uma receita deliciosa, colorida e criativa! Primeiramente, recheie a abóbora moranga com um molho cremoso de camarão, cebola, polpa de tomate, creme de leite e amido de milho. Depois de levar ao forno para gratinar, use alguns camarões inteiros para decorar.

20. Risoto de shimeji com alho poró: é possível fazer um risoto elaborado e muito gostoso utilizando ingredientes cheios de sabor como o shimeji e o alho poró. Para que o arroz fique bem temperado, aposte no vinho branco e caldo de legumes, acrescentando-os devagar e mexendo sempre. Por fim, salpique a receita com queijo parmesão ralado.

21. Frango assado com farofa e batatas: só de pensar já dá água na boca! Após deixar o frango repousar no tempero de um dia para o outro, é hora de recheá-lo com a farofa feita com manteiga, fígado, moela, pimenta, azeitona, cebola e farinha de milho. Leve o frango recheado junto com batatas inteiras para assar no forno por uma hora. Em seguida, retire o papel alumínio e aguarde até os ingredientes dourarem.

22. Bacalhau com batatas ao forno: seja para o almoço ou jantar, esta receita é a escolha certa porque garante leveza e muito sabor à mesa. O prato de origem portuguesa é feito com batatas e ovos cozidos, bacalhau desfiado, cebola, sal, pimenta e alho. Em apenas 15 minutos no forno já está pronto para servir!

23. Nhocão recheado com carne de panela: esta versão criativa do nhoque tradicional fará todos os seus convidados repetirem o prato! Primeiro, prepare a carne na panela de pressão, desfie a proteína e deixe descansar. Depois é hora de fazer a massa do nhoque com batatas, manteiga, parmesão ralado, sal e pimenta-do-reino. Leve todos os ingredientes para assar por 30 minutos.

Continua após o anúncio

24. Salmão Wellington: sobre a massa folhada, coloque a fatia de salmão junto com o recheio feito com espinafre, cebola, alho, sal, pimenta e creme de leite. Dobre a massa para “fechar” os ingredientes e pincele com gema de ovo antes de levar ao forno. Se preferir, você pode optar por frango ou outro tipo de carne no lugar do salmão. Uma receita diferente e deliciosa!

25. Costelinha barbecue: faça em casa aquela costelinha macia e deliciosa de restaurante que todo mundo ama! O segredo é ferver a carne antes de começar o preparo da receita. Depois, é hora de fazer o molho com barbecue, ketchup e açúcar mascavo. Espalhe a mistura sobre a costelinha e leve ao forno por aproximadamente meia hora.

O almoço de domingo pede um prato especial à mesa, seja ele feito de maneira prática ou mais elaborada. Escolha uma das receitas acima e libere a chef que existe dentro de você!

Assuntos: Alimentação

Para você