Almoço vegano: 20 receitas irresistíveis para arrasar na cozinha

Escrito por
Em 06.07.20

iStock

Quer aprender diversas receitas para mandar bem na hora de fazer um almoço vegano? Então, você veio ao lugar certo! Na lista abaixo, você confere desde receitas básicas, que são perfeitas para o dia a dia, até outras mais elaboradas, ideais para momentos especiais. Ficou curiosa? Então, veja a seleção a seguir:

Continua após o anúncio

1. Carne vegana de couve-flor

A aparência é de carne moída, mas essa é uma receita feita com couve-flor. Aqui, o preparo começa levando o legume para o processador. Depois, ele é refogado com temperos: cebola, alho, curry, páprica picante, pimenta-calabresa e shoyu. Na sequência, é só misturar com castanhas trituradas e levar ao forno para assar.

2. Carne de seitan

Farinha de glúten e água são os ingredientes básicos para testar essa receita. Caso você queira uma textura mais firme, a dica é adicionar também farinha de trigo. Para um resultado bem saboroso, você também confere sugestões de temperos para usar.

3. Carne de jaca

Nessa receita, a jaca é usada ainda verde. Assim, ela não fica com um sabor adocicado, o que faz com que seja uma boa pedida para pratos salgados. Você pode saborear essa receita em suas refeições principais, no recheio de coxinha, tortas ou o que mais preferir.

4. Falafel vegano

De origem árabe, essa é uma receita de bolinho de grão-de-bico que é bem temperado e frito. Versátil, ele cai muito bem na hora do almoço. Tudo isso com um modo de preparo que não é difícil de ser seguido. Vale a pena experimentar!

5. Bolinho de espinafre vegano

Continua após o anúncio

Essa é outra opção de bolinho, mas que leva espinafre como principal ingrediente. Além disso, ele é assado, o que faz com que seja uma ótima pedida para quem busca uma almoço vegano saudável e cheio de sabor.

6. Croquete de batata vegano

Com massa de batata e recheio de proteína de soja, essa é uma receita que vai facilmente te conquistar. Aqui, além dos ingredientes citados, você também vai precisar de azeitona, cebola, alho, salsinha, sal, pimenta-do-reino, ervas desidratadas, óleo e azeite.

7. Batata rosti vegana

A batata rosti é um prato em que o legume é cozido, ralado, frito e recheado. Isso faz com que se forme uma casquinha crocante, enquanto o interior é macio. Aqui, o recheio é de brócolis, champignon e queijo vegetal, mas você pode soltar a imaginação e usar outros ingredientes.

8. Berinjela à parmegiana

A parmegiana original é de origem italiana e feita com berinjela. Nessa receita, você aprende a fazer o legume empanado e frito. Além disso, molho de tomate e um creme de batata também entram em cena na hora da montagem. O resultado é um prato tão gostoso, que será difícil parar de comer!

9. Torta salgada vegana de liquidificador

Torta é um prato perfeito para quem quer um almoço vegano prático e rápido, ainda mais se a massa for de liquidificador. Já para o recheio, a sugestão é usar um mix de legumes refogados. Com uma massa fofinha e um recheio bem colorido, o tempo no forno é de aproximadamente 40 minutos.

10. Pizza vegana

Continua após o anúncio

Fazer uma massa de pizza vegana é fácil: você só vai precisar de água, fermento biológico, farinha de trigo, açúcar e sal. Mas essa receita vai além disso e te dá duas sugestões de recheios. O primeiro leva brócolis, cogumelo, cebola roxa, pimentão vermelho, milho e queijo. A outra conta com queijo, tomate, grão-de-bico, pimentão vermelho e rúcula.

11. Quiche cremosa de abobrinha vegana

Com uma massa crocante e um recheio bem cremoso, a quiche já surpreende pelo contraste de texturas. E tem mais: além de ser livre de ingredientes de origem animal, essa receita também não leva glúten. Gostou? Então, veja o passo a passo no vídeo.

12. Arroz integral vegano

Arroz é um ingrediente básico na hora do almoço, mas você sabe como deixar o grão na versão integral bem cozido e soltinho? Esse vídeo ensina todas as dicas para você obter um resultado de sucesso. Para melhorar ainda mais, salsinha e cebolinha dão um toque de sabor para o prato.

13. Risoto de legumes vegano

Não é preciso usar manteiga e nem queijo para obter um risoto bem cremoso: usando o arroz certo, isso já é possível. Aqui, a dica é usar o arbóreo. Já os legumes escolhidos são abobrinha, cenoura, chuchu e tomate. Além disso, um caldo de legumes caseiro também entra em cena.

14. Feijão tropeiro vegano

Feijão é bom e, se for incrementado, melhor ainda. Nessa versão tropeira vegana, a proteína de soja ajuda a compor o prato. Sem complicações e com um sabor incrível, você vai querer fazer essa receita sempre para seu almoço vegano! Confira o modo de preparo no vídeo.

15. Feijoada vegana

Continua após o anúncio

Tofu defumado, mandioca salsa, vagem, cenoura, abobrinha, pimentão amarelo, coco fresco e tomate são ingredientes usados para incrementar o feijão-preto. Além disso, o tempero é bem caprichado e você ainda aprende a fazer um molho apimentado para servir como acompanhamento.

16. Moqueca vegana de berinjela

A moqueca é aquele tipo de prato ideal para quando você quer uma refeição especial. Mesmo assim, você leva apenas 30 minutos na cozinha. Aqui, a berinjela é a protagonista, mas outros legumes também entram em cena para dar mais sabor para a sua refeição.

17. Strogonoff vegano de grão-de-bico

Sem segredos, o strogonoff de grão-de-bico é fácil de ser feito e fica simplesmente sensacional. Nessa receita, cogumelos frescos também são usados para um toque extra de sabor. Com arroz soltinho, batata-palha e uma salada, sua refeição fica perfeita.

18. Lasanha de abobrinha vegana

Nessa receita, a lasanha é composta por camadas intercaladas de abobrinha, tofupiry e cogumelo. Para finalizar, molho de tomate e parmesão vegano também entram em cena. Essa é uma boa aposta para quem busca um prato que, além de vegano, também seja mais saudável.

19. Escondidinho vegano

Purê de batata já é bom, e recheado fica ainda mais gostoso. Aqui, a sugestão é usar cogumelo, brócolis, tomate, cenoura e muitos temperos para o recheio. Esse é um prato que não dá trabalho para ser feito, mas que vai conquistar seu paladar.

20. Massa ao forno vegana

Para encerrar a lista, uma receita de macarrão ao molho vermelho que ainda vai ao forno com um molho de batata e leite de coco. O resultado é uma combinação de sabores irresistível!

Viu só quantos pratos gostosos você pode fazer para um almoço vegano? Anote os seus favoritos para arrasar na hora de cozinhar. E se você já está pensando na sobremesa, veja também receitas de brigadeiro vegano que são simplesmente sensacionais.

Assuntos: Alimentação