Dicas de Mulher Dicas para Mães

5 locais alternativos para realizar uma festa infantil

Fuja dos lugares tradicionais e inove na comemoração de aniversário de seu filho

em 04/02/2014

Foto: Thinkstock

Seja em uma grande comemoração em um buffet da cidade ou em uma pequena festa em casa, os aniversários de crianças são uma tradição em muitas famílias brasileiras. Não há quem resista à combinação salgadinho, bolo e docinho, não é mesmo?

Para muitos pais a data não pode passar em branco. Além da confraternização em família e das recordações do dia especial, as festas de aniversário também são importantes para a socialização e fortalecimento de laços de amizade importantes no desenvolvimento infantil. Apesar de psicólogos acreditarem que a criança só entenda o que se passa em uma comemoração como esta a partir dos 4 anos de idade, ainda é comum a data ser comemorada com uma festa.

Apesar das tradições, muitas famílias têm inovado na forma de comemorar o aniversário dos filhos. A proposta de fugir do básico e também das superproduções fez surgir alternativas muito mais divertidas e criativas para celebrar um aniversário. Piqueniques, acampamentos, parques e outras opções têm feito a cabeça da garotada. Conheça cinco maneiras diferentes e criativas para comemorar um aniversário infantil:

1. Parques de diversão

Os parques de diversão podem ser uma alternativa criativa para a realização de uma festa infantil. E o que dizer de comemorar o aniversário em uma pista de kart? Imagine a alegria do aniversariante em passar o dia com seus melhores amigos se divertindo nos brinquedos que mais gosta.

Parques aquáticos também são boas alternativas. Importante atentar-se para a idade, altura mínima exigida e quantidade de convidados (não exagere!). Como sugestão de lanches para festas desse tipo pode-se servir: mini pizza, cachorro quente, sanduíches naturais. Não se esqueça da hidratação: muito suco e água! É fundamental ter monitores auxiliando ou alguns pais de crianças para acompanhá-las.

2. Lanchonete

Hoje em dia muitos fast-foods e lanchonetes oferecem um espaço para realização de uma festa de aniversário. As crianças adoram e o custo pode ser considerado bem menor quando comparado a festas em buffets ou, até mesmo, em casa. A ideia é selecionar alguns amigos e escolher um local onde o aniversariante goste de frequentar. O cardápio pode ser pré-definido pelos pais ou de livre escolha de cada convidado – o que pode variar o valor final. Para incrementar, se a lanchonete estiver localizada em um shopping da cidade, a programação pode ser estendida para um passeio. Dependendo do número de crianças e da idade delas é importante ter acompanhantes.

3. Piquenique

Os piqueniques são ótimas alternativas para comemoração de um aniversário infantil durante o dia. Nesse caso é possível convidar as crianças e suas famílias para um tempo em um parque, praça ou praia da cidade. Com relação à comida, a ideia é compartilhar lanches, salgados e petiscos. Piqueniques são alternativas interessantes, pois proporcionam às crianças um tempo de brincadeiras ao ar livre, o que é muito bom para o desenvolvimento delas. É importante providenciar os itens necessários, toalhas, almofadas, utensílios descartáveis. Não esqueça o saco de lixo.

4. Teatro, Cinema, Circo

Quem não gostaria de passar à tarde com os amigos assistindo uma sessão de cinema com muita pipoca e guloseimas? E o que dizer de uma peça de teatro ou um espetáculo no circo! Certamente as crianças não iriam achar a ideia nada mal, não é mesmo? Atualmente, as redes de cinema oferecem pacotes que incluem a entrada e também um combo com pipoca e refrigerante, por exemplo. Opcionalmente, a programação pode também terminar com uma festa, até mesmo, em uma lanchonete (como na sugestão 2).

5. Acampamento

Se você é uma mãe moderna e aventureira e está cheia de energia que tal preparar um acampamento para comemorar o aniversário de seu filho. Uma excelente opção de local seria uma chácara com opções de lazer, piscina, parque, campos de futebol. O acampamento pode ser incrementado com brincadeiras como caça ao tesouro ou, quem sabe uma gincana envolvendo filhos e pais. A ideia é utilizar a criatividade e promover uma integração entre criança e natureza. Se o local possuir trilhas e animais a aventura ficará ainda mais divertida. Mas vá preparado e leve com você alguns pais para acompanhar.

Comentários
Dicas relacionadas