Terapia de casal funciona?

Descubra se durante uma crise no relacionamento procurar terapia de casal realmente funciona

Por Deborah Busko
Atualizado em 13/01/2012 8:58

terapia de casal3 Terapia de casal funciona?

O ato de se relacionar afetivamente, além de saudável, é muito importante para a vida das pessoas. No entanto, saber conviver e compartilhar sua vida com outra pessoa harmoniosamente pode ser um grande desafio para muitos.

A vida a dois muitas vezes acaba se desgastando por pequenos desencontros do dia-a-dia, brigas constantes, pelas divergências de opinião, discussões sobre a relação que não levam a nada, por aquelas manias que o outro tem, são diversos os fatores que vão se acumulando e fazendo o casal se distanciar. E nos momentos de crise, o bom e velho diálogo, que é fundamental para qualquer relacionamento, acaba se tornando algo bastante difícil.

Antes de colocar um ponto final em um relacionamento estável ou no casamento por conta dos problemas, procurar uma terapia de casal pode ser uma ajuda e tanto para encontrar um caminho que traga felicidade para os dois.

Mas afinal, terapia de casal funciona?

Quando o assunto é este, a pergunta mais comum é “Terapia de casal funciona?” e se realmente dá resultados positivos. A terapia de casal funciona sim, mas é preciso saber desde o início que não existe uma fórmula mágica para salvar relacionamentos. A finalidade da terapia é fazer com que as pessoas parem tudo o que estiverem fazendo por algumas horas e tenham a oportunidade de rever a vida a dois, se dediquem a olhar para si, para sua vida, repensem suas atitudes e dificuldades, enfrentem os sentimentos que julgam difíceis de lidar.

É um espaço apropriado para facilitar o diálogo, com a ajuda de um profissional capacitado que escutará tudo atentamente. No entanto, a função do terapeuta de casal não é dar conselhos ou palpites na vida das pessoas. O terapeuta de casal irá identificar ajudar o casal a descobrir novas possibilidades de ação e a conseqüente resolução de conflitos.

Não existe hora certa e nem como definir quando começar terapia de casal, mas é fundamental que, antes de tudo, o casal consiga reconhecer a insatisfação para evitar que as brigas e crises cheguem a um ponto extremo. A principal pista é saber reconhecer quando as brigas estão fazendo com que se perca o respeito.

Quem procura a terapia de casal deve saber também que o objetivo não é evitar o divórcio, e sim melhorar o relacionamento, tentar uma reconciliação. No entanto, nada impede que ambos cheguem à conclusão de que serão mais felizes separados. Nesses casos, mesmo que a dor seja inevitável, a terapia de casal ajuda as pessoas a enfrentarem a situação de forma menos traumática.