Dicas de Mulher Dicas de Saúde

O que comer à noite

Deixar de jantar não é a melhor opção para quem quer emagrecer, saiba o que pode ou não entrar no cardápio noturno

em 17/09/2014

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Quando paramos para pensar sobre nossa alimentação, em mudança de atitude para beneficiarmos nossa saúde, principalmente quando o objetivo é emagrecer, logo, muitas pessoas decidem diminuir a quantidade dos alimentos, cortar carboidratos da dieta, eliminar o jantar, etc. E será que essas atitudes são corretas?

Procurar um nutricionista nessas horas é muito importante. Com o acompanhamento do nutricionista é elaborada uma dieta de acordo com a sua rotina, seu corpo e suas necessidades, garantindo uma alimentação balanceada e sem riscos sua saúde.

Já é notório que no período da noite nosso metabolismo tem uma tendência a ser mais lento pelo simples fato de estarmos em um ritmo mais lento, com menor atividade, e nosso próprio psicológico entende, por ter sido habituado assim, que ao escurecer do dia chega o momento de descansarmos.

O alerta é que não é por esse motivo que deixaremos de nos alimentar no período da noite, afinal o ideal é nos alimentarmos de três em três horas. O alimento é nossa fonte de energia e nosso metabolismo necessita de estimulo para manter-se em atividade (mesmo em ritmo mais lento).

A alimentação noturna não é proibida. É essencial. Porém necessita ser feito de maneira correta. O indicado para o final do dia é ingerir alimentos com menor valor calórico, sem gordura, de fácil digestão, com menor teor de sódio e açúcar.

O horário da última refeição do dia também é importante. O ideal é que o jantar seja até às 20h 30min, visto que é quando o nosso organismo ainda está com uma atividade relativamente alta. Para aqueles que, por necessidade – trabalho noturno, viagens – ou mesmo por opção, mantêm um padrão com horários diferenciados para dormir e acordar, o ideal é que seja realizada a última refeição antes de dormir com no mínimo 3 horas de antecedência, que é o tempo que nosso organismo leva para uma digestão completa.

Mas o que devemos comer no jantar então? Salada crua, sopa de frango com legumes, torradas, chá, queijo minas, peito de peru, etc.

Segue uma receita de patê light que pode ser utilizado em um sanduíche natural. Um ótimo alimento para o jantar:

  • 250gr de ricota (pode ser a temperada encontrada no mercado);
  • 3 cenouras cozidas (200gr);
  • 2 Alhos crus descascados;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem processado à frio;
  • 2 colheres de sopa de salsinha;
  • Sal a gosto;

Modo de preparo:

  • Bater todos os ingredientes no liquidificador.

Rendimento: 28 colheres de sopa de 25gr.

Utilize 1 colher de sopa (25gr) de patê em 2 fatias de pão integral e salada. Cada 25gr oferece aproximadamente 20Kcal. O sanduíche completo oferece 122 Kcal.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas