Temperos naturais: as melhores opções para substituir o sal

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Em 14.08.19

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O excesso de sal faz mal à saúde e por isso ele acaba sendo um vilão para quem quer manter uma alimentação mais saudável. Sal em demasia pode causar pressão alta e sobrecarregamento dos rins. Em contrapartida, existem vários temperos naturais que podem substituir total ou parcialmente o sal na sua cozinha.

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Você não precisa cortar todo o sal da sua dieta. A OMS (Organização Mundial de Saúde) aconselha que o consumo de sal não ultrapasse os seis gramas diários. Existem várias maneiras gostosas e saudáveis de usar temperos naturais. Isso vai trazer muitos benefícios para sua saúde. Continue lendo e confira mais sobre esse assunto!

Os 15 principais temperos naturais

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Temperos naturais são a melhor alternativa para diminuir o consumo de sal no dia a dia. Eles realçam o sabor do prato e adicionam mais nutrientes, vitaminas e fibras na sua alimentação.

  • Alho: esse tempero natural muito comum nas cozinhas traz vários benefícios para a saúde. Diminui a pressão sanguínea e os níveis de colesterol e ainda combina com diversos alimentos e elimina toxinas do organismo e bactérias patogênicas.
  • Cebola: outro tempero básico, a cebola realça o sabor dos alimentos e é muito rica em potássio, que ajuda no controle da pressão arterial. Também combina com todos os pratos e auxilia no combate aos problemas respiratórios.
  • Pimenta: a pimenta é popular em muitos lugares no Brasil e não é à toa. Pode ser utilizada em aves, carnes, peixes e pratos regionais. Melhora o sistema imunológico e ajuda na digestão. Também acelera o metabolismo e isso auxilia no emagrecimento.
  • Gengibre: muito usado no Japão, o gengibre pode ser utilizado tanto em pratos doces quanto salgados. Consumido em sucos e também dá sabor a sopas, caldos e cozidos. Tem ação diurética, antidepressiva e combate dor de cabeça e náuseas.
  • Limão: o suco do limão, que deve ser espremido na hora, é ótimo para temperar peixes e saladas. É fonte de potássio que ajuda no controle da pressão arterial.
  • Coentro: o coentro tem um sabor mais específico e por isso pode não agradar a todos os paladares. Mas faz muito bem à saúde porque é fonte de vitaminas A, C e B. Pode-se usar tanto as folhas quanto as sementes para finalização dos pratos.
  • Hortelã: essa plantinha vai muito bem no tempero de peixes, carnes e molhos, além de sucos. É ótimo para digestão, aliviando assim problemas intestinais e estomacais.
  • Manjericão: o manjericão vai muito bem em massas e também sopa de legumes, com tomate e todo tipo de carne. Melhora o fluxo sanguíneo e tem função antioxidante e anti-inflamatória.
  • Salsinha: muito famosa, a salsinha é bem conhecida de quem cozinha. Seja natural ou desidratada, confere um sabor leve e especial a qualquer prato. Combate doenças do coração e problemas renais.
  • Orégano: muito usado na forma desidratada, o orégano é famoso por temperar pizzas e massas. Mas pode ser utilizado também em carne moída e aves. A folha fresca dá ainda mais sabor aos pratos.
  • Cúrcuma: a cúrcuma é um tempero natural de cor amarela extraída da flor açafrão. Combina com peixes e aves, arroz e massas. Tem efeito anti-inflamatório mas não é recomendado consumir altas doses pois pode irritar o estômago.
  • Cardamomo: as sementes de cardamomo são originárias da Índia. Podem ser acrescentadas para aromatizar pães e café ou em doces, carne e saladas de frutas.
  • Mostarda em grão: a mostarda é mais saudável quando usada em grãos e a semente apresenta mais nutrientes que a sua folha. É usada na preparação de molhos para carnes, especialmente de porco e peixes.
  • Gergelim preto: o gergelim preto possui mais cálcio que o gergelim comum, sua principal diferença. É uma ótima fonte de proteínas e ômega-3. Você pode usar em saladas, carnes e sopas.
  • Tomilho: o tomilho é uma erva muito versátil e apesar de não ser muito usada combina com qualquer prato. Protege o corpo de bactérias e alivia problemas digestivos e intestinais.

Esses são só alguns exemplos de temperos naturais que você pode ir acrescentando aos poucos no seu dia a dia para substituir o sal ou até mesmo para complementar seus temperos. Uma boa ideia é misturar alguns deles para criar sabores incríveis.

Leia também: Temperos coreanos: conheça os sabores da culinária asiática e incremente seus pratos

Temperos naturais para carnes

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Existem temperos naturais que dão mais sabor para as carnes. Eles vão te ajudar a incrementar os seus pratos para que eles possam ir além do sal e da pimenta. Veja abaixo algumas opções:

  • Chimichurri: esse tempero de nome engraçado é ideal para churrascos. É bem versátil e pode ser usado também em carnes marinadas. O molho fornece cálcio, vitaminas A, E, K, B2, fibra, ferro dentre outros nutrientes.
  • Alecrim: use o galho inteiro do alecrim enquanto assa sua carne vermelha ou carne de porco. Só tome cuidado para não exagerar porque tem um gosto bem marcante. Combate tosse, gripe e asma.
  • Tomilho: ideal para quem gosta de sabores mais picantes. Serve para temperar e aromatizar. Previne o envelhecimento por conter antioxidantes.
  • Anis estrelado: o anis em forma de estrela vai muito bem com carne de porco. Mas por causa do seu gosto marcante, utilize em combinação com outros temperos para ele não roubar a cena. Melhora resfriados e é ótimo para a pele.

Não deixe de usar esses temperos secos no preparo da sua carne. Novas combinações de temperos naturais podem transformar suas receitas e acrescentar mais sabor e aroma.

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Temperos naturais para frango

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O frango está presente em quase toda casa brasileira. É fácil e rápido de preparar. Quer saber como inovar no preparo de uma ave? Confira abaixo quatro temperos para frango:

  • Alho granulado: é o mais comum na hora de cozinhar frango. Combina bem com azeite de oliva e pode ser usado também em patos e codornas. Combate vírus, bactérias e fungos pois é rico em alicina.
  • Cominho: especial para fazer frango grelhado, o cominho tem aroma marcante e particular. Ajuda na digestão e absorção de nutrientes.
  • Açafrão: além de temperar doces, o açafrão é ideal para aves dando uma cor amarelada à ave. Possui propriedades anti-inflamatórias e e antioxidantes.
  • Tomilho: esse tempero é especialmente indicado para frango porque deixa a carne bem macia. Ajuda a amenizar os sintomas da diarréia e flatulências.

Todos esses temperos naturais secos são fáceis de misturar. Não fique preso a um só deles, faça misturas para realçar ainda mais o sabor do seu frango.

Temperos naturais para peixe

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Acrescentar mais temperos no seu dia a dia também é uma escolha consciente, já que são substitutos de um dos inimigos da saúde, o sal. Se você é fã de peixes, anote estes temperos naturais que não podem faltar na sua cozinha:

Leia também: Como temperar peixe: conheça aromas e enriqueça suas refeições

  • Manjerona: muito confundida com o orégano, a manjerona vai dar um aroma incrível ao seu peixe. É aliada no combate ao estresse e ansiedade.
  • Manjericão: combinado com azeite de oliva, não há opção melhor para temperar um peixe. É eficaz no combate a problemas respiratórios.
  • Orégano: você pode usar a versão desidratada salpicada em cima do prato ou a folha em molhos. Ainda ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.
  • Estragão: esse tempero bem aromático tem sabor delicado e por isso é indicado para peixes. Trata cólicas menstruais e afasta riscos de diabetes.

Peixes não exigem muito trabalho com temperos. Lembre-se também de temperar o peixe por dentro, tanto no preparo da peça inteira ou pedaços separados.

Temperos naturais para legumes e saladas

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Para os vegetarianos, as opções de temperos naturais para saladas e legumes são enormes. Muito além do sal, listamos alguns temperos para inovar e surpreender seu paladar.

  • Ervas de provença: como o próprio nome diz, é uma mistura de ervas como orégano, tomilho, manjericão e alecrim secos, bom para qualquer tipo de legume assado. São aliadas ao bem-estar.
  • Pimenta malagueta: é claro, a pimenta malagueta tem sabor picante e se combinada à páprica dá um ótimo tempero para legumes. As pimentas possuem substâncias que previnem doenças como diabetes e problemas do coração.
  • Limão: comum em qualquer cozinha, o limão tempera qualquer tipo de salada. Melhora a digestão e estimula o sistema imunológico.
  • Hortelã: tanto a folha natural ou o molho feito com a erva espremida é deliciosa para saladas. Melhora a digestão e o intestino irritado.

O tempero natural quando bem feito e aplicado ao seu prato, pronto! Não precisa de mais nada. Aos poucos você vai ver que essa é a melhor escolha para sua saúde.

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Onde comprar temperos naturais online

Para te ajudar a introduzir temperos naturais na sua vida, selecionamos alguns produtos para você comprar pela internet. Mas também não fique presa nessas indicações e use e abuse dos temperos que existem por aí!

  1. Orégano, na Loja Bem Natural
  2. Alecrim, na Loja Bem Natural
  3. Coentro, na Loja Empório Majericão
  4. Salsa desidratada, na Loja Temperos Web
  5. Alho em pó, na Loja Temperos Web
  6. Cardamomo, na Loja Zona Cerealista
  7. Gergelim preto, na Loja Zona Cerealista

Nutricionistas afirmam que é sempre melhor comer a erva e temperos naturais do que tomá-los em forma de pílulas. Você pode cozinhar usando-os regularmente e fique livre para experimentar e elaborar misturas próprias de temperos e ervas secas. É só usar seu paladar e sua imaginação!

Leia também: Flor de sal: como usar este sofisticado tempero

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

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