Tatuagem descascando: esclarecendo dúvidas e algumas dicas de cuidado

Escrito por
Em 24.10.20

iStock

Se você já se perguntou se tatuagem descascando é normal ou se tem alguma dúvida a respeito dessa fase da tattoo, esta matéria é para você. Falamos com a tatuadora Camila Iembo, que tirou as dúvidas mais frequentes a respeito desse assunto. Confira!

Continua após o anúncio

Por que a tatuagem descasca?

iStock

Se você acabou de fazer uma tatuagem, e ela está descascando, ou se você já passou por isso e ficou um pouco preocupada, fique tranquila. Conforme destacou a Camila Iembo, essa é uma fase natural da cicatrização da tattoo, afinal você passou por um procedimento que agrediu sua pele.

Ainda de acordo com a tatuadora, “O tecido na região da tattoo se regenera, renova, a casca nada mais é do que células antigas indo embora para serem substituídas por novas células”. Portanto, não há nada de estranho quando sua tatuagem está descascando, é um processo natural e saudável.

Se você tem mais dúvidas sobre esse assunto, continue lendo a matéria que a profissional Iembo esclareceu mais algumas coisinhas pra gente.

Dúvidas sobre tatuagem descascando

Muitas dúvidas surgem quando a tatuagem está passando pela fase de cicatrização e descasca, sobretudo para quem acabou de fazer a primeira tattoo. A seguir, esclarecemos as dúvidas mais comuns:

  1. É comum tatuagem descascando e ficando branca? Durante o processo de cicatrização, é comum as tatuagens pretas ficarem esbranquiçadas. A tatuadora explica que isso ocorre devido ao ressecamento das células mais superficiais da nossa pele, o que deixa mais evidente esse tom de branco contrastando com as camadas mais profundas, nas quais a tinta foi aplicada.
  2. Pode tirar a casca da tatuagem? Não, as cascas não devem ser removidas! A Iembo pontua que é possível que tinta saia junto, causando falhas na sua tatuagem. E isso pode gerar a necessidade de um retoque posteriormente.
  3. Tatuagem descascando e desbotando é normal? Sim, é algo normal. Conforme já mencionado, a casca é a pele se renovando, e o mesmo vale para o aspecto desbotado. Afinal, salienta a tatuadora, “O tecido está em transição de uma pele ‘machucada’ para uma pele regenerada/nova. A cor real da tatuagem voltará a aparecer a partir da terceira semana”.
  4. Quantos dias demora para tatuagem descascar? A profissional esclarece que a cicatrização é um processo muito particular, mas que, de modo geral, ela começa a descascar ao final da primeira semana após a tattoo, o que vai acontecer durante 3 a 4 dias.
  5. Como dormir com a tatuagem descascando? A Camila Iembo explica que o ideal é sempre deixar a tatuagem respirar, ou seja, procure mantê-la livre de plásticos para uma melhor cicatrização. Além disso, aconselha: “Evitar roupas que gerem atrito e trocar com frequência as roupas de cama”.
    1. Agora, com todas essas dúvidas esclarecidas, você pode ficar tranquila quando a sua tatuagem descascar. É só cuidar dela direitinho com as dicas a seguir, frequentemente recomendadas por profissionais!

      Como cuidar de tatuagem descascando

      Quer saber mais sobre cuidados para tatuagem descascando? Confira algumas dicas pontuais que podem te ajudar.

      1. Não coçar a tatuagem: durante a cicatrização, quando sua tattoo está soltando casquinhas, é comum sentir coceirinhas no local tatuado, mas não coce! Isso pode agredir sua pele e danificar o desenho.
      2. Lavar 3x ao dia: lembre-se de que a tattoo é um processo que agride a pele, sendo assim, deixá-la sempre higienizada é ideal para uma boa cicatrização, longe de fungos e bactérias. Lave com leveza, sem esfregar a pele que está machucada. A secagem deve ser feita de modo muito delicado, leves batidinhas com uma toalha limpa ou ao livre, se for possível.
      3. Cremes com ativos cicatrizantes: é recomendável que você use pomadas que ajudem no processo de cicatrização da sua tatuagem, isso vai auxiliar na hidratação e pode aliviar a coceira. Tatuadores indicam a pomada depois de tirar o plástico, mas há aqueles que indicam não usar, deixando a cicatrização acontecer naturalmente. Sendo assim, consulte tatuadores de sua confiança e siga o método indicado!

        Continua após o anúncio

      4. Evite sol quente: o sol quente demais não faz bem para ninguém, muito menos para sua tattoo que está descascando e cicatrizando. Isso junto a piscina e mar, faz ainda mais mal devido ao cloro e sal.
      5. Alimentação adequada: atentar-se à sua alimentação é importante quando você tem uma nova tatuagem na sua pele, alguns itens podem prejudicar a cicatrização, sobretudo em excesso, como bebidas alcoólicas, carne de porco e seus derivados processados, chocolates e alimentos muito gordurosos de modo geral.
        1. Com as dicas e sugestões de cuidado, ficou mais fácil cuidar das suas tatuagens futuras, não é mesmo? Na sequência, assista a algumas explicações e depoimentos de outras pessoas a respeito desse assunto.

          Explicações e experiências com tatuagem descascando

          Se ainda sobrou alguma dúvida sobre a tatuagem descascando, com certeza elas serão solucionadas com os vídeos a seguir, a partir dos quais você confere dicas de cuidados de mais profissionais e alguns relatos de experiência.

          Relato de uma tatuadora com tattoo descascando

          A tatuadora Danee mostra uma tatuagem recente que ela fez e está cicatrizando, com a aparência natural e esperada nessa etapa. Além disso, ela responde às dúvidas sobre cicatrização de algumas pessoas e fala de dicas que ela dá aos seus clientes enquanto profissional. Lembrando que cada profissional adota os seus métodos.

          Minha tatuagem começou a descascar: e agora?

          Nesse vídeo, há um relato de experiência de alguém que fez a primeira tatuagem e teve que lidar com o momento em que ela descasca. Erros e acertos foram cometidos nesse processo de cicatrização, confira!

          Cuidados com a tatuagem

          Neste vídeo você verá dicas de cuidados para os primeiros dias de cicatrização da sua tatuagem, incluindo o período de formação de casquinhas. Confira!

          Aposto que você ficou com vontade de fazer uma nova tattoo para cuidar e chamar de sua. E se você está procurando inspirações, confira essas ideias de tatuagem de panda ou de astronauta

          Continua após o anúncio