9 sinais que seu corpo pode dar de que você está exagerando nos exercícios

Dores constantes, mau humor e ausência de resultados podem indicar que o treino está pesado demais

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

Você já sabe qual é o principal conselho para evitar a obesidade e diminuir o risco de uma infinidade de doenças: praticar exercícios físicos. E, realmente, ninguém pode negar que se manter ativa traz muitos benefícios para o seu corpo e a sua mente.

Entretanto, existe uma máxima que diz que “tudo o que está em excesso faz mal”, e isso não é diferente em relação aos exercícios. Em geral, isso acontece com pessoas que já seguem uma rotina de treinos puxada, mas ficam obcecadas com os resultados por algum motivo e acabam exagerando na dose. Nesse caso, é inevitável que seu corpo comece a dar alguns sinais de que está sendo sobrecarregado, como estes nove apresentados a seguir:

1. Você demora muito para se recuperar

Foto: iStock


Permanecer sem fôlego por vários minutos, sentir que seus braços e pernas não respondem mais e ficar completamente esgotada são sinais claros de que você se esforçou além dos seus limites e que talvez seja melhor reduzir um pouco sua carga de exercícios.

Outros sinais de um treino excessivo são continuar com sede mesmo depois de tomar dois litros de água e sentir muita dor depois de terminar sua atividade física.

2. Você se sente mais fraca

Foto: iStock


Quando exageramos nos exercícios físicos, uma das respostas do organismo é acionar nosso sistema de defesa, fazendo com que as fibras musculares levem mais tempo para se recuperar e você se sinta mais fraca. Da mesma forma, seu corpo vai demorar mais para se recuperar de um resfriado simples.

Leia também: 10 atividades para queimar 100 calorias sem ir à academia

3. Sua frequência cardíaca aumenta pela manhã

Foto: iStock


Outro efeito do excesso de exercícios é uma mudança na frequência cardíaca. Uma boa pista para verificar se isso está acontecendo com você é medir as batidas do seu coração pela manhã, antes de sair da cama, e em momentos de repouso durante o dia.

Se a frequência for maior ao acordar, isso pode ser um sinal de que você está se exercitando demais e seu corpo não está conseguindo se recuperar como deveria.

4. É mais difícil pegar no sono

Foto: iStock


Enquanto uma rotina regular de atividades físicas melhora a qualidade do sono, uma sobrecarga causa o efeito oposto. Isso acontece porque o treino excessivo estimula a produção dos hormônios do estresse, que levam à insônia mesmo que você esteja cansada.

5. Seu corpo dói por vários dias

Foto: iStock


Uma rotina de exercícios muito puxada, repetitiva e sem descanso entre os treinos pode fazer você sentir dores bastante fortes em qualquer parte do corpo, mesmo se você não for para a academia. Além disso, você pode sentir cãibras, espasmos musculares e formigamentos.

6. Você está sempre cansada, inclusive mentalmente

Foto: iStock


Enquanto a fadiga muscular é uma consequência óbvia do excesso de exercícios, a fadiga mental às vezes passa despercebida. Porém, uma sobrecarga nos treinos pode diminuir sua concentração, sua memória e seu desempenho no trabalho ou nos estudos, além de fazer você se sentir com pouca energia para se divertir com seus amigos ou se relacionar com a sua família.

Leia também: 12 dicas para se manter motivada na academia

7. Você não está mais evoluindo

Foto: iStock


Um organismo sobrecarregado entende que está sob ameaça e diminui seu metabolismo com o intuito de manter suas reservas para situações de emergência. Por exemplo, se seu objetivo é emagrecer e você não está mais vendo resultados mesmo tendo aumentado o treino, talvez você tenha passado dos limites do seu corpo.

Além disso, se seu corpo estiver exausto, seu desempenho vai diminuir e você não vai obter o sonhado ganho de muscular no mesmo ritmo de antes.

8. O mau humor toma conta de você

Foto: iStock


Você já sabe que praticar atividades físicas estimula a liberação das endorfinas, substâncias que promovem nosso bem-estar. Porém, assim como acontece com o sono, o excesso de exercícios tem o efeito contrário no nosso humor, nos deixando constantemente irritadas ou ansiosas.

Se esse é o seu caso, talvez seja melhor trocar uma ida à academia por uma atividade mais relaxante, como fazer uma massagem ou simplesmente ficar em casa vendo um filme.

9. Você se sente triste e frustrada quando pensa nos treinos

Foto: iStock


Você está dolorida, cansada, irritada e, para piorar, não está vendo resultados. Não é à toa que você vai se sentir frustrada em relação aos seus treinos, pois, aparentemente, eles não estão oferecendo nada de positivo. Porém, a solução não é aumentar a carga de exercícios, mas sim encontrar a dose mais adequada para o seu corpo.

Leia também: 4 razões que não estão deixando você perder peso

Se você está passando por algum desses sintomas, a melhor saída é procurar a assistência de um profissional de educação física para ajudar você a encontrar o ritmo certo. O equilíbrio entre treinos, descanso e outras atividades é fundamental para manter seu corpo e sua mente saudáveis.

Para você