4 sinais de que você pode ter deficiência em vitamina K

Ausência dessa vitamina pode levar a problemas graves, como o AVC

Escrito por Mariana Bueno

Foto: iStock

A vitamina K desempenha um papel importante na síntese de proteínas ligadas à coagulação do sangue, razão pela qual uma deficiência pode levar a um acidente vascular cerebral (AVC), entre outros problemas.

Quando o sangue está muito ralo, há mais riscos de sangramentos repentinos e hemorragias incontroláveis em momentos inesperados, como no dentista ou algum tipo de cirurgia mais simples, o que pode ser um problema especialmente em longo prazo.

Saiba quais são os principais sintomas associados a uma deficiência de vitamina K:

1. Hemorragias

Foto: iStock

Como já foi dito, com o sangue mais ralo é mais provável que haja hemorragias. Por exemplo, um pequeno corte ao se aventurar na cozinha pode se tornar um problema sério, porque parar o sangramento se torna complicado. Além disso, há a possibilidade de hemorragias internas, sejam leves ou mais graves.

2. Hematomas

Foto: iStock

O sinal menos grave de uma hemorragia é o hematoma, acúmulo de sangue que resulta do sangramento. No entanto, hematomas frequentes podem ser um sinal de deficiência de vitamina K.

Leia também: 20 alimentos ricos em vitamina K para garantir a sua dose diária

3. Púrpura

Foto: iStock

É o nome que se dá à propagação de manchas roxas ou vermelhas em certas áreas do corpo devido ao acúmulo de sangue. Ao contrário das contusões, essas manchas não desaparecem. Eles são mais comuns na região do tornozelo, localização crítica em termos de circulação sanguínea.

4. Calcificação excessiva nas juntas

Foto: iStock

A vitamina K age como um guia para a vitamina D ir aos lugares certos. Como consequência, quando seus níveis estão baixos, a vitamina D aumenta nas áreas erradas do corpo, como nas articulações e na cartilagem, dificultando a mobilidade e podendo causar dor aguda.

Se notar algum desses sintomas, é indicado procurar um médico e fazer um exame de sangue para verificar os níveis de vitamina K do seu corpo. Tratar uma possível deficiência de vitamina K no tempo certo ajuda a evitar problemas mais sérios. Consumir alimentos que possuem vitamina K também é importante para não colocar a saúde em risco. Você pode encontrá-los procurando pelos alimentos verdes.

Para você