Shampoo sem sal: entenda por que ele é benéfico e tire suas dúvidas

Escrito por
Em 18.10.19

iStock

O shampoo sem sal, como é chamado popularmente, é aquele que não contém cloreto de sódio em sua formulação. De um tempo pra cá, muitas marcas começaram a oferecer produtos “sem sal” afirmando que são melhores para o cabelo. Mas afinal, o que isso significa na prática? Acompanhe os tópicos a seguir e entenda de uma vez por todas as relações entre os tipos de sais, os shampoos e os cabelos:

Continua após o anúncio

Qual é a função do sal no shampoo?

iStock

De acordo com a cabeleireira Joyce Rodrigues, o cloreto de sódio (ou “sal”) tem a função de espessante e atua muito mais na estética do shampoo. Sendo assim, ele está lá apenas para dar a sensação de que o líquido está rendendo mais. Em contrapartida, a ausência do sal pode trazer vantagens: além de evitar o ressecamento do cabelo, também hidrata os fios.

Shampoo sem sal x shampoo sem sulfato

Apesar do cloreto de sódio e o sulfato serem dois tipos de sais, eles não têm a mesma função: o sulfato aparece nas formulações pois é o responsável pela ação detergente, ou seja, a espuminha do produto. Os shampoos sem sulfato costumam ser ainda menos agressivos se comparados com os sem sal. Porém, a cabeleireira afirma que são poucos os produtos que não contêm sulfato atualmente.

Shampoo sem sal e a progressiva

Segundo a especialista Joyce, o shampoo com sal é mais agressivo aos fios por ter um pH muito alto. Dessa forma, quando em contato com a escova progressiva, ele a faz durar menos. Por isso, fez esse procedimento, prefira o uso de shampoo sem sal, pois assim a química permanecerá no cabelo por mais tempo.

Leia também: Shampoo antirresíduo: o que é, como usar e os melhores para compra

Como saber se o shampoo tem sal?

Para saber se o shampoo tem sal, seja o cloreto de sódio ou sulfato, basta você verificar a formulação do produto. Ela geralmente fica no rótulo de trás do shampoo. Enquanto o sulfato costuma aparecer como sodium lauryl sulphate ou sodium laureth sulphate, o cloreto de sódio pode ser identificado como sodium chloride.

Onde comprar

Depois de tantas informações, aposto que você quer saber onde comprar o shampoo sem sal, né? Acompanhe as sugestões:

Continua após o anúncio

Dicas de Mulher

  1. Shampoo K-Pro Special Silver para loiros e grisalhos, na Loja Época Cosméticos
  2. Shampoo Forever Liss sem sal – Cresce cabelo
  3. Cadiveu sem sal – Plástica dos fios, na Loja Doce Beleza
  4. Shampoo Vizcaya Botanique – Cabelos oleosos
  5. Shampoo K.pro Ice Duo, na Lojas Americanas
  6. Shampoo Niely Gold – Pós-química sem sal, na Lojas Americanas

Pronto! Curtiu? Os shampoos sem sal são indicados principalmente para os cabelos com químicas e podem ser enquadrados no cronograma capilar de acordo com a sua preferência.

Assuntos: Cabelos

Para você