Shampoo sem sulfato: o que é, para quem é indicado e como escolher

Escrito por
Em 23.06.19

iStock

Atualmente, muitas pessoas têm apostado no shampoo sem sulfato. Mas, você sabe por quê? A Dra. Flávia Basilio (CRM: 28624), dermatologista, explica que a capacidade de limpeza de um shampoo depende da atividade de superfície de seu detergente (surfactante). “A maioria dos shampoos tem sua base composta por surfactantes aniônicos (sulfatos), os responsáveis por formar a espuma. O mais comum é o lauril sulfato de sódio (SLS), que tem baixo perfil de bioacumulação no corpo e é prontamente biodegradável”, diz.

Continua após o anúncio

Porém, explica Dra. Flávia, pela alta capacidade de remover resíduos e até a oleosidade natural do couro cabeludo, os sulfatos podem deixar a sensação de cabelos desidratados. Saiba mais sobre as características dos shampoos sem sulfato abaixo.

Shampoo com sulfato X sem sulfato

iStock

Dr. Rodrigo Pirmez (CRM: 52.89677-2), dermatologista Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que existem diversos tipos de tensoativos (substâncias utilizadas nos shampoos para promover a limpeza). “Alguns têm maior capacidade de remover o sebo e os resíduos dos fios, como é o caso dos sulfatos. Devido ao seu alto poder de limpeza, os sulfatos podem deixar os cabelos mais ressecados, especialmente cabelos com tratamentos prévios e cabelos que são naturalmente mais secos, como os cabelos crespos”, diz.

Considerando isto, surgiram os shampoos sem sulfato. “Eles são desenvolvidos através da remoção do grupo aniônico, surgindo o conceito ‘low poo’ (‘menos shampoo’), que consiste em produtos que utilizam surfactantes de menor detergência. Já o método ‘no poo’ (‘nenhum shampoo’) consiste em evitar a utilização de shampoos ao limpar o cabelo e o couro cabeludo e engloba diferentes métodos de limpeza. Entretanto, não existem estudos que sustentem as hipóteses do método”, comenta Dra. Flavia.

Leia também: Bepantol líquido: benefícios e como utilizá-lo nos cabelos, pele e unhas

Como saber se o shampoo tem sulfato

É essencial se atentar ao rótulo do produto. Dr. Rodrigo destaca que, na lista de componentes, os ativos costumam estar listados em ordem decrescente de predominância. “Existem diferentes tensoativos contendo sulfatos, como laurel sulfato de sódio, lauril éter sulfato de sódio e ammonium laureth sulfato”, lembra.

Dra. Flávia alerta que abolir totalmente o uso do shampoo pode acarretar outros problemas, como oleosidade excessiva, dermatite seborreica, caspa e até infecções. “Ainda nesse universo, existe o conceito de co-wash (lavagem somente com condicionador/colavagem). Esse último método não é prejudicial ao cabelo. Contudo, a função de um condicionador é muito diferente da função de um shampoo, sendo inapropriado com substituto da lavagem.”

Tudo isso reforça que o ideal é fazer uma avaliação com um dermatologista, para que o profissional possa orientar o melhor tipo de produto para o seu couro cabeludo e seus fios, pois o shampoo que é ótimo para determinada pessoa não será necessariamente bom para outra.

Continua após o anúncio

Benefícios do shampoo sem sulfato

Será que vale a pena apostar no shampoo sem sulfato? Confira os principais benefícios atribuídos a ele.

  • Evita o desbotamento dos cabelos, deixando a cor mais viva.
  • Evita alergias no couro cabeludo.
  • É ideal para pessoas com cabelos quimicamente danificados e/ou ressecados, pois mantém o cabelo naturalmente mais hidratado e com aparência mais bonita.
  • É ótima opção para cabelos naturalmente secos e mais frágeis (como é o caso dos cabelos crespos), pois evita a retirada da oleosidade natural do couro cabeludo.
  • Previne a quebra dos cabelos já que evita o ressecamento.
  • Evita o frizz.

Uma característica – que para algumas pessoas pode ser negativa, mas que, para outras, é exatamente a vantagem – é o fato de o shampoo sem sulfato não fazer tanta espuma. Isso porque são os surfactantes aniônicos (sulfatos) os responsáveis por formar a espuma na hora da lavagem. Se não há sulfato, não há espuma.

Leia também: Shampoo de café: conheça os benefícios do produto para o seu cabelo

10 melhores shampoos sem sulfato

Dicas de Mulher

Confira a opinião de algumas pessoas que usam ou já usaram o shampoo sem sulfato.

1. Elséve Light-Poo

Indicado para cabelos cacheados ou crespos, promete lavar, condicionar e modelar de uma vez, deixando ainda os cabelos suaves e macios.

“No cabelo molhado a sensação é daquele cabelo molinho, de quando termina de hidratar. No cabelo seco ele não deixou nada a desejar para um combo shampoo e condicionador. O cabelo ficou com as raízes limpas, com brilho e as pontas satisfatoriamente macias!” – Bia Munstein

2. Shampoo Bio Extratus Pós-progressiva

Possui fórmula hidratante, rica em ingredientes vegetais. É ideal para o tratamento intensivo dos cabelos com progressiva, pois promete reparação profunda, nutrição, hidratação e brilho.

“… pelo fato de estar usando uma linha adequada para cabelos com progressiva, eu percebo que meus fios estão superalinhados, além de estar com muito mais brilho e hidratado.” – Bruna Munhoz

Leia também: Reconstrução capilar: o que é, produtos e dicas de como fazer em casa

Continua após o anúncio

3. Deva Shampoo Condicionador Higienizador Low-Poo

Enriquecido com produtos botânicos, apresenta pouca espuma e garante combater o acúmulo de sujeira sem desidratar os fios. Possui uma suave e doce fragrância de carambola e manga.

“Não possui sulfatos pesados, limpa com suavidade, não resseca nem embaraça os fios. Embora suave, ele limpa com eficiência e promove espuma (pouca, mas promove), fato que o torna um produto bem tolerado aos que ainda não estão acostumados com higienização capilar sem espuma…” – Karina Viega

4. Shampoo curvas envolventes da Natura

Shampoo com fórmula cremosa com baixa espumação. Promete limpar sem danificar a saúde do cabelo.

“O shampoo é ótimo para os cachos, pois não resseca as madeixas e possui fácil aplicação.” – Fernanda Ferreli

5. Less Poo Yamasterol

Foi desenvolvido especialmente para quem busca uma limpeza suave, com pouca espuma. Promete limpar o couro cabeludo e os fios preservando a oleosidade natural dos cabelos.

“O produto é um shampoo supersuave, um dos mais delicados que já usei, é transparente, limpa bem, mas sem embaraçar os fios. Ele possui um cheiro herbal bem suave e gostoso.”- Aline França

6. Low Poo Bio Extratus

Shampoo que promete uma limpeza delicada dos fios e do couro cabeludo, ideal para cabelos cacheados.

“Gostei muito do produto e achei que ele lembra um pouquinho os shampoos com sulfato já que cria espuma e deixa uma sensação de limpeza muito legal.” – Maressa de Souza

7. Shampoo Color Fixation Surya

Um produto vegano e vegetalizado, que possui tensoativos suaves que limpam delicadamente os fios.

“O shampoo é amarelado mas transparente, isso me deixou bem feliz. Ele é como o Shampoo Brilho e Maciez da Vizacaya, mesmo sendo transparente, hidrata bem e limpa o cabelo. Adorei muito!” – Nicole Make

Continua após o anúncio

8. Shampoo Jaborandi Phytoervas

https://www.drogariasaopaulo.com.br/phytoervas-shampoo-fortalecimento-total-250ml/p

Indicado especialmente para cabelos enfraquecidos e quebradiços. Promete uma limpeza eficaz e revitalização dos fios, deixando os cabelos sedosos, brilhantes, macios e mais resistentes.

“Tenho o cabelo quimicamente tratado, por conta disso os cuidados são mais intensos por aqui, e a linha da Phytoervas me ajudou muito por ter em sua composição Jaborandi…” – Brunella Vettorato

9. Amend Color Reflect

Shampoo à base de proteína de arroz e Aminocolor, sem sulfato e sem sal. Promete limpar a fibra capilar sem agredir a intensidade da cor.

“Essa linha é maravilhosa, deixa o cabelo incrivelmente macio, alinhado e perfumado (cheiro ótimo!).” – Cristina Boldi

10. Shampoo Oro Argan Monoi Bioderm

Garante cabelos mais hidratados e livres de embaraços, além de brilho e mais proteção para os fios.

“… é liberado para low poo, mas faz uma espuma satisfatória e limpa na medida sem ressecar, ao contrário do que acontece com a maioria dos shampoos liberados que eu testo.” – Daianne Possoly

Hoje, são várias as opções de shampoo sem sulfato encontradas no mercado. E conferir opiniões sobre os produtos sempre é válido para se fazer uma boa escolha. Porém, é bom lembrar que cada cabelo tem suas particularidades, por isso, se possível, prefira o shampoo indicado por seu médico dermatologista.

Principais dúvidas sobre shampoo sem sulfato

iStock

Como o uso de shampoo sem sulfato é relativamente uma novidade, é comum as pessoas terem dúvidas sobre o produto. Esclareça abaixo as principais questões.

1. Shampoos sem sulfato são indicados para quais tipos de cabelos? Dr. Rodrigo ressalta que são boas opções para cabelos quimicamente danificados, ressecados ou naturalmente secos e mais frágeis, como é o caso dos cabelos crespos. “Isso porque tendem a retirar menos a oleosidade natural do couro cabeludo, especialmente importante na proteção dos fios nesses casos”, lembra.

2. Todo shampoo sem sulfato é mais suave do que shampoos com sulfatos? “De maneira geral, sim, pois outros tensoativos serão mais suaves que o sulfato. No entanto, os shampoos são uma combinação de agentes, e a adição de agentes condicionantes por exemplo também irá influenciar esta questão de suavidade”, responde Dr. Rodrigo.

3. Quem usa shampoo sem sulfato precisa de condicionador? Isso dependerá do shampoo específico (outros agentes adicionados ao shampoo) e do tipo de cabelo da pessoa, destaca Dr. Rodrigo.

4. Shampoo sem sulfato limpa de verdade? Sim, pois outros agentes tensoativos são adicionados para promover a limpeza. “No entanto, cada tipo de cabelo e couro cabeludo precisa de um grau específico de limpeza. Em alguns casos, precisamos sim de shampoos com maior grau de limpeza”, explica Dr. Rodrigo.

Dr. Flávia ressalta a importância de uma avaliação precisa da condição do couro cabeludo e dos fios. “Isso é fundamental para determinar qual a frequência de lavagem e o tipo de produto que deve ser utilizado. É muito comum encontrarmos couro cabeludo com excesso de oleosidade, mas existem também aqueles ressecados e sensíveis”, finaliza.

Agora você já sabe que os shampoos sem sulfato podem ser benéficos em alguns casos, mas não são necessariamente indicados para todos os tipos de cabelo. O ideal é estar em contato com um profissional de sua confiança que indique o melhor produto, levando em conta as particularidades do seu cabelo. Saiba mais sobre as técnicas No poo e Low poo.

Assuntos: Cabelos

Para você