Sapiossexual: saiba mais sobre a atração por inteligência

Escrito por
Em 21.09.20

iStock

Você concorda com a frase que diz que “a inteligência é afrodisíaca”? Se interessa muito mais pelo intelecto de uma pessoa do que pela sua beleza? Então, talvez você seja sapiossexual e nem sabe. Nunca ouviu falar disso? Tudo bem. Conversamos com a psicóloga Marcela Bohn para entender mais sobre o que é, afinal, a sapiossexualidade. Confira!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

O que é sapiossexual?

Conforme Marcela, sapiossexual é um termo utilizado para definir pessoas que sentem atração sexual pela inteligência. “Um sapiossexual atrai-se e envolve-se pela inteligência do outro acima de qualquer atributo físico, estético, social etc.”, explicou a psicóloga.

Além de ter explicações na história individual de cada pessoa, a relevância da inteligência na hora de buscar um parceiro ou uma parceira pode estar diretamente ligada à teoria da evolução da espécie. Conforme Marcela, “sendo a inteligência um fator que determina a capacidade de sobrevivência, habilidades cognitivas e a capacidade de resolver problemas podem gerar sensações de segurança, admiração e afiliação, características que contribuem para o desejo sexual”. Não é interessante?

Características do sapiossexual

Uma pessoa sapiossexual costuma instigar conversas de conteúdo mais intelectualizado e esses conteúdos logo despertam também o desejo sexual. Confira outras características para descobrir se você se identifica:

  • Não liga para idade ou beleza: o sapiossexual sente atração, tanto sexual quanto romântica, por pessoas educadas, inteligentes e carismáticas.
  • Procura escrever e se comunicar da forma certa: e isso é algo que nota bastante quando está procurando por um(a) parceiro(a).
  • Dá valor a outras riquezas: os livros que a pessoa já leu ou filmes que assistiu dizem mais do que roupas e posses.
  • Tem inteligência emocional: uma pessoa sapiossexual aprecia maturidade, alguém que saiba resolver problemas e compreender os sentimentos dos outros.
    • Vale lembrar que até o momento não há comprovações científicas a respeito da sapiossexualidade e que as características acima são uma forma generalizada de descrever as pessoas que se atraem pelo intelecto.

      Vídeos e relatos sobre a sapiossexualidade

      A inteligência do seu amor é um gatilho de excitação sexual? Então, saiba mais sobre o assunto a partir dos vídeos abaixo:

      Atração física e sapiossexualidade

      De forma clara, a psicóloga Marisa de Abreu explica que sentir atração por uma pessoa pode envolver muito mais do que o corpo dela.

      Descubra se você é sapiossexual

      Continua após o anúncio

      Marilyn Jane apresenta algumas das características a respeito da sapiossexualidade. Será que você se identifica?

      Sapiossexualidade tem a ver com idade?

      Quantas pessoas você conhece que colocam o intelecto como ponto principal em um interesse romântico? Será que isso vem com a idade? Esse episódio de As Perennials fala sobre o assunto.

      A leitura é muito importante para o sapiossexual. Que tal aumentar seus horizontes de leitura? Conheça 25 escritoras famosas que não podem faltar na sua biblioteca.

Assuntos: Relacionamentos