30 receitas de sobremesas fáceis e refrescantes para o verão

Conheça várias opções de sobremesas práticas e deliciosas para refrescar suas refeições durante a estação mais quente do ano

Escrito por Ana Kordelos
Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

Quando a estação mais quente do ano chega, mesmo nos dias de temperaturas elevadas, é difícil resistir a uma sobremesa. Mas esqueça os cremes pesados, massas e outros ingredientes que deixam o prato mais “carregado”. Nesta época eles perdem lugar para refeições leves e práticas, nas quais muitas vezes as frutas tornam-se destaque. Pudins, mousses, bolos e sorvetes: opções para ajudar a afastar o calor!

Nada melhor do que a facilidade no preparo destas refeições para que o clima de diversão que esta estação oferece possa ser aproveitado ao máximo.

Para isso, segue abaixo uma lista com 30 receitas de sobremesas refrescantes e de fácil preparo para o verão, experimente:

1. Sorvete de doce de leite com 2 ingredientes: quer mais praticidade do que apenas dois ingredientes utilizados em uma receita? Além de fácil, ainda é muito saborosa!

2. Fondue gelado de Nutella: para os dias de muito calor em que “bate” aquela vontade de comer chocolate. Simples, mas muito criativo.

Leia também: 30 receitas saudáveis e fáceis de fazer

3. Picolé de Nutella: mais uma vez a Nutella é o ingrediente de destaque. Uma receita rápida e refrescante.

4. Mousse de doce de leite com coco: receita simples com a mistura destes dois ingredientes resultando em uma sobremesa não muito doce. Para agradar todos os paladares!

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

5. Parfait de iogurte e kiwi: prato versátil, pode ser servido no café-da-manhã, brunch ou logo após o almoço. Tem como ingrediente principal o “queridinho” iogurte grego.

6. Frozen iogurte de manga com morango: mistura inusitada das duas frutas: morango e manga, resultando em uma bebida refrescante.

7. Picolé recheado com leite condensado (paleta mexicana): se antigamente os picolés de frutas eram sem graça, hoje isto não ocorre mais! Com a influência da cultura mexicana, as paletas (picolés recheados) fazem o maior sucesso.

Leia também: 20 receitas de saladas leves e saborosas

8. Pudim de gelatina facílimo: esta receita dá todo um charme à gelatina de frutas. Se colocada em potes separados, fica com ares gourmet.

9. Creme de chocolate branco: receita simples mas elaborada, podendo ser servida em copos ou refratários, dando à receita ainda mais sofisticação.

Foto: Reprodução / Na minha Panela

Foto: Reprodução / Na minha Panela

10. Copinho de morango: a verdadeira receita de minuto, seu tempo de preparo é tão rápido fazendo com que se encaixe muito bem nesta descrição.

11. Taça de morangos com chantilly de iogurte grego: mais uma vez o iogurte grego ganha destaque, desta vez em forma de chantilly. Além de saborosa, é uma receita que encanta só de olhar!

12. Frozen iogurte de mamão: mais uma vez o mamão entra em ação. Fruta fonte de fibras, auxilia na digestão e na inibição da constipação. Aqui ainda possui um papel indispensável nesta estação: ajuda a refrescar!

Leia também: 25 receitas sem glúten deliciosas para o café, almoço e jantar

13. Tiramissu: receita originária da Itália, mas muito querida aqui no Brasil. De fácil preparo, indicado para ocasiões em que a sobremesa ganha destaque no banquete.

14. Creme de papaya light: utilizando ingredientes simples como o mamão papaya, iogurte natural e geleia de frutas, esta receita ganha admiradores por seu sabor, mas também por ser saudável e light.

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

15. Naked cake de limão: além de bonito visualmente, o naked cake ganhou destaque no último ano. Nesta versão, é acompanhado do recheio de creme de limão que deixa o bolo a “cara do verão”.

16. Torta de sorvete com banana: o sorvete é um clássico para combater o calor. Aqui faz as vezes de massa para esta torta com fácil preparo e sabor inigualável.

17. Torta prestígio com ovomaltine: a mistura do creme de coco com a cobertura de ovomaltine, apesar de parecer enjoativa, surpreende na reinvenção da clássica torta prestígio.

Leia também: 6 receitas de sobremesas saborosas para a Páscoa

18. Flan de coco com chocolate: nesta receita, o coco mais uma vez atua equilibrando o doce do chocolate, resultando em uma sobremesa simples e saborosa.

19. Mousse cremoso de coco: receita rápida e leve, com cremosidade e sabor característicos deste ingrediente versátil: o coco.

Foto: Reprodução / Na minha Panela

Foto: Reprodução / Na minha Panela

20. Torta de maçã: receita com poucos ingredientes, mas de “encher os olhos”. Tem como ingrediente de destaque a maçã, fruta de fácil acesso e extremamente apetitosa!

21. Pavê de morango : versão simples deste prato francês, com a possibilidade de substituição da fruta principal. É só utilizar o que você tiver em casa. Experimente!

22. Danoninho caseiro: esta receita além de ser prática e rápida, agrada o paladar de todos: desde as crianças até os adultos.

23. Chicabom caseiro: versão caseira deste sorvete querido por todos, possui um bom rendimento e ainda uma cremosidade surpreendente.

24. Pavê verão: outra versão do tradicional pavê, desta vez sem a utilização de frutas, porém ainda contendo suas características refrescantes.

25. Sorvete de morango e creamcheese: para esta receita, o creamcheese tem como papel proporcionar a cremosidade ao sorvete. Uma ótima combinação, já que “quebra” o sabor exageradamente doce da receita.

Foto: Reprodução / Cozinha Pequena

Foto: Reprodução / Cozinha Pequena

26. Torta de maracujá sem açúcar e sem lactose: ótima opção para os alérgicos à lactose ou aqueles que estão em uma dieta de restrição à este grupo alimentício.

27. Tiramisù: outra versão para o preparo desta sobremesa italiana, ótima para agradar toda a família.

28. Sorvete de coco queimado: outra opção utilizando coco. Além de refrescante ainda utiliza a baunilha, a qual possui poder relaxante, sedativo e calmante.

29. Torta de iogurte com frutas e calda de maracujá: receita de um visual estonteante, possui uma variedade de texturas que surpreende o paladar. Para agradar até os mais exigentes.

30. Pudim flan em 4 minutos: praticidade é o diferencial desta receita. Sem esquecer, é claro, do seu delicioso sabor.

Dicas pela Web