15 drinks com vodka imperdíveis para fazer e apreciar com os amigos

Surpreenda suas visitas com drinks deliciosos e que são muito tranquilos de serem preparados!

Escrito por Luciana Rodrigues

Foto: iStock

Drinks são sempre uma boa pedida, principalmente em festas e reuniões. São opções para quem gosta de bebidas alcoólicas, mas que preferem bebê-las com um sabor a mais, sem necessariamente tomar doses puras.

Um dos tipos mais utilizados para fazer drinks é a vodka. Ela, que é super popular na Rússia, é originária da Europa Oriental e não se sabe seu real local de surgimento. Sabe-se que inicialmente ela era feita da batata. Atualmente também entram em sua composição cereais como milho, centeio e cevada.

Se consumida pura, sente-se o baque: seu teor alcoólico gira entre 35% e 60%, dependendo da marca. Mas quando diluída em drinks você nem percebe.

O que não faltam são opções de drinks maravilhosos que você pode preparar em casa facilmente e agradar seus convidados. Veja alguns deles e aprenda a fazê-los!

1. Caipiroska

Foto: iStock

Derivada do drink mais famoso do Brasil (a caipirinha), a capiroska é tão simples de fazer quanto a sua irmã. Os ingredientes são os mesmos: açúcar, limão e gelo, trocando a cachaça por vodka. O preparo também é bem semelhante, precisando apenas macerar os limões com açúcar, para soltar o suco e depois, bater todos os ingredientes juntos na coqueteleira.

Leia também: 20 receitas de drinks e coquetéis deliciosos para curtir com os amigos

2. Strawberryoska

Foto: iStock

Ela é mais conhecida como caipiroska de morango ou então caipivodka de morango. Basicamente é a mesma receita da caipirinha com vodka (ou capiroska). Porém, você vai substituir o limão pelo morango.

3. Sex on the beach

Foto: iStock

O sex on the beach é um drink bifásico, perfeito para você que quer algo bonito e delicioso para seus convidados. Seu preparo é simples: use um copo long drink e o encha de gelo. Coloque uma dose de vodka, depois metade de um drink de licor de pêssego. Complete o copo com suco de laranja, deixando um dedo sobrando. Acrescente grenadine (ou então xarope de groselha, que é o mais utilizado nesses casos) e está pronto.

4. Piña colada

Foto: iStock

O Piña Colada é um drink refrescante delicioso para ser degustado no verão. Separe uma dose de vodka (ou rum, se preferir a versão original), suco de abacaxi, uma dose de leite de coco, uma colher de leite condensado e gelo. Coloque na coqueteleira todos os ingredientes e bata. Você ainda pode decorar o copo com calda de chocolate. Delicioso!

5. Cosmopolitan

Foto: iStock

O Cosmopolitan é um drink refrescante, bem famoso devido ao seriado Sexy and the City. Coloque gelo na taça para resfriá-la. Coloque as bebidas em uma coqueteleira junto com um gomo de limão espremido. Acrescente gelo e bata na coqueteleira até sentir que ela está bem gelada. Tire o gelo da taça, coe a bebida para que não caia nenhum resquício de gelo ou do limão e pronto!

6. White Russian

Foto: iStock

Coloque gelo para resfriar um copo gelado. Em um outro copo, misture 2 doses de vodka, 1 colher de creme de leite, gelo e misture vigorosamente. No copo baixo, coloque 2 doses de licor de café. Com um coador, coloque por cima bem delicadamente a mistura de vodka com creme de leite.

Leia também: Bebidas do casamento: como acertar na escolha e nas quantidades

7. Jello Shots

Foto: iStock

Quer uma receita bem refrescante para ser servida no verão e que fica maravilhosa para decorar em festas? O Jello Shot é ideal! Coloque em um recipiente 250ml de água morna. Misture um pacote de gelatina no seu sabor de preferência. Misture mais 250ml de vodka e coloque em copinhos de café. Leve à geladeira até que se forme a consistência firme de gelatina.

8. Long Island Iced Tea

Foto: iStock

Diferente do que se imagina, esse drink não leva chá gelado, mas sim Coca-cola! Coloque uma dose de vodka, tequila, rum, gim e Contreau. Acrescente gelo, complete com Coca-cola e acrescente algumas gotas de limão.

9. Moscow Mule

Foto: iStock

Esse drink também é bem especial e perfeito para os apaixonados por vodka. Em um copo grande coloque bastante gelo. Esprema o suco de meio limão, acrescente uma dose de xarope de gengibre e 50ml de vodka. Por fim, coloque água com gás, misture e está pronto!

10. Gimlet com vodka

Foto: iStock

O drink que é feito originalmente com gin é adaptado e servido com vodka, perfeito para quem prefere essa opção de bebida. Em uma coqueteleira coloque um pouco de hortelã fresca, 40ml de vodka e ½ colher de sopa de açúcar. Macere bem. Depois coloque suco de meio limão, gelo e mexa vigorosamente. Sirva em um copo de Martini e acrescente a água com gás.

11. Cranberry Vodka

Foto: iStock

Esse drink é bem fácil de ser elaborado. Gele um copo alto e retire o gelo. Adicione uma dose de vodka, duas doses de suco de cranberry e decore o copo com limão. Simples e incrível, não é?

Leia também: Dicas para evitar e amenizar a ressaca

12. Batidinha

Foto: iStock

Batidas são simples de serem feitas e podem ser elaboradas com qualquer tipo de fruta ou sabor. Você basicamente irá colocar as seguintes proporções: um copo da fruta que desejar (morango, maracujá, etc.), um copo de vodka, gelo e um lata de leite condensado. Bata tudo no liquidificador e está pronto! Caso não utilize frutas, basta trocar a base: achocolatado, coco ralado, amendoim e outros.

13. Bloody Mary

Foto: iStock

Esse drink é ótimo para quem gosta de apreciar o sabor do suco de tomate (algo que não é para todos). Em um copo alto coloque gelo, duas doses de vodka, seis doses de suco de tomate e uma leve pitada de vinho xerez seco, gotinhas de pimenta, molho inglês, pouquinho de sal, pimenta do reino e o suco de meio limão. Depois disso, é só misturar!.

14. Manga bêbada

Foto: Reprodução / Bebida Liberada

O nome é bem legal e é um drink perfeito para o clima tropical brasileiro! Você vai usar uma manga descascada, dois morangos médios, um pedacinho de gengibre, duas doses de vodka, gelo e uma colher de mel. Bata os morangos com mel no liquidificador e acrescente na taça. Bata a manga e os demais ingredientes depois e acrescente delicadamente, para não misturar. Simples e com um visual bem bacana!

15. Mojito com vodka

Foto: iStock

Que tal uma versão de Mojito com vodka ao invés de rum? Coloque 5 rodelas de limão (ou lima) em um copo. Acrescente hortelã fresca e uma dose de xarope de glicose. Macere os ingredientes. Acrescente 40ml de vodka, 40ml de água com gás ou soda e gelo. Misture e sirva!

O que não faltam são opções bem bacanas para você preparar e servir nas mais diversas ocasiões e deixar todos impressionados com suas habilidades de bargirl ou barman! 😉

Leia também: 45 receitas de bebidas quentes deliciosas para te aquecer

Assuntos: Alimentação

Para você