40 receitas de berinjela para arrasar na cozinha

Escrito por Gabriela Monteiro

Foto: iStock

A berinjela é um ótimo vegetal para incluir no cardápio, por conta de seu forte complexo vitamínico (é rica em vitamina A, B1, B2, B3 e C) e sua atuação efetiva na prevenção de doenças.

Apesar disso, a maioria não conhece todas as suas possibilidades de preparo. Veja 40 receitas de berinjela para testar e desfrutar o sabor e os benefícios desse ingrediente!

Receitas de berinjela simples

Foto: iStock

1. Berinjela refogada: essa é uma receita para quem gosta de simplicidade com muito sabor. A berinjela refogada é ótima para servir como acompanhamento de torradas, macarrão e outras opções, além de ser uma opção vegana para servir à família e convidados.

2. Berinjela ao shoyu: mais uma opção vegana, esse prato é perfeito para substituir as proteínas em uma refeição. Seu preparo tem só três passos e ela pode ser servida quente ou fria, o que faz com que seja uma receita fácil, ideal para os iniciantes na cozinha.

3. Bife de berinjela: apesar de bife remeter à fritura, o bife de berinjela é um prato assado e saudável, muito legal para quem quer manter uma alimentação saudável sem deixar de ter refeições deliciosas. Duas berinjelas cortadas são o suficiente para quatro porções e seu preparo leva apenas ervas, azeite, alho e parmesão.

Leia também: 16 saborosas receitas de lasanha de berinjela para uma dieta low carb

4. Berinjela empanada: a berinjela empanada é uma boa opção para quem tem dificuldades de incluir vegetais no cardápio. A receita é uma delícia, mas, por ser frita, é melhor consumir com moderação. Também dá para assar em forno preaquecido a 200°, não tem erro!

5. Berinjela empanada e crocante: essa é bem parecida com a berinjela empanada comum, mas com um truque sensacional para deixar ela crocante: empanar com uma farofinha de bolacha de água e sal junto com farinha de trigo e ovo. A única coisa que pode te desanimar é que receitas empanadas costumam sujar mais louça, então guarde essa opção para um dia em que estiver empolgada na cozinha.

6. Torre de berinjela: dizem que comida boa a gente também come com olhos e o visual desse prato com certeza se encaixa nessa ideia. O roxo da berinjela em contraste com o vermelho do tomate, o amarelo do queijo e o verde do manjericão dão um tom todo especial na hora de servir essa entrada linda. Para acertar na montagem, corte as fatias todas do mesmo tamanho, com um centímetro de espessura.

7. Rolinhos de berinjela com ricota e dois molhos: aqui o nível de dificuldade é um pouquinho mais alto, mas o resultado final vale a pena. Nos rolinhos, a berinjela atua de forma similar ao repolho no charuto das receitas árabes e a ricota é preparada como uma pastinha que recheará o prato. Além disso, dois molhos a base de salsinha dão um sabor especial à receita.

8. Macarrão com berinjela: macarrão já é conhecido por combinar com tudo e com berinjela ele ganha com lugar em nossos corações. Apesar de simples, você precisará de um tempinho extra na cozinha para prepará-lo – por envolver muitas etapas entre a cocção de berinjela, do molho e a elaboração da massa fresca. Quem curte cozinhar com certeza vai adorar!

Leia também: Como tirar o sabor amargo da berinjela?

9. Farofa de berinjela: já pensou em fazer uma farofa molhadinha e praticamente sem gordura? Pensa em uma combinação maravilhosa de farofa de mandioca com berinjela que vai te conquistar! Aqui, o passo a passo é fazer um refogado com a berinjela usando azeite, alho, cebola, azeitonas pretas temperados com orégano, vinagre e água e depois acrescentar a farinha de mandioca para dourar por cinco minutos. O segredo da receita é que é a própria água liberada pelo vegetal dará aquela textura molhadinha para o prato.

Receitas de berinjela famosas

Foto: iStock

10. Babaghanoush: essa sugestão é perfeita para quem curte a culinária árabe. A babaghanoush é uma pastinha feita com berinjela, tahine, suco de limão e alho, ideal para servir de acompanhamento. A receita é leve, fácil de preparar e o melhor: tem apenas 220 calorias.

11. Antepasto de berinjela: antepasto de berinjela é uma daquelas receitas maravilhosamente versáteis, perfeitas para se ter na geladeira em caso de uma visita inesperada ou para servir como entrada em algum evento. Apesar de ter um preparo um pouco trabalhoso, ela dura até um mês na geladeira!

12. Berinjela à parmegiana: comece preparando o molho que vai acompanhar a parmegiana, em seguida corte as berinjelas e as deixe de molho para tirar o sabor amargo. Depois, basta empanar, usando a mistura de farinha, água, sal e bicarbonato, e fritar. Fica uma delícia!

13. Berinjela à milanesa: opções à milanesa são ideais para servir como aperitivo antes de um jantar ou então durante o happy hour entre amigos. Além de levar poucos ingredientes, o preparo da berinjela à milanesa é simples e oferece um aspecto especial ao vegetal.

Leia também: 41 receitas low carb para uma alimentação leve, variada e saborosa

14. Strogonoff de berinjela: prato perfeito para o almoço das crianças, o strogonoff ganha um toque saudável se a carne for substituída por um vegetal rico em vitaminas, como a berinjela, e o creme de leite tradicional substituído por uma opção vegana, como leite de aveia. Seu tempo médio de preparo é de 45 minutos.

15. Lasanha de berinjela: a berinjela ganha uma cara nova quando servida como lasanha, em uma montagem com molho bolonhesa, queijo e presunto. O segredo para a receita ficar perfeita é fazer a última camada com o queijo por cima e acrescentar parmesão no topo para gratinar e criar um visual impecável.

16. Caponata de berinjela: caponata é um prato tradicional da região da Sicília, na Itália. Sua receita leva obrigatoriamente berinjela, vinagre, sal e azeite e o restante varia com seu gosto e os ingredientes disponíveis. Você pode usar tomates, pimentões, uvas passa, pinollis e outros alimentos para incrementar o sabor final de acordo sua criatividade.

17. Caponata de berinjela e pimentão: feita para ser servida quente ou fria, como antepasto ou prato principal, a caponata de berinjela e pimentão dá um pouco de trabalho por conta de seus variados ingredientes e suas exigências de preparo. Apesar da leve dificuldade, sua versatilidade como prato e seus sabores diferenciados faz jus ao esforço.

18. Quibe assado de berinela: que tal apostar em uma receita vegana para o jantar de hoje? O quibe assado de berinjela serve duas pessoas e irá surpreender sua companhia com um sabor maravilhoso. Para cozinhar esse prato, você irá precisar de 45 minutos disponíveis para o preparo e mais 40 para o cozimento no forno em 240°. Não esqueça de regar o prato com azeite na hora de servir!

Leia também: Água de berinjela: conheça os benefícios e saiba como consumi-la

19. Hambúrguer de berinjela: essa receita é uma ótima escolha para ter congelada no freezer na correria do dia a dia. A dica para acertar no preparo é buscar por berinjelas sem machucados na casca e também sem furinhos em seu entorno, assim elas provavelmente não terão bichinhos na parte interna, os quais podem atrapalhar no resultado final.

Receitas de berinjela recheada

Foto: iStock

20. Berinjela recheada com frango: receita feita no microondas é tudo que se deseja para aquele domingo de preguiça, não é mesmo? Essa berinjela recheada com frango vai salvar seu almoço e trazer muito sabor para seu dia. Você precisará apenas de tomate, cebola, azeitonas, frango, temperos e azeite para refogar o recheio.

21. Berinjela recheada com carne moída: carne moída é um dos alimentos mais flexíveis para se ter na geladeira e nessa receita ela ganha destaque como recheio para uma berinjela. A preparo é simplíssimo e leva apenas 20 minutos. Sem desculpas para não comer comida saudável hoje, certo?

22. Berinjela recheada com carne moída e casquinha de queijo: queijo dá um sabor extra a qualquer receita e com essa berinjela não é diferente! Para essa casquinha crocante que cobre o prato você precisará de torradas integrais, queijo mussarela, queijo parmesão e orégano. Confira a receita completa e conheça esse sabor!

23. Berinjela recheada com arroz: aqui, a ideia é reaproveitar o arroz cozido de uma receita anterior. A fim de oferecer um sabor autêntico ao recheio, refogue o arroz junto com azeite, cebola, a polpa de berinjela, tomates, cebolinha e iogurte natural. Depois, é só rechear as
“barquetes” de berinjela e levar ao forno.

24. Berinjela recheada low carb: umas das dietas da moda é a low carb, que consiste em diminuir o consumo de carboidratos nas refeições. A chave para que essa receite se encaixe no regime é escolher uma carne magra para o recheio e um queijo com baixo teor de gordura para complementar. Fica uma delícia!

25. Berinjela recheada com carne, tomate, queijo e manjericão: arrase na cozinha com essa combinação que vai trazer um gostinho caseiro para sua receita, ao estilo macarrão de domingo. Seu preparo leva 40 minutos e seu resultado final tem um sabor incrível.

Receitas de berinjela ao forno

Foto: Reprodução / Gordelícias

26. Berinjela assada fácil: como já diz o nome, essa receita é fácil e indicada para os iniciantes na culinária. Mais uma opção que serve tanto como aperitivo como prato principal, a berinjela assada não pede molhos ou recheios, basta cortá-la em cubos, acrescentar sal e azeite, e assar em forno preaquecido a 180°. Depois de pronta, não esqueça de adicionar algumas ervas para temperar.

27. Berinjela gratinada: receita que leva apenas cinco ingredientes, a berinjela gratinada promete ser um acompanhamento delicioso para qualquer refeição. Para realçar o sabor do prato, coloque dentes de alho para assar junto com as berinjelas, fica sensacional!

28. Berinjela gratinada com cream cheese: já imaginou fazer uma refeição em apenas 15 minutos e sujando apenas uma travessa? A berinjela gratinada é uma receita rápida para quem não tem muito tempo disponível e ainda assim quer comer comida de verdade.

29. Enroladinho de berinjela: com um visual que lembra um canelone, o enroladinho exige que você corte a berinjela, que servirá de “massa” para a receita, e em seguida salgue os dois lados do vegetal e deixe descansar. Depois, foque no recheio de manjericão, tofu e parmesão de castanha. Por fim, enrole e coloque em um refratário, cobrindo com molho de tomate e azeite e leve ao forno a 180°.

30. Ratatouille: o ratatouille é um prato francês que ficou conhecido pelo filme homônimo dos estúdios Disney. É uma receita de aspecto rústico, que traz os sabores da berinjela junto de tomate, abobrinha, pimentão e cebola cortados em rodelas junto à ervas e alho. Para criar a aparência tradicional do prato, disponha as rodelas dos vegetais de forma intercalada até encher a travessa que irá ao forno coberta por papel alumínio. Fique de olho para que o prato não fique seco demais ao assar!

31. Berinjela ao forno com queijo feta, pimenta-rosa e mel: essa receita propõe levar elegância à mesa de forma ágil e com apenas cinco ingredientes. Para a preparação, é necessário picar as berinjelas em rodelas, grelhar rapidamente os pedaços em uma frigideira preaquecida com azeite e, por fim, colocá-las em um refratário para ir ao forno com queijo feta, pimenta-rosa e mel como cobertura para o todo. O resultado final fica saboroso e cheio de charme!

Receitas de berinjela diferentes

Foto: iStock

32. Noque de berinjela defumada : essa receita é a cara de um dia frio com direito a vinho e muito sabor. A massa do nhoque leva ricota, parmesão, maisena, noz-moscada, berinjela e tempero a gosto. Além disso, ele acompanha uma tahine maravilhosa e tomates refogados.

33. Dadinhos de berinjela: você provavelmente já ouviu falar em dadinhos de tapioca, mas e dadinhos de berinjela? Esse é o petisco ideal para servir em uma tarde de sábado com os amigos. Aposte em algum molhinho de sua preferência para completar o sabor.

34. Berinjela grelhada com queijo de cabra e tomate: mais uma receitinha simples e fácil de fazer, a berinjela grelhada exige apenas que você invista em um gril, grelha ou frigideira que suporte altas temperaturas para cozinhá-la com azeite, mel e vinagre. O tempo de cocção é de quatro a cinco minutos de cada lado das fatias.

35. Pasta de berinjela defumada: essa é uma opção para agradar quem prefere um petisco sem glutén, sem lactose e sem culpa! A pasta leva alguns ingredientes inesperados, como maçã caramelizada, que vão te surpreender.

36. Pizza low carb de berinjela: você pode não acreditar, porém é possível sim fazer uma pizza light que não foge da dieta. O segredo é substituir a massa da pizza por berinjelas fatiadas em rodelas de dois centímetros de espessura e rechear à vontade.

37. Minipizza de berinjela: essa receita abre espaço para você investir nos recheios de acordo com o que tiver na sua geladeira. Pode ser presunto e queijo, frango desfiado, atum e, adivinha? Suja apenas uma assadeira.

38. Conserva de berinjelas: conservas são uma receita curinga para uma rotina corrida. O nível de dificuldade da de berinjela é um pouquinho elevado, porém depois de pronta a conserva irá durar cerca de 8 meses guardada em local escuro e seco.

39. Sashimi de berinjela: aqui, a culinária japonesa é reinventada em um sashimi de berinjela. A grande diferença é que a berinjela é pré-assada para ganhar uma consistência mais mole e facilitar o preparo. Ótima opção para quem é vegetariano e ama visitar o oriente por meio do paladar.

40. Berinjela com hortelã e alho: apenas quatro ingredientes compõem essa receita que combina com tudo, desde macarrão ou até como prato único. Para que a berinjela fique crocante, é essencial desidratá-la com sal por 30 minutos antes de dourar no azeite. Seu visual fica lindo!

Quem imaginaria que um único vegetal possibilitaria tantas receitas? Agora bastar decidir de que forma a berinjela te agrada mais e partir para a cozinha!

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web