Delícias com bacalhau: 44 receitas de dar água na boca!

De sabor incomparável, o bacalhau é uma ótima opção para as festas de fim de ano e na hora de receber amigos e familiares em casa

Escrito por Luciana Rodrigues
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

As festas de final de ano estão aí e está na hora de você pensar nos pratos que irá servir, tanto nas comemorações de Natal quanto no Ano Novo.

Uma opção de prato principal bastante interessante que você pode escolher para esses momentos (ou então em qualquer outro, incluindo almoços familiares, jantares com os amigos, um jantar romântico, entre tantas outras opções) é o bacalhau.

Versátil, com um sabor singular, ele casa bem com os mais deliciosos acompanhamentos. O bacalhau é uma denominação para diversas espécies de peixes que normalmente são encontrados nos mares frios da Escandinávia (região da Noruega e Dinamarca).

Que tal descobrir receitas apaixonantes para que você possa deixar seus convidados encantados com o sabor incomparável do bacalhau?

O que não faltam são opções para você preparar. Mesmo para aqueles que não têm muito jeito na cozinha, há receitas simples que também são irresistíveis. Confira algumas delas e não hesite em testar!

Leia também: 55 receitas de risoto para impressionar na cozinha

Receitas simples

Foto: Reprodução / Gastrolândia

Foto: Reprodução / Gastrolândia

Para você que não é muito de cozinhar, ou que precisa de receitas mais práticas por não ter muito tempo disponível, vamos mostrar algumas receitas simples, mas que não perdem em nada em questão de qualidade e sabor.

1.Bacalhau Rústico : batatas e ervas finas casam muito bem com o sabor do bacalhau. A receita é bastante simples e prática e fica pronta rapidamente, sendo uma boa opção para você que precisa fazer pratos rápidos.

2. Bacalhau cremoso: além de bastante prática, essa receita é bem econômica e muito deliciosa. É uma boa opção para ser servida na ceia de Natal.

3. Bacalhau gratinado: quer levar o bacalhau ao forno e ter um prato incrível e saboroso? Sua versão gratinada é uma ótima pedida!

4. Bacalhau ao coco: leite de coco é um acompanhamento que casa bem com os mais diferentes peixes. E com o bacalhau não é diferente. Sem complicações, sem dificuldades, só amor!

Leia também: Anchova: o peixe que traz sabor e diversos benefícios para o seu prato

5. Bacalhoada: tradicional, este prato é feito com poucos ingredientes e é perfeito para quem quer servir algo mais típico, simples e saboroso.

6.Arroz de Bacalhau: uma receita coringa para quem quer praticidade na hora de cozinhar. Além disso, como ele demora um certo tempo no forno, você pode aproveitar a companhia dos seus amigos e familiares enquanto fica pronto.

7. Escondidinho de bacalhau: o escondidinho é aquele prato que deixa todos com água na boca e, na sua versão com bacalhau, não seria diferente, não é mesmo?

8. Bacalhau salteado com legumes: quer uma receita gostosa, saudável e que fica pronta em apenas 20 minutos? Então caia dentro dessa receita.

9. Bacalhau ao forno com arroz de brócolis: receita saborosa, delicada e simples de ser feita. O brócolis deixa o prato mais nutritivo e colorido e as batatas ao murro cumprem o papel de acompanhamento perfeito para o bacalhau.

10.Moqueca de bacalhau: quer deixar seus convidados com água na boca só com o cheiro do prato? A moqueca de bacalhau é uma ótima opção para isso!

11. Suflê de bacalhau: apenas dois ingredientes e você faz um prato incrível. Perfeito, não? Para criar porções maiores, basta aumentar as proporções dos ingredientes.

12. Lasanha de bacalhau com batatas: com massa feita com batatas, essa receita remete a deliciosa lasanha que todos amam. Cremosidade e sabor em um prato fácil fácil de preparar!

13. Risoto de bacalhau: para jantares românticos, com um bom vinho, o risoto de bacalhau pode surpreender muito você e sua companhia com um sabor inigualável!

14. Empadão de bacalhau e espinafre: o empadão é um prato bem típico do almoço em família, não é mesmo? Então que tal fazê-lo com recheio de bacalhau e espinafre? Fica uma delícia!

Receitas elaboradas

Foto: Reprodução / Moldando Afeto

Foto: Reprodução / Moldando Afeto

Quer ousar mais um pouco e usar sua experiência para fazer pratos mais elaborados que vão deixar seus convidados surpresos? Veja essas receitas incríveis e arrisque!

15. Bacalhau com natas: um bacalhau gratinado diferente, feito com nata. Uma boa forma de diversificar essa receita tradicional.

16. Bacalhau na brasa: faça o seu bacalhau com um tempero maravilhoso na churrasqueira! A ideia é obter uma textura crocante por fora e que a carne praticamente se desfaça em lascas por dentro.

17. Bacalhau à Ignez: um prato mais elaborado com poucos ingredientes. O bacalhau é dessalgado e refogado com cebola, azeite e azeitonas e então combinado com batatas cozidas e amassadas. Essa mistura cremosa vai para o forno, junto com uma cobertura generosa de queijo parmesão.

18. Bacalhau à Bras: um dos pratos mais tradicionais da culinária portuguesa, com batata palha, ovos, cebola e bacalhau desfiado.

19. Bacalhau à Zé do Pipo: feito com purê de batata e maionese, é uma ótima forma de variar as suas receitas com bacalhau.

20. Bacalhau à Fiorentina: junção de espinafre, molho branco, cebola e tomates. Perfeito para servir em um jantar para os amigos e familiares.

21. Bacalhau à Gomes de Sá: esse é o prato português mais tradicional, feito com batatas, leite, ovo e cebolas. A salsa e as azeitonas completam o visual e o sabor dessa receita.

22. Bacalhau à espanhola: essa receita combina a singularidade do bacalhau com tomates e batatas, tudo em uma mesma panela, proporcionando a mistura dos sabores. Além disso, o prato leva vinho branco, o que dá um toque muito especial ao mesmo.

23. Bacalhau à portuguesa: simples, prático e ao mesmo tempo elaborado, afinal o preparo deste bacalhau reúne diversos sabores e ingredientes: ovos, couve, azeite, tomate, cebola, batata, azeitonas pretas e, claro, o bacalhau.

24. Bacalhau à lagareiro: postas temperadas com tomilho e ainda por cima uma receita de acompanhamento deliciosa, com batatas ao murro, que são de dar água na boca.

25. Lombo de bacalhau ao forno com batata doce e mini tomates: delicioso prato feito com tomatinhos pequenos que casam perfeitamente com o gosto do bacalhau.

26. Gratinado de bacalhau com grão de bico: quer fugir de pratos comuns? Essa receita com grão de bico vai surpreender seus convidados!

27. Bacalhau em lascas com creme de mandioca e maçã verde: outra receita que foge do básico, essa versão une a acidez da maçã verde, o sabor da mandioca e o salgado do bacalhau.

Petiscos e saladas

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

O bacalhau também pode ser usado como entrada, seja em uma salada ou como petisco. É uma forma de inovar e trazer o sabor incrível do peixe para o início do seu jantar ou confraternização.

28. Pataniscas: o tradicional bolinho de bacalhau, porém, feito sem batatas. Um petisco bastante interessante para uma reunião entre amigos.

29. Bolinho de bacalhau com molho tártaro: o petisco mais querido feito com bacalhau, com uma receita de molho tártaro de dar água na boca.

30. Bolinho de risoto de bacalhau: outra variação da receita tradicional, feita com arroz próprio para risoto. O resultado é sensacional!

31. Barquete de bacalhau: um aperitivo que casa bem com festas de final de ano e são um ótimo coringa para os mais diversos tipos de festa.

32. Bruschetta de bacalhau: uma ótima entrada para jantares legais ou até mesmo só como petisco, a bruschetta sempre agrada a todos!

33. Pastéis de bacalhau: um petisco perfeito para lanches ou reuniões com amigos. Os temperos garantem o sabor e, feito no forno ou na frigideira, o resultado desse pastelzinho é maravilhoso!

34. Patê de bacalhau: feito com bacalhau, batatas, azeitonas pretas e maionese, pode ser usado para acompanhar torradas ou pães rústicos.

35. Salada de bacalhau com grão de bico: uma boa opção para quem quer variar e fazer uma salada proteica e deliciosa.

36. Salada de bacalhau do Brown: uma salada deliciosa que vai deixar todos seus convidados com água na boca! Ovos, azeitonas, ervilha, batata, salsa e temperos à gosto compõem essa receita surpreendente.

37. Salada de couscous marroquino com lascas de aspargos: deixe seus convidados babando com essa versão de salada de couscous com bacalhau super elegante e saborosa!

Tortas e afins

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Tortas e receitas semelhantes também atraem a atenção de muita gente. Além disso, são pratos versáteis, que podem funcionar como entradas, pratos principais ou lanches. Confira algumas opções:

38. Bacalhau na broa: tradicional receita portuguesa, é um bom prato para ser servido em lanches e reuniões com amigos e familiares, afinal impressiona não só o paladar, mas também os olhos.

39. Empadinhas de bacalhau: a famosa empadinha com um recheio delicioso de bacalhau. Os ingredientes para o recheio são picados em pedaços bem pequeninhos, o que garante a delicadeza da receita que é super simples e incrível!

40. Quiche de bacalhau: uma opção deliciosa para festas ou jantares, é bastante econômica e saborosa. O rendimento é de 8 fatias bem sevidas.

41. Torta de bacalhau com massa de arroz: faça a massa de um jeito diferente e incremente o sabor da torta! Além do arroz, a massa leva ovos, farinha, parmesão, óleo, leite, sal e fermento./p>

42. Torta de bacalhau cremosa: feita com massa leve e um recheio cremoso bastante saboroso, essa receita traz um truque para deixar o sabor ainda mais marcante: cozinhar as batatas na água usada para dessalgar o bacalhau.

43. Pot pie de bacalhau com lentilhas: a receita é super simples de ser feita e fica muito bonita para ser servida como uma entradinha ou até mesmo como prato principal.

44. Pudim de bacalhau: que tal uma receita deliciosa com formato de pudim? Essa torta rende 8 porções e possui uma textura surpreendente graças às claras batidas em neve que são incorporadas na massa.

O que não faltam são opções deliciosas para você fazer, seja para as festas de final de ano ou qualquer outra ocasião. Escolha as suas preferidas, prepare-as e se delicie!

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web
Comentários