Ceia de Ano Novo simples e barata: 18 receitas práticas para economizar

Escrito por
Em 16.11.19

iStock

O Réveillon é uma festa que permite uma informalidade maior que o Natal. Alguns escolhem festas ou baladas e outros preferem fazer uma ceia de Ano Novo simples e barata entre os amigos e familiares. Seja qual for o seu gosto, é sempre possível preparar um jantar apetitoso de forma prática e com pouco gasto. Confira:

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Carnes

iStock

1. Peixe desfiado cremoso: basta adicionar creme para incrementar qualquer prato. Refogue o peixe desfiado e depois deixe cozinhar por 5 minutos em fogo médio ou baixo. Tempere como preferir e adicione creme de leite e um copo de requeijão.

2. Tilápia assada: nesta receita você usará a tilápia inteira temperada com limão, alho, pimenta-do-reino e sal. Para que o tempero pegue melhor, faça pequenos cortes em todo o peixe. Deixe marinar por uma noite e asse com legumes.

3. Pernil: o segredo desta receita é temperar o pernil em um dia e assar em outro, para que a carne fique mais saborosa. Para acentuar a suculência, use bacon, calabresa, cebola, cenoura e alho no tempero.

4. Lombo na pressão: esta receita é tão fácil que te permite até mesmo usar o lombo já temperado e todo mundo vai adorar. Comece selando a carne e em seguida adicione os temperos que achar necessário.

5. Costelinha frita: corte em cubos e tempere a costela suína. Deixe marinar por 2 horas, depois é só colocar na panela e seguir as instruções. Muito sabor de forma simples e econômica.

6. Fricassê de carne moída: o primeiro passo é refogar a carne moída. Para o creme, requeijão, creme de leite, cebola e azeitonas são batidos no liquidificador. Monte um prato em um refratário e gratine com queijo mussarela. Uma boa opção para qualquer ocasião especial.

Prato principal garantido, agora, é hora de escolher seu acompanhamento. Veja o próximo tópico!

Continua após o anúncio

Acompanhamentos

iStock

7. Arroz à grega: se cozinhar não é sua atividade preferida, esse prato é perfeito para você e fica lindo colorido com vários legumes. De encher os olhos e a mesa.

8. Farofa: uma boa farofa não pode faltar e o segredo do sabor deste prato é começar fritando cubos de bacon e calabresa na manteiga e ir adicionando os outros ingredientes aos poucos. Confira!

9. Cestinhas recheadas: este acompanhamento é ótimo para ser servido em um jantar simples. As cestinhas são feitas com massa de pastel pronta e os recheios podem seguir o seu paladar. A dica é optar por opções cremosas para impressionar no sabor e no visual.

10. Salada tropical: as saladas são perfeitas para dias quentes, característicos da época do Réveillon. Seu trabalho neste preparo será apenas ralar e picar os ingredientes. Deixe o prato mais cremoso com um molho rosé.

11. Salada de maionese: este clássico dos almoços de domingo pode brilhar muito em sua ceia. A base segue o preparo tradicional com batatas, maionese e ovos e os ornamentos são legumes e verduras de livre escolha.

12. Lentilha: comer lentilha é uma das superstições de Ano Novo. E para deixar tudo com um sabor especial, adicione bacon, linguiça e cebola. Experimente!

Quando for escolher os acompanhamentos da ceia, não se esqueça de pensá-los de acordo com o prato principal, para que tudo combine bem.

Sobremesas

iStock

13. Manjar de coco: o manjar é uma sobremesa feita com leite, leite de coco e coco ralado. O resultado final lembra um pudim, mas sua cor branca vai combinar perfeitamente com o clima de Ano Novo.

Continua após o anúncio

14. Pudim sem forno: pudim que não vai ao forno é um doce muito prático. A calda deve ser preparada primeiro e a massa é toda feita no liquidificador. Aguarde gelar e sirva esse doce simples, barato e delicioso.

15. Rabanada: a base da rabanada é o pão amanhecido, que deve ser cortado em fatias grossas e passadas na mistura de ovos e baunilha e depois na de leite e leite condensado. Frite e cubra com açúcar. Um clássico das festas de fim de ano.

16. Pavê de chocotone: aproveite essa delícia natalina e prepare um delicioso pavê. Monte o doce em camadas e finalize com uma ganache de chocolate, amendoim e cerejas.

17. Torta alemã: poucos ingredientes são suficientes para salvar a sobremesa da sua ceia de Ano Novo. Essa maravilhosa torta alemã é de fácil preparo e vai encantar com tamanha formosura e sabor.

18. Bombom aberto: essa é uma sobremesa fácil e que não tem segredo. Faça um creme, adicione as frutas e cubra com uma ganache de chocolate. Caso não encontre morangos, aproveite para usar as uvas que sempre marcam presença na mesa de Ano Novo.

Com essas sugestões, o cardápio para a sua ceia de Ano Novo simples e barata está garantido. E é claro que um brinde na virada não pode faltar, veja sugestões de clericot para um drink fácil e refrescante