36 receitas para fazer na airfryer e se surpreender

Inspire-se com deliciosas preparações que levam pouquíssimo ou nada de óleo, deixando seus pratos mais saudáveis

Escrito por Tais Romanelli

Foto: iStock

Quem nunca ouviu falar da famosa airfryer? Vendidas com a promessa de fritar com muito pouco ou nada de óleo, essas máquinas vem há um bom despertando a curiosidade daqueles que buscam uma alimentação mais saudável e/ou, simplesmente, daqueles que adoram cozinhar de forma prática.

Atualmente, existem diversas opções de airfryer no mercado, mas a tecnologia é basicamente a mesma: as máquinas utilizam-se de ar quente circulando muito rapidamente para obter o efeito da fritura.

Uma dúvida comum entre as pessoas que ainda não adquiriram uma airfryer é: “será que vale a pena?”. Há quem diga que, com certeza, vale; há também quem diga o contrário… Mas, é fato que boas receitas para serem feitas na fritadeira sem óleo não faltam!

Além dos alimentos mais tradicionais que podem ser “fritos sem óleo” – batatas, quibes, frango, salgadinhos em geral, entre outros –, a airfryer pode ainda ser utilizada no preparo de variados pratos, como, por exemplo, lasanhas, bolos, pudins e inúmeros aperitivos.

Então, se você já tem a sua fritadeira sem óleo em casa, mas ainda não sabe muito bem como utilizá-la no dia a dia, ou, se ainda está em dúvida sobre adquirir uma ou não, pode se inspirar com as receitas abaixo!

Leia também: 10 maneiras de cuidar da saúde do seu coração

Lanches e petiscos

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

1. Bolinho de batata-doce e frango: fácil, funcional e gostoso, este bolinho tem como base a batata-doce, que é um carboidrato de baixo índice glicêmico e rico em nutrientes e minerais. A textura dos bolinhos fica macia e aveludada.

2. Bolinho de arroz integral: além de pouco calórico e rico em fibras, este bolinho é econômico, pois você pode aproveitar aquela sobrinha de arroz que ficou na geladeira. Outro ponto positivo é que ele sacia bem!

3. Bolinho de palmito: uma receita fácil e saudável. Você usará, basicamente, palmito, cebola, ovos, cebolinha, leite, fermento, sal, farinha de trigo e parmesão ralado. Se desejar, você pode incrementar com presunto, queijo ou outro ingrediente que goste.

4. Pastel com massa pronta: para comer pastel com menos culpa! Pincelar o azeite na massa é o diferencial para que o pastel não fique ressecado. Fora isso, a receita não tem segredos! Vale a pena aprender e fazer com seus recheios preferidos.

5. Dadinhos de tapioca: um perfeito petisco para receber os amigos em casa e/ou para a hora do lanche. Eles são muito saborosos e ficam lindamente dourados. Você pode abusar da criatividade e fazer com o sabor que desejar, como, por exemplo, com orégano, tomates secos, páprica etc.

Leia também: 10 substituições para tornar sua alimentação mais saudável no verão

6. Berinjela à milanesa: aperitivo delicioso e simples de fazer. Você usará berinjela, farelo de aveia, colorífico, cúrcuma, temperos a gosto, sal, ovo, pimenta, farinha de trigo ou de arroz para polvilhar.

7. Enroladinho de presunto e queijo: pode ser feito com massa de pastel ou de lasanha. Basta rechear com os ingredientes de sua preferência ou o que você tiver em casa e levar para a airfryer por cerca de sete minutos.

8. Chips de banana verde: um aperitivo saudável e gostoso, ótima alternativa para quando se quer evitar batatas fritas. Além da banana verde, você precisará apenas de óleo de coco, sal rosa do Himalaia e ervas finas.

9. Bauruzinhos: também conhecida em algumas regiões como joelho, americano, enroladinho, esta é uma receita simples e rápida de preparar, além disso, é claro, fica deliciosa! Os bauruzinhos são ótimas opções para receber visitas em casa e até mesmo para festas de aniversário.

10. Nuggets de frango: esses nuggets caseiros são saudáveis e deliciosos, até mesmo as crianças vão amar! Para fazê-los, você precisará de peito de frango, cebola, alho, manjerona, sal, pimenta, farinha de rosca, aveia laminada, páprica picante, farinha de trigo, ovos e sal.

Leia também: 12 alimentos que você deve comer todos os dias

11. Onion rings: receita mais prática impossível! Você usará apenas as cebolas, gelo e água e, depois, leite, farinha de trigo e farinha de pão para empaná-las. Ótima opção de aperitivo para seu fim de semana!

12. Snack de grão-de-bico: uma receita incrível e saudável, que vai te surpreender com o resultado. Você pode fazer tanto na airfryer como no forno, e esta é uma ótima substituição aos salgadinhos industrializados que são cheios de ingredientes prejudiciais à saúde.

13. Coxinha fit: uma receita bem mais saudável do que a original, com ingredientes fáceis. Além disso, é rápida de preparar. Você precisará, basicamente, de frango, ovo, farelo de aveia, queijo cottage, salsa e cebolinha.

Pratos principais

Foto: Reprodução / Lar Possível

14. Lasanha de berinjela: uma maneira mais leve de se comer lasanha, afinal, a berinjela substitui muito bem a tradicional massa! Você usará a airfryer para “fritar” as rodelas de berinjela. O prato montado irá, posteriormente, para o forno.

15. Frango a passarinho: você pode comprar uma embalagem de frango já temperado e, depois, basta levá-los à airfryer por cerca de 40 minutos… Receita fácil, mais saudável do que a tradicional (frita no óleo), gostosa e sem segredos. Na hora de servir, a dica é usar limão!

Leia também: 13 passos para diminuir o uso do óleo na culinária

16. Filé de merluza empanado: crocante por fora e suculento por dentro! Receita que evita aquele cheiro de fritura na casa, bem como a sujeira proveniente dela. O prato fica pronto rapidinho e você pode usar, além da merluza, outro peixe branco de sua preferência.

17. Filé de peixe porquinho empanado: nesta receita, o peixe fica bem temperado, crocante e dourado (mesmo sem fritar). Para empanar, você usará ovo, farinha de trigo, farinha de rosca e sal.

18. Sobrecoxa assada: receita fácil e saborosa. Você usará sobrecoxas, vinagre, alho amassado, sal, manjericão, orégano, pimenta-do-reino e azeite. Deverá deixar na geladeira por pelo menos uma hora antes de assar.

19. Lasanha de presunto e queijo: uma maneira diferente de fazer a tradicional lasanha, em uma receita prática e rápida. Você usará massa para lasanha, molho de tomate, mussarela, parmesão ralado e presunto.

20. Churrasco: muito fácil de fazer, é ótima opção para o fim de semana. Em cerca de 20 minutos sua carne estará pronta. Se quiser que ela fique bem passada, é só deixar um pouco mais do que isso na airfryer!

Acompanhamentos

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

21. Tomate recheado com cuscuz marroquino: a receita rende quatro tomates. Além deles, você usará caldo de galinha ou de legumes, cuscuz marroquino, manteiga, linguiça calabresa, alho-poró, cenoura, cebola, azeite de oliva e sal.

22. Omelete caprese: uma receita prática, saudável e deliciosa, para fazer sempre que der vontade! Você usará tomatinhos, azeite, sal, pimenta, folhas de manjericão, queijo coalho e ovos. Em cerca de 10 minutos o omelete estará pronto.

23. Cebola recheada com ricota: a beleza dessa cebola recheada condiz com a suavidade de seu recheio, harmoniza com o aroma das suas ervas e encanta com seu delicioso sabor. Esta é uma receita prática, saborosa e com uma bela apresentação.

24. Legumes crocantes: acompanha qualquer carne ou refeição. Você pode fazer esta mesma receita no forno, mas vai demorar mais tempo para os legumes ficarem crocantes. Você usará, basicamente, batata, batata-doce, cenoura e azeite.

25. Batata rústica: um delicioso acompanhamento para seus pratos. Você usará apenas batatas grandes, alho, sal grosso e alecrim. Em cerca de 40 minutos as batatas rústicas estarão prontas.

26. Mandioca frita: uma maneira mais saudável de comer a tradicional mandioca frita, que é deliciosa para qualquer ocasião! Além da mandioca em pedaços, você só precisará de água fervente, óleo e sal a gosto.

Pães, bolos e doces

Foto: Reprodução / Pitadinha

27. Pão de aveia: esta receita fica pronta em menos de 30 minutinhos e vai fazer o seu café da manhã corrido se transformar em um momento inesquecível. Você precisará de leite morno, azeite, fermento biológico seco, açúcar, ovos, farinha de trigo, farelo de aveia e sal.

28. Pão de forma: receita que pode ser feita de diversas maneiras, nas versões tradicional, integral, light, diet, sem glúten, sem lactose etc. Além disso, o preparo é bem simples e até mesmo quem não tem nenhuma experiência com pães caseiros adorará o resultado.

29. Pão de minuto: uma receita prática, fácil e saborosa. Você usará água morna, azeite, sal, açúcar, farinha de trigo e fermento biológico seco. Em cerca de 20 minutos, os pães estão prontinhos. Ótima opção para o seu café da manhã!

30. Bolinho de chuva: uma ótima maneira de evitar fritura, já que esses bolinhos feitos na airfryer ficam igualmente deliciosos. Você precisará apenas de ovo, leite, açúcar, margarina, farinha de trigo e fermento em pó.

31. Bolo de caneca: ideal para um lanche da tarde gostoso e prático, já que a receita é fácil e suja pouca louça. Você precisará, basicamente, de ovo, leite, açúcar, farinha e fermento.

32. Bolo de chocolate: receita bem fácil, ideal para quando dá aquela vontade de comer um docinho, mas não se quer perder muito tempo na cozinha. Você usará apenas achocolatado em pó, água fervida, açúcar, ovos, essência de baunilha, farinha de trigo e fermento… Ou seja, só ingredientes fáceis!

33. Bolo de fubá cremoso: fica pronto rapidinho e leva poucos ingredientes. Você precisará de leite, fubá, ovo, sal, coco ralado, fermento, queijo parmesão ralado, farinha de trigo, manteiga ou margarina e açúcar.

34. Pudim de leite condensado: esta tradicional sobremesa também pode ser feita na airfryer! E a vantagem é que fica pronta de forma muito mais rápida. O pudim fica bem douradinho e o sabor, é claro, dispensa comentários!

35. Rabanada: receita perfeita para a época de fim de ano! Você precisará de pães amanhecidos, leite frio, leite condensado, ovos, chocolate em pó, canela em pó, além de açúcar e canela para polvilhar.

36. Churros de chocolate: uma receita maravilhosa, ótima opção para crianças e adultos. Você usará água, açúcar, sal, óleo, farinha de trigo, chocolate em pó e canela em pó misturada com açúcar para polvilhar. O recheio é de doce de leite.

Agora você já sabe que a airfryer pode ser uma boa aliada no seu dia a dia… Muitos alimentos, inclusive, podem ganhar suas versões mais saudáveis com o uso dela, e o melhor de tudo: sem perderem o sabor!

Assuntos: Alimentação

Para você