41 receitas de lasanhas salgadas e doces para você preparar em casa

Conheça receitas deliciosas e criativas deste prato clássico da culinária italiana

Escrito por Ana Kordelos
Foto: Reprodução / Amando Cozinhar

Foto: Reprodução / Amando Cozinhar

A lasanha, prato de origem italiana, consiste em camadas de massa de macarrão em formato de folhas com queijos e molhos diferentes entre elas. Sua massa é baseada em uma mistura de farinha de trigo, água e ovos e as possibilidades de recheio variam desde molho de tomate, carnes variadas até o uso do molho branco.

Optar pelas massas em uma refeição garante praticidade e facilidade no preparo, já que a montagem do prato é simples, com poucos passos, e há a possibilidade de variedade no acompanhamento.

As opções de recheio não param por aí: pode ser recheada somente com legumes, com frutos do mar ou mesmo possuir recheio doce, basta soltar a imaginação e explorar as possibilidades.

Se você é um dos inúmeros amantes da lasanha, confira a seleção de receitas abaixo e aproveite para cozinhar estes prato tão saboroso e prático:

Receitas com carne, frango ou embutidos

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

1. Lasanha fácil e prática: como a própria autora relata, esta é a tradicional receita de domingo. Simples e fácil de fazer, esta receita leva molho vermelho, carne moída, queijo mozarela e presunto por entre as folhas de massas. Lembrando que a camada superior deve ser de queijo, para garantir o visual gratinado ao prato.

Leia também: 15 dicas incríveis para ter sucesso na cozinha

2. Lasanha à bolonhesa com molho branco: nesta receita, cada camada de molho bolonhesa é associada à uma camada de presunto e alternada com o molho branco juntamente com a mozarela. Mistura ideal para agradar aqueles que gostam das duas possibilidades de recheio.

3. Lasanha à bolonhesa com molho branco e espinafre sem glúten e sem lactose: aqui, o molho branco é acompanhado de espinafre, rico em ferro e sais minerais, e o leite utilizado para o molho é sem lactose. A mozarela e o presunto dão as caras novamente e a massa utilizada é à base de mandioca, ideal para os celíacos ou alérgicos ao glúten.

4. Lasanha mexicana: ao invés da massa tradicional de lasanha, a autora desta receita utiliza batatas cortadas em fatias médias cozidas, as quais ajudam a absorver a picância do molho vermelho apimentado. Como molho branco, uma mistura de creme de ricota e requeijão com limão, garantindo a semelhança com o sour cream ou creme azedo.

5. Lasanha de carne e espinafre: outra versão de receita que leva o espinafre, aqui a hortaliça é refogado e acompanhado por molho de carne com molho de tomate e molho bechamel.

Foto: Reprodução / Cozinha a Dois

Foto: Reprodução / Cozinha a Dois

6. Lasanha de berinjela: para esta receita, a massa de lasanha é substituída por berinjelas em fatias finas. Este legume é rico em nutriente, fibras e antioxidantes, ajudando a prevenir o câncer. O molho escolhido foi o bolonhesa, deixando o prato ainda mais saboroso.

7. Lasanha de carne moída, abobrinha e molho de cheddar: de acordo com a autora, esta é a melhor lasanha de mundo, e utiliza fatias de abobrinha ao invés da tradicional massa. Além de marcar presença na massa, a abobrinha aparece também ralada junto à carne moída para o molho. Abobrinha esta que auxilia na digestão e ajuda a reduzir o colesterol. Vale a pena experimentar!

8. Lasanha de frango: nesta receita, o peito de frango desfiado é o ingrediente principal. Acompanhado por molho de tomate, milho e cenouras, ele é o recheio escolhido pela autora. Atenção para a dica: na última camada, utilize uma camada generosa de creme de ricota ou requeijão e queijo mozarela para deixar a lasanha ainda mais saborosa.

9. Lasanha de frango com massa de pastel: para deixar a receita ainda mais fácil e prática, a autora utilizou massa de pastel ao invés de massa própria para lasanha. Além de acelerar o preparo do prato, ainda possibilita que a lasanha seja preparada previamente, sendo refrigerada e só ser assada no momento do consumo.

10. Lasanha de frango, milho e bacon: esta lasanha leva presunto, mozarela, peito de frango desfiado, milho, bacon e é acompanhada por um delicioso molho branco. O toque final fica pelo queijo parmesão ralado na hora e salpicado em cima do prato.

Foto: Reprodução / Temperaria

Foto: Reprodução / Temperaria

11. Lasanha de frango e palmito: nesta receita, além de os autores apresentarem um recheio delicioso utilizando frango e palmito, os mesmos ainda ensinam passo-a-passo como fazer a massa da lasanha. Para deixar o seu prato com mais personalidade.

12. Lasanha de frango com molho de cream cheese e massa de panqueca: esta receita é outra opção que dá a possibilidade de realizar o preparo um dia antes e levar ao forno somente no momento da refeição. Para deixar a receita mais prática, a autora utiliza panquecas e para o acompanhamento, molho à base de cream cheese.

13. Lasanha especial de frango: esta versão de lasanha não utiliza a tradicional massa em sua montagem. Em seu lugar, purê de batatas. Para as outras camadas, presunto, mozarela e um delicioso molho de tomate com frango desfiado.

14. Lasanha de peito de peru e molho branco: ótima opção quando não se possui muitos ingredientes em casa, esta lasanha leva apenas camadas de massa, molho branco, peito de peru, queijo prato e pingos de requeijão espalhados pelo prato, garantindo a cremosidade da receita.

15. Lasanha de brócolis e bacon: o recheio escolhido para esta lasanha foi molho branco com brócolis e bacon. O brócolis, vegetal rico em cálcio e possui propriedades antioxidantes e anticancerígenas, deixa o prato mais nutritivo e saboroso.

16. Lasanha de salame: utilizando apenas massa de lasanha, queijo mozarela, salame, queijo parmesão para a última camada e de molho de tomate caseiro, esta lasanha é fácil e rápida de fazer. Ideal para aqueles momentos que necessitam de praticidade.

Lasanha com peixes e frutos do mar

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Foto: Reprodução / Panelaterapia

17. Lasanha de atum: ótima opção para dias de correria, em poucos passos e com apenas quatro ingredientes, faça uma refeição completa e saborosa. Como destaque, esta receita leva atum, rico em ômega 3 e sais minerais.

18. Lasanha de bacalhau com batatas: ao invés da massa de lasanha, batatas cortadas em fatias finas. Para a montagem, basta alternar as batatas com o creme de bacalhau previamente preparado. Finalize com o creme e polvilhe queijo parmesão ralado, levando o prato ao forno. Dentro de 40 minutos a lasanha estará pronta para ser degustada.

19. Lasanha de salmão com molho de raiz-forte: com ares oriental, esta lasanha leva salmão, peixe rico em ácidos graxos e ômega 3, acompanhado da raiz-forte, ingrediente muito utilizado na culinária asiática e que auxilia na redução de peso e combate a hipertensão arterial.

20. Lasanha de tilápia: outra opção e receita que utiliza fatias de abobrinha ao invés da tradicional massa. Aqui, ela vem acompanhada de filés de tilápia, mozarela, requeijão light e tomate cereja. Saborosa e fácil de fazer.

21. Lasanha de camarão com requeijão: receita extremamente cremoso, leva camarão previamente cozido com pimentão, tomates e temperos variados. Para garantir a cremosidade, requeijão e queijo mozarela deixam o prato mais convidativo.

Lasanhas vegetarianas

Foto: Reprodução / Pitadinha

Foto: Reprodução / Pitadinha

22. Lasanha e ricota e espinafre: esta hortaliça ganha destaque mais uma vez. Juntamente à ricota e molho branco, o espinafre garante sabor e nutrientes para a lasanha vegetaria.

23. Lasanha de berinjela e abobrinha: rendendo cerca de 4 porções, esta versão utiliza tanto a berinjela quanto a abobrinha ao invés da massa. Alternando este recheio, o molho braço e de tomate complementam o sabor. Opção ideal para os adeptos ao veganismo, também é indicada para quem possui intolerância ou alergia ao glúten e ao leite.

24. Lasanha de quatro queijos ao sugo: utilizando os queijos mozarela, parmesão, meia cura e provolone para o recheio, esta receita ainda é acompanhada de um delicioso molho ao sugo, deixando o sabor ainda mais marcante.

25. Lasanha de brócolis com molho branco: o brócolis mais uma vez “dá as caras” e deixa a lasanha mais rica e saborosa. Aqui, é acompanhado por milho, cenoura ralada e molho branco. Fica uma delícia.

 Foto: Reprodução / Pitadinha

Foto: Reprodução / Pitadinha

26. Lasanha de massa verde com recheio de palmito e brócolis: esta receita leva palmito picado, brócolis cozido ao vapor, leite de coco, molho de tomate, ervilha em conserva e tomate cortado em cubos. Uma riqueza de cores e sabores.

27. Lasanha caseira ao pesto: o molho pesto, tradicional italiano, é preparado com azeite de oliva, alho, queijo parmesão e manjericão. Aqui ele é acompanhado pelo molho bechamel, nome original do já conhecido molho branco. Destaque para a receita da massa apresentada pelo autor.

28. Lasanha de batata doce: esta lasanha leva uma camada de massa, uma camada de queijo, uma camada de creme de ricota e uma camada de legumes assados, dentre os quais estão cenouras, batatas doce, abobrinha, mandiocas salsa, tomates e berinjelas, todos contados em fatias médias e previamente assados.

29. Lasanha de abóbora com molho bechamel: aqui a abóbora é utilizada em forma de purê, sendo disposta pelo prato alternando-se com a massa de lasanha e o tradicional molho bechamel (molho branco).

30. Lasanha de crepioca : o recheio desta receita? Peito de frango desfiado com molho de tomate, cenouras e berinjelas cortadas em fatias. Já para a massa, a famosa crepioca, mistura de massa de crepe com tapioca. Diferente e muito saborosa.

Lasanhas criativas

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Foto: Reprodução / Panelaterapia

31. Lasanha de pão: com apenas quatro ingredientes, esta receita faz sucesso para que deseja praticidade na cozinha. Basta alternar molho de tomate, queijo, presunto e fatias de pão de forma ao invés da massa de lasanha, e levar ao forno para o prato gratinar. Além de delicioso é rápido e fácil de fazer.

32. Lasanha de frigideira: se você deseja uma refeição de rápido preparo, esta pode ser a opção ideal para você. A lasanha é montada e levada ao fogo em uma frigideira, acelerando o processo de cozimento. Para que este método dê certo, não utilize mais do que três camadas de massa, garantindo que o cozimento seja uniforme.

33. Mini lasanha: refeita preparada em porções individuais, é ideal para quem vai receber visitas em casa e deseja um prato com ares gourmet. Como recheio, molho bolonhesa e queijo mozarela garantem o sabor tradicional do prato.

34. Lasanha individual no micro-ondas: acompanhada de molho à bolonhesa de calabresa, queijo prato, presunto e requeijão cremoso, esta receita é uma alternativa mais saudável à lasanha congelada, sendo apresentada em porção individual e garantido sabor e rapidez no preparo.

35. Copinho de lasanha : a montagem desta lasanha é feita de forma não convencional: a massa é coloca em forma de cupcake, forrando as laterais e o fundo da forma. A montagem segue na forma tradicional: recheio de carne moída, molho branco e outra folha de massa é adicionada. Criativo e delicioso.

36. Lasanha enrolada: utilizando massa de pastel, a autora da receita enrola a lasanha como uma panqueca, garantindo mais recheio ao prato. O sabor do recheio se dá pelo queijo branco, o qual é quebrado com as mãos, tornando-os em pedaços pequenos e fazendo referência à ricota.

37. Lasanha de alface: este prato frio utiliza peito de peru, queijo mozarela, molho preparado com maionese, ketchup e mostarda, e ao invés da massa, alface e tomate fazem a divisão dos recheios. Ótima opção para os dias mais quentes.

Lasanhas doces

 Foto: Reprodução / Blog da Giulia

Foto: Reprodução / Blog da Giulia

38. Lasanha de brigadeiro branco, morango e Nutella: ótima opção para os amantes de doces, esta lasanha leva camadas alternando brigadeiro branco, creme de chocolate, morangos fatiados e por último, o creme de avelã. Para deixar ainda mais bonito, decore com morangos fatiados.

39. Lasanha de chocolate branco e preto: esta lasanha leva camadas de creme de chocolate branco intercaladas com camadas de creme de chocolate. Para finalizar, raspas dos dois tipos de chocolate são adicionadas na camada superior do prato

40. Lasanha de frutas vermelhas e amêndoas: esta receita utiliza a clássica massa de lasanha. Para recheá-la, purê de kiwi, morangos e framboesa, juntamente com ricota e pedaços das frutas.

41. Lasanha de maçã: para o recheio desta lasanha, maçãs caramelizadas com passas e nozes picadas. Já para garantir a cremosidade do prato, creme de baunilha. Se desejar deixar o prato mais sofisticado, polvilhe migalhas de bolo.

Aproveite a versatilidade deste prato tão saboroso e admirado, escolha o sabor e método de preparo que mais lhe agrada e desfrute deste delicioso prato italiano e de toda a sua versatilidade.

Dicas pela Web
Comentários