23 receitas com batata doce para bombar seu cardápio

Confira receitas doces e salgadas para você incluir a batata doce na sua alimentação com criatividade e usufruir dos benefícios oferecidos por ela

Escrito por Danielly Oliveira
Foto: Reprodução / Great British Chefs

Foto: Reprodução / Great British Chefs

A batata doce tem ganhado espaço na mesa dos brasileiros, devido a disseminação de seus benefícios para a saúde e a prática de exercícios.

Ela oferece grande quantidade de vitamina A, fibras e carboidratos de baixo índice glicêmico e por isso diminui o apetite, fornece energia para o corpo, liberando a glicose pouco a pouco, e pode ainda ajudar no controle da diabetes.

Considerando todas essas vantagens, é possível considerar substituir, pelo menos em alguns casos, a batata inglesa pela doce.

A versatilidade da batata doce é incrível e você pode preparar os pratos que você mais ama em uma versão mais saudável. Veja a seguir diversas receitas para fazer usando batata doce e surpreenda-se com a praticidade, o sabor e os ganhos que ela oferece.

Confira uma seleção de receitas doces e salgadas preparadas com batata doce para trazer mais saúde e energia para o seu dia a dia.

Leia também: 25 receitas sem glúten deliciosas para o café, almoço e jantar

Salgadas

Foto: Reprodução / Bright eyed baker

Foto: Reprodução / Bright eyed baker

1. Pãozinho de batata doce: essa é uma ideia ótima para substituir o pão em casos de dietas ou intolerância a glúten. A descrição é de um pão de textura fofa e sabor surpreendente e a receita rende 25 mini-pães.

2. Bolinho de batata doce e frango: esse bolinho é uma opção para fazer um petisco saudável, delicioso e criativo com a combinação queridinha dos adeptos da musculação. A receita é simples e leva pouco ingredientes, vale a pena testar!

3. Purê de batata doce: essa é uma receita super leve e light, pois além da substituição da batata inglesa pela doce, os ingredientes que tornam o purê um acompanhamento calórico (manteiga, leite, creme de leite) também foram adaptados e substituídos por itens mais saudáveis.

4. Batata doce recheada: essa é uma adaptação da amada batata recheada, porém feita com batata doce. O preparo é muito simples e feito usando apenas o micro-ondas. Além disso, você pode rechear sua batata com o que preferir!

Foto: Reprodução / The bitten word

Foto: Reprodução / The bitten word

5. Chips assado de batata doce: light e fácil de preparar, o chips leva apenas a própria batata doce, azeite e tempero (sal, pimenta e especiarias). A receita é uma ótima opção para acompanhar carnes ou servir como petisco no meio da tarde.

Leia também: 10 alternativas saudáveis para matar sua vontade de comer doces

6. Batata doce assada com figo fresco: essa receita é super leve e saudável, perfeita para uma refeição noturna. “Um prato rico em sabores, cores e com uma aparência sofisticada.”, descreve a dona da receita.

7. Salada fria de frango com batata doce: essa salada também é composta pela combinação frango + batata doce e propõe adicionar mais “graça” a essa mistura. Você pode acrescentar os acompanhamentos de sua preferência ou testar os sugeridos na receita original, o importante é manter a praticidade e a refrescância da salada!

8. Suflê de frango com batata doce: essa receita surgiu da necessidade de preparar algo prático e rápido, usando frango e batata doce e o resultado é um prato cremoso, bonito e saudável!

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

9. Torta salgada de batata doce e tomate: simples, rápida, saudável e deliciosa, é como essa torta é descrita pela dona da receita. O visual final da torta também é incrível e pode ser uma ótima opção para surpreender sua família em um jantar!

10. Fricassé de frango com batata doce: novamente, a dupla fit frango e batata doce são os ingredientes principais, mas desta vez acompanhados com um creme de milho e queijo ralado para gratinar. Por combinar camadas de frango, purê, creme de milho e queijo a receita não é muito light, mas o sabor promete!

11. Lasanha de batata doce: a batata doce é ingrediente principal para a massa dessa lasanha e o preparo leva apenas 15 minutos, ou seja, a receita é prática, saudável e pode ser totalmente adaptada para você ao variar os recheios.

12. Batata doce gratinada com peito de peru: este prato é uma ótima alternativa para quem gosta do sabor da batata doce, pois trata-se dela acompanhada com um creme de queijo e peito de peru. Apesar dessas adições aumentarem o valor calórico da receita, ela ainda é uma aliada para o ganho muscular e para uma alimentação mais saudável.

Foto: Reprodução / Pixelated Crumb

Foto: Reprodução / Pixelated Crumb

13. Risoto de batata doce com cogumelos: a receita deste risoto é perfeita para receber os amigos em casa ou servir em uma ocasião especial, exatamente por isso ela requer um pouco mais de dedicação e tempo, leva mais ingredientes, mas o resultado compensa o esforço, afinal essa versão com batatas fica extremamente cremosa!

14. Escondidinho de batata doce: feito com apenas 3 ingredientes, esse escondidinho é fit (como a maioria das receitas que levam batata doce), rápido e super fácil de fazer: basta cozinhar a batata, preparar um recheio ou molho e intercalar essas duas partes em camadas.

15. Nhoque de batata doce: o nhoque pode ser feito com batata, mandioca e porque não com batata doce? Essa receita te ensina como recriar a tradicional massa usando a batata doce e ainda dá a dica para deixar seu nhoque mais leve e saboroso.

16. Pizza de batata doce: essa ideia é uma alternativa saudável para os amantes de pizza. O preparo da massa é fácil e rápido, levando apenas a batata doce, ovo e farinha de aveia. Quanto ao recheio, você pode variar e criar as pizzas que você mais ama, ingerindo menos calorias.

Versátil, a batata doce também pode estrelar pratos doces. Conheça algumas receitas que utilizam como base a batata doce e podem adoçar seus dias de uma forma mais saudável:

Doces

Foto: Reprodução / The awesome green

Foto: Reprodução / The awesome green

17. Brownie de batata doce: mais saudáveis que os tradicionais, esses brownies são uma boa opção para diminuir o consumo de açúcar, afinal a receita não leva nem açúcar e nem glúten. Vale a pena testar!

18. Doce de batata doce: o doce de batata doce é uma receita bastante antiga e difícil de encontrar pronta para compra hoje em dia. O preparo é muito simples e rápido e pode ser uma alternativa para o tradicional brigadeiro.

19. Bolo de batata doce, chocolate e nozes: “esse é um bolo daqueles que de longe parece uma nega maluca comum, mas quando as pessoas experimentam ficam tentando descobrir qual é o ingrediente secreto.”, conta a blogueira. Com a batata doce e as nozes, o sabor e a textura ficam surpreendentes!

20. Brigadeiro de batata doce: esse é um docinho feito com leite de amêndoas e biomassa de banana verde, uma boa pedida para preparar quando bate aquela vontade de comer doce, sem escorregar na dieta.

Foto: Reprodução / Vegan Baking

Foto: Reprodução / Vegan Baking

21. Sorvete de batata doce: este sorvete é a receita perfeita para refrescar os dias daqueles que adotam uma dieta direcionada ao treino e à musculação. Além da batata doce, o sorvete leva whey protein, adoçante e leite de soja, o sabor fica por conta da pasta de amendoim e a essência de baunilha.

22. Pudim de batata doce: essa ideia é para você adicionar mais uma variação às suas receitas de pudim. Segundo a dona da receita o resultado é um doce muito saboroso e que derrete na boca.

23. Torta de batata doce com goiabada: fácil de preparar e com ingredientes acessíveis, essa torta de batata doce pode ser um ótimo prato para servir no café da tarde. A goiabada derretida por cima dá o toque final!

A partir dessas receitas é possível incluir, criar e adaptar muitas outras receitas com batata doce no seu cardápio e desfrutar da versatilidade e todos os benefícios trazidos por ela!

Assuntos: Boa forma

Para você