Painço: conheça os benefícios e receitas de como usá-lo

Escrito por
Em 31.03.20

iStock

Muitas pessoas conhecem o painço apenas como comida para passarinhos, mas sabia que nós também podemos consumir e esse grão possui inúmeros benefícios? De acordo com a nutricionista Fernanda Araújo (CNR 61544), ele contém um ótimo teor de fibras solúveis e insolúveis, auxilia na perda de peso, na saúde intestinal, controle da glicemia, diminuição do colesterol e muito mais. Agora, vamos conhecer mais sobre esse alimento.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

O que é

O painço é tem origem na África e na Ásia. Trata-se de um grão que vem do milho-painço e um cereal alcalino. É conhecido também como milho miúdo ou milheto. Para nós, o correto é consumir sem a casca.

Benefícios

A Fernanda listou alguns benefícios para saúde que o Painço possui:

  1. É recomendado para vegetarianos e veganos, pois é fonte de proteína;
  2. Contém triptofano, um aminoácido precursor de serotonina, neurotransmissor do bem-estar. Isso ajuda a controlar o humor e ansiedade;
  3. O painço dá mais saciedade, auxiliando da perda de peso;
  4. Contribui na manutenção e fortalecimento do tecido muscular;
  5. Retarda o envelhecimento, já que produz colágeno no organismo;
  6. Aumenta a saúde intestinal;
  7. Controla a glicemia e contribui para a diminuição do colesterol;
  8. Ele não contém glúten;
  9. Previne desenvolvimento de diabetes tipo 2;
  10. É desintoxicante.

Como consumir

A nutricionista Fernanda explica que o grão deve ser consumido sem a casca e recomenda que seja comprado em embalagem fechada e não a granel, pois ele possui mais impurezas.

Receitas

Agora que você já sabe sobre os inúmeros benefícios que o grão lhe oferece, com certeza, você pode adicioná-lo em sua rotina na hora da alimentação. Aqui vai algumas receitas:

Salada de Painço

Se você está querendo dar uma variada no cardápio e surpreender o seu paladar, a salada com este grão é a receita perfeita para você, trazendo o aroma com raspas de limão e crocância com a castanha do Pará.

Bolinho de Painço

O bolinho de Painço é uma receita fácil e prática no modo de preparo! Utiliza-se poucos ingredientes, como: cebola, cenoura, aipo, sal, alho em pó e o grão. Você tem a opção de assar ou fritar os bolinhos. Além disso, é uma ótima opção para os veganos.

Continua após o anúncio

Pão funcional com Painço

E para quem procura opções de receita sem farinha, pasmem: além de ser sem farinha, não contém ovo, glúten e leite. Nesta receita, o que é utilizado é a farinha de Painço. O pão ficar super fofinho! Você só precisará dos ingredientes e mexer tudo em um recipiente. Mãos à obra!

Queijo cremoso de Painço

Aqui vai mais uma alternativa para os veganos! O queijo cremoso deste grão. Mais: essa delícia dá para colocar em pizzas, lanches, lasanha ou onde você quiser. Vale a pena conferir.

Painço com frango

Essa receita dá água na boca! Além de ensinar a preparar o Painço como substituto do arroz, mostra como a incrementar com frango e vários temperos.

Risoto de Painço

Bela Gil mostra como preparar um Risoto de Painço com o amaranto roxo que faz parte das plantas alimentícias não convencionais.

Como vimos, o Painço é um alimento riquíssimo. Faz muito bem para a saúde e traz muito benefícios. Adicioná-lo em seu dia a dia é receita certa para uma vida melhor. Se você se interessa por mudanças simples na alimentação que podem fazer toda a diferença, que tal acrescentar mais grãos integrais para turbinar ainda mais sua saúde?

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Alimentação