10 receitas de overnight oats e benefícios desse lanche superprático

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Em 07.10.20

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O overnight oats é uma opção fácil e muito saborosa para quem deseja manter uma alimentação saudável e ter praticidade. Conversamos com a nutricionista Izabella Imianovsky (CRN10 5729 – SC) para explicar todos os benefícios dessa receita. Continue a leitura e descubra quais são!

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Índice do conteúdo:

O que é overnight oats

Segundo Izabella, “o overnight oats é um mingau de aveia feito com sementes e frutas, que fica na consistência de um pudim. O nome overnight vem do inglês, que se refere ao modo de preparo, que é deixar a aveia descansando no leite à noite em um pote, de preferência de vidro, para que fique cremoso e consistente.”

A nutricionista também comenta que “é possível adaptar a receita utilizando leite de coco e iogurte e também utilizar chia ou linhaça além da aveia. As frutas e sementes podem variar, mas a dica é combinar frutas doces com frutas mais azedas. Essas combinações tornam a refeição versátil, deliciosa e supernutritiva.”

5 benefícios do overnight oats para ter mais saúde

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A nutricionista Izabella também nos contou sobre os benefícios que essa receita traz para a saúde. A seguir, confira todos eles:

  1. Regula o intestino: “por ser uma preparação com bastantes fibras solúveis e insolúveis, ela ajuda na formação e na consistência do bolo fecal. Com isso, auxilia a regulação do trânsito intestinal. Mas lembre-se: para usufruir desse benefício, é importante ter o consumo diário ideal de água”.
  2. Dá saciedade: “as fibras utilizadas formam um gel no estômago, principalmente quando usamos a chia hidratada. Isso proporciona uma mastigação mais lenta e, por consequência, oferece mais saciedade”.
  3. Reduz o colesterol: “as fibras presentes nessa receita, principalmente a aveia, que contém betaglucana, agem como se fosse uma ‘vassourinha’, reduzindo a absorção dos ácidos biliares, que é a matéria-prima para a produção de colesterol no organismo”.
  4. Auxilia no emagrecimento: “dentro de uma alimentação saudável e equilibrada, é uma refeição que contribui para esse objetivo por fornecer bastante saciedade”.
  5. Praticidade: “para quem se organizar e conseguir deixar pronto, o overnight serve como uma opção prática tanto pro café da manhã quanto para o da tarde. Isso porque, dentro da geladeira, em um pote de vidro bem tampado, ele dura até três dias”, finaliza a nutricionista.

Viu só como são vários benefícios para você incluir essa receita no seu dia a dia? No próximo tópico, confira diferentes formas de prepará-la!

10 receitas de overnight oats para lanches práticos e nutritivos

Agora que você já sabe o que é overnight oats, trouxemos, a seguir, várias receitas com dicas para você testar aí na sua casa. Acompanhe!

1. Overnight oats simples

Aqui, você vai conferir o preparo de vários overnights. Por ser uma receita versátil, você pode usar e abusar da criatividade para fazer as combinações, sem se esquecer dos benefícios de cada ingrediente utilizado. Assista ao vídeo e saiba mais sobre o preparo!

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2. Overnight oats com frutas vegano

Nessa receita, você vai conferir o preparo de um overnight vegano. Ela rende 300 ml e, como sugestão de frutas, foram utilizados blueberry, morango e kiwi em um e banana, manga e coco em outro. Prepare o overnight fazendo camadas de chia hidratada, frutas e aveia até preencher o pote e leve à geladeira por 8 horas.

3. Overnight oats com mel

Aprenda quatro diferentes receitas de overnight oats. Os ingredientes básicos são leite, aveia em flocos, chia e mel. No vídeo, são mostradas as variações de frutas e sementes utilizadas para fazer quatro potinhos e ter refeições superpráticas.

4. Overnight oats com whey

Você treina? Tem whey protein no cardápio do dia a dia? Então, vai adorar conferir o preparo desse overnight: basta utilizar o leite da sua preferência, três colheres de sopa de whey, uma colher de sopa de aveia e a fruta de que você mais gostar.

5. Overnight com geleia

Se você é fã de geleia, precisa conferir a proposta dessa receita, que é acrescentar geleia sem açúcar ao overnight oats. A dica dessa receita é utilizar granola para dar um contraste diferente ao preparo. Confira mais detalhes no vídeo!

6. Overnight oats com ameixas

Que tal adicionar ameixas ao seu overnight oats? A ameixa contém vitaminas do complexo B, A, C e K, além de minerais como potássio, ferro, cálcio e zinco. É uma excelente fruta para a saúde e traz um gostinho diferente e delicioso para a receita. Experimente!

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7. Overnight oats com iogurte grego

Além do leite, você também pode utilizar iogurte grego para fazer esse lanche. No vídeo, você confere todos os ingredientes e as sugestões de frutas utilizadas. A receita rende um pote de vidro mais ou menos do tamanho de um pote de conserva e pode ficar na geladeira por até 2 dias.

8. Overnight oats com iogurte natural

Aqui, você vai aprender três sugestões de overnight oats que, além do leite, também utilizam iogurte natural em seu preparo. Para a combinação de frutas, não existe uma regra, então use a criatividade para preparar seu próximo café da manhã!

9. Overnight oats com queijo quark

Outra opção para você variar os ingredientes da base do overnight é utilizar queijo quark. Nesse vídeo, você vai conferir opções de combinações para inserir essa receita no seu dia a dia e não enjoar. Veja todos os detalhes do modo de preparo!

10. Overnight oats com pasta de castanha

Para encerrar, trouxemos uma opção diferente para preparar essa delícia: utilizando pasta de castanha ou substituindo por pasta de amendoim. Assim, você tem um lanche com gostinho diferente e que continua sendo muito nutritivo e saboroso. Anote os ingredientes e bom apetite!

Gostou de aprender sobre o overnight? Então, é hora de escolher uma receita e incluí-lo no seu dia a dia. Se você gostou dessa dica, descubra mais opções para ter um café da manhã saudável!

Assuntos: Alimentação, Fitness