Ménage à trois: como fazer e aproveitar a experiência

Escrito por                    
Atualizado em 24.06.22

Foto: Reprodução / You Me Her

Por
Atualizado em 24.06.22

Quando o assunto é sexo, um é bom, dois é bom e três não é demais! A ideia de ter uma experiência sexual a três já deve ter passado pela sua mente pelo menos uma vez. Que tal realizar essa fantasia? Até mesmo o nome ménage à trois (lê-se com sotaque francês) é sexy e a prática tem tudo para ser muito satisfatória para todas as partes envolvidas. Mas na hora de multiplicar por três todo o prazer sexual, é preciso tomar alguns cuidados e fazer tudo pelos motivos certos.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Tocando no assunto

iStock

Inserir um terceiro elemento em um relacionamento monogâmico pode ser uma furada se não for tudo muito bem conversado e combinado antes. Sim, associamos sexo a impulso e surpresa, mas chegar do nada no quarto com uma amiga no aniversário do seu marido não é o caminho mais seguro. Afinal, a vida não é um filme de comédia romântica.

A chave de todo relacionamento é a comunicação e aqui não é diferente. O ideal é plantar uma sementinha e regá-la em conversas. “Você pode começar a trazer o assunto pro relacionamento por meio das fantasias ou das conversas íntimas. Mostre que isso é uma vontade sua e que te excita. Se a fantasia for bem aceita, então entre no assunto e sugira que aconteça na realidade!”, diz a psicóloga e sexóloga Gabriela Marinho.

Dicas para um ótimo ménage à trois

iStock

Selecionamos boas dicas para que ninguém fique de fora na hora H e tudo atenda suas expectativas. Não são todas as pessoas que curtem um menáge e muitas vezes a experiência é considerada superestimada, mas só se pode ter um resultado depois de tentar, certo?

A terceira pessoa: uma escolha cuidadosa

Após decidirem encarar essa aventura, o próximo passo é escolher o terceiro mosqueteiro ou mosqueteira. “Ela ou ele precisa ser escolhida pelo casal e agradar os dois”, frisa Gabriela. Existe um mito de que o sexo a três consiste em duas mulheres preocupadas apenas em agradar um homem, mas não é assim que funciona. O casal (homossexual ou heterossexual) precisa escolher alguém que atraia ambos. Há mil e uma possibilidades: o ménage pode ser composto de várias formas, até por três pessoas do mesmo gênero.

Seja uma desconhecida, amiga do casal ou profissional, a terceira pessoa não é um brinquedo e também precisa participar de uma conversa esclarecedora antes do ato. Mesmo que você não saiba o nome dela, deve saber seus limites e vontades para que vocês alinhem seus interesses. Aliás, geralmente é a terceira pessoa – a convidada ou convidado – que recebe mais atenção de um casal que já esteja estruturado.

Invista em um lugar confortável

O lugar da ação também tem que ser escolhido previamente, porque precisa ser confortável, seguro e deixar todos à vontade. Vai acontecer na casa de algum de vocês? Vão para um motel? Qual? Façam essas perguntas durante o planejamento para que tudo dê certo. Quanto mais coisas forem decididas com antecedência, mais excitante vai ficando a ideia – e menos imprevistos surgirão no caminho.

Publicidade

Faça listas

Inclua na conversa uma lista de coisas que vocês podem e não podem fazer na hora do ménage. Assim, os limites ficam mais claros e não há risco de alguém estragar a experiência tentando algo que incomode o outro.

As vontades também ficam expostas e há menos chances de alguém deixar um desejo passar por receio de pedir no calor do momento.

Safeword: segurança sempre!

Ok, não estamos falando de BDSM ou relações sexuais que oferecem reais riscos à integridade física dos participantes, mas segurança nunca é demais. Por isso, combinem uma Safeword, uma palavra de emergência que deve ser acionada se alguém se sentir desconfortável ou, no caso, deixado de lado. Mesmo que tudo tenha sido discutido previamente, o sexo pode fugir do controle – e isso não é ruim, muito pelo contrário, é o que faz dele maravilhoso.

Então o principal segredo do ménage bem-sucedido é a conversa e as preparações, assim, quando chegar a hora, você deixa sua mente livre de preocupações e só sobra espaço para aproveitar o momento.

Aguarde a sua vez – mas saiba como voltar para a dinâmica

Nem todos os momentos do ménage envolverão as três pessoas. Às vezes, uma delas vai passar um tempo somente observando, para depois ser incluída novamente na dinâmica. Não se chateie se for o seu momento de ficar de fora e aproveite para se tocar. Mas, se quiser voltar para a dinâmica, tenha iniciativa! Abrace, acaricie, beije, puxe a mão de uma das outras duas pessoas para seu corpo, envolva-se. Sua atitude também é muito importante e é fundamental que você curta o momento e se sinta envolvida o tempo todo – mesmo quando estiver observando.

Prós e contras

Foto: iStock

Como a sexóloga Gabriela lembra, o ménage tem tudo pra dar certo quando o casal está disposto, já conversou sobre isso várias vezes e os dois estão certos que se excitam com a prática. O mesmo vale para o contrário, se um dos dois não está totalmente à vontade com a ideia ou um quer fazer apenas para agradar o outro, a chance de dar errado é grande! Para guiar você, fizemos uma listinha de prós e contras para ser levada em consideração nas suas conversas sobre o assunto.

Prós

  • Como toda experiência sexual bem acordada, aumenta a confiança do casal (mas atenção: nunca faça um ménage na tentativa de salvar um relacionamento).
  • Amplia seus horizontes em relação a sexo. Nós nunca sabemos tudo sobre nossas vontades, sair da zona de conforto ajuda a (re)descobri-las.
  • Melhora a autoestima, afinal, você pode dar prazer a duas pessoas ao mesmo tempo!

Contras

  • Se não for bem conversado, “pode acontecer um trauma sexual e prejudicar a vida íntima do casal daquele dia em diante”, explica Gabriela.
  • Há o risco de a terceira pessoa ter um desempenho sexual melhor que o seu, um problema para pessoas inseguras.
  • Quando feito por pressão, refletirá negativamente no seu relacionamento e poderá deprimir uma das partes.

Ah, vale ter em mente que o ménage nunca deve ser feito para “salvar um relacionamento”, pois as chances de ele ter um efeito oposto são grandes. O ménage deve ser realizado quando o casal está bem, com um diálogo aberto, seguros e satisfeitos da própria relação.

Saiba mais sobre o assunto

Para realizar um ménage, é importante conhecer bastante a respeito do assunto, a partir de várias perspectivas. Especialistas, praticantes, quem gostou, quem não gostou… Quanto mais opiniões e informações sobre o tema, melhor. Pensando nisso, confira os vídeos que separamos para você:


Neste vídeo, a Dra. Thaís França, ginecologista, fala um pouco sobre a prática numa perspectiva mais relacionada à saúde da mulher, ainda que acabe abordando também a questão comportamental.

Já aqui temos a especialista em sexualidade Cátia Damasceno falando um pouco sobre o ménage, tabus possíveis e como se preparar para este momento.

No terceiro vídeo que selecionamos, temos dicas bastante práticas de alguém que já realizou ménage – o que é bastante útil para você não reunir apenas informações teóricas sobre o assunto.

Colocaram todos os pingos nos is? Agora é só partir para a ação! Não deu certo, mas ainda tem vontade? Tente novamente! As escolhas são todas suas, faça as adaptações que precisar. Ah, claro, não se esqueçam de comprar muitas e muitas camisinhas, afinal, vai haver um corpo a mais nessa relação!

Publicidade

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.