Relaxe com a massagem ayurvédica e purifique o corpo e a mente

Escrito por
Em 17.05.21

iStock

Por                                
Em 17.05.21

O ayurveda é uma prática milenar que tem se popularizado nos últimos tempos. Criada na Índia, essa medicina alternativa busca o equilíbrio entre corpo, mente e espírito, entre suas técnicas mais famosas está a massagem ayurvédica. Para compreender mais sobre essa prática terapêutica, convidamos as massoterapeutas especialistas Eliane de Mattos e Raquel Furquim para falar sobre o tema. Confira!

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é massagem ayurvédica

De acordo com Raquel, a massagem ayurvédica é uma técnica que se destaca por “seu objetivo, óleo utilizado, área trabalhada, local de execução e público”. A profissional complementa, ainda, ressaltando a terapêutica corporal da massagem que busca a “desintoxicação e equilíbrio físico, mental, emocional e energético”.

A profissional Eliane afirma ainda que “a massagem ayurvédica é uma forma de nutrir os tecidos, estimulando não só a desintoxicação do organismo, como dito anteriormente, mas também fortalecendo o sistema imunológico, promovendo equilíbrio e relaxamento”.

Além disso, é importante ressaltar a diferença da massagem ayurvédica, para os demais tipos de massagem. Ambas as profissionais pontuam que este primeiro tipo de prática requer uma adequação a subjetividade de cada pessoa. “A diferença é que a massagem ayurvédica prioriza a individualidade da pessoa, usa óleos e aromaterapia específicas para cada bioenergia”, afirma Eliane.

Benefícios da massagem ayurvédica

iStock

Com um olhar diferente sobre os diversos aspectos do ser humano, a filosofia Ayurveda não poderia deixar de agregar “conhecimento de vida”, como o próprio nome diz. E é com esse conhecimento e sensibilidade que as práticas de massagem foram estabelecidas, trazendo inúmeros benefícios em prol do equilíbrio humano. Confira, a seguir, alguns desses benefícios:

  • Desintoxicação do organismo: que ocorre através da estimulação do sistema linfático;
  • Melhora a imunidade: porque estimula a produção de linfócitos, as células de defesa do corpo;
  • Proporciona rejuvenescimento da pele: por conta da melhora da oxigenação dos tecidos através da nutrição;
  • Proporciona bem-estar: pois promove a liberação dos hormônios do prazer, aumentando a sensação de bem-estar;
  • Melhora a fadiga: as manobras utilizadas e o uso do óleo vegetal adequado para cada tipo de pessoa, objetivam revigorar a energia vital;
  • Alivia dores e tensões: pois proporciona o relaxamento dos músculos e das articulações;
  • Melhora a circulação sanguínea: o aquecimento causado pelas manobras ajuda a dilatar os vasos sanguíneos.
    • Além de todos esses benefícios, Eliane afirma que a massagem ayurvédica “auxilia na manutenção da saúde”, ou seja, também funciona como prevenção.

      Tipos de massagem ayurvédica

      Com tantos conhecimentos, benefícios e técnicas, é claro que existem tipos de massagem ayurvédica. Assim como cada pessoa requer um tipo de cuidado, cada técnica terá distintos benefícios. Contudo, a massagem em sua totalidade “auxilia na energia vital do corpo, equilibrando nosso corpo e mente”, destaca Eliane. Confira, abaixo, os principais tipos de massagem ayurvédica:

      1. Abhyanga

      iStock

      Publicidade

      A Abhyanga, de acordo com Eliane “é uma oleação corporal que nutri os tecidos fortalecendo os ossos, melhorando a flexibilidade dos tendões”. As manobras proporcionam o relaxamento e tem como objetivo eliminar as toxinas do corpo. Raquel, por sua vez, ressalta que nesta técnica é “muito utilizado o óleo aquecido”.

      2. Garshana

      iStock

      A Garshana é a união entre massagem e esfoliação. Realizada com como sal grosso, óleos vegetais e ervas, a massagem é feita em todo o corpo, estimulando e hidratando a pele, e promovendo melhora na circulação sanguínea.

      3. Shiroabhyanga

      iStock

      A Shiroabhyanga, ou Champissage, é uma massagem relaxante realizada nas regiões da cabeça, ombros, tórax, pescoço e face com auxílio de um óleo vegetal. As manobras estimulam o sistema nervoso e imunológico, e ajudam na diminuição do estresse, da ansiedade, insônia, entre outros benefícios.

      4. Yoga Massagem Ayurvédica

      iStock

      De acordo com a massoterapeuta Raquel, a Yoga Massagem Ayurvédica “foi desenvolvida por Kussum Modak, que uniu a massagem tradicional indiana aos alongamentos do Yoga”. Raquel explica, ainda, que a prática é realizada no chão e que possui “manobras que usam mãos e pés para aquecer o corpo para as manobras de tração e alongamento”.

      5. Padabhyanga

      iStock

      Também conhecida como Reflexologia, é uma “massagem feita nos pés para estimular os pontos reflexos que correspondem a todas as partes, funções e órgãos do corpo”, explica Raquel. Através da técnica, o massoterapeuta poderá realizar a desintoxicação de pontos específicos do corpo, restaurando a saúde física, emocional e aliviando tensões.

      6. Pinda Sweda

      iStock

      Publicidade

      Segundo Eliane, a Pinda Sweda é uma “massagem no corpo com ervas e pó de especiarias” realizada com as “pindas”, que são trouxas de tecido que comportam as especiarias. As pindas são aquecidas em óleo vegetal e tem o objetivo de dissolver as toxinas corporais através do calor.

      7. Garbhini Abhyanga

      iStock

      De acordo com Raquel, a Garbhini Abhyanga é uma “oleação para gestantes”. As técnicas e manobras da massagem levam em conta as contraindicações da gravidez, e tem como objetivo estimular o sistema linfático e promover equilíbrio energético e relaxamento.

      Saiba mais sobre massagem ayurvédica

      Ficou curiosa para saber como a massagem ayurvédica funciona na prática? Então, confira, abaixo, essa seleção audiovisual que separamos:

      Como escolher o tipo certo de massagem ayurvédica

      Neste vídeo, o profissional Rogério Muller explica sobre o surgimento da medicina ayurvédica e sobre as técnicas de massagem que seguem essa filosofia, além de contar brevemente sobre como ocorre a escolha do tipo de massagem para cada pessoa.

      Yoga Massagem Ayurvédica: o que é e como fazer

      Se você deseja entender mais sobre como unir massagem e yoga, neste vídeo, a massoterapeuta Puja Punita, te explica! Com dicas que vão desde a escolha do óleo até uma sequência da prática, a profissional esclarece diversas dúvidas sobre yoga massagem ayurvédica.

      Relaxe a mente e o corpo com a shiroabhyanga

      Nesse vídeo a massoterapeuta Suzana Rossi Freire conta brevemente sobre essa técnica de massagem ayurvédica indicada para casos de ansiedade, estresse e problemas para dormir.

      Publicidade

      Nosso corpo precisa de carinho e uma boa massagem é uma forma de autocuidado. E se não der para ir até um profissional, experimente realizar uma automassagem. Você não vai se arrepender!

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Bem-Estar, Corpo