
Moda e Beleza
iStock
![]() |
|
Para quem está em busca de uma pele melhor, decerto ouviu falar da máscara de LED. O uso desse tipo de tratamento cresceu muito, levando muitas mulheres a desejarem entender melhor os benefícios da máscara. Sendo assim, consultamos uma dermatologista que irá explicar como funciona e as vantagens para a pele.
Publicidade
Segundo a Dra. Lívia Maria Camargo (CRM SP-189909), dermatologista, a máscara de LED é um objeto que emite partículas de luz com comprimento de onda que penetram na pele e estimulam a produção de energia celular. Esse procedimento passou a ser desenvolvido para o uso dermatológico e para outros casos, porém inicialmente era usado para tratamentos de dor após cirurgias.
Como o interesse pelas máscaras de LED cresceu, o mercado passou a comercializar esse produto. Sendo assim, há dois tipos de máscaras: a de uso profissional, utilizada em consultórios e hospitais; e a de uso doméstico, vendida em lojas e que necessitam ter registro na ANVISA, a fim de garantir a qualidade do produto. Há também diferentes tipos de luz de LED:
Contudo, a Dra. Lívia conta que para tratamentos que possuem eficácia e são comprovados cientificamente, os procedimentos devem ser realizados em consultórios e hospitais. Visto que nesses locais são utilizadas máquinas específicas, com níveis corretos de energia e a luz adequada ao tratamento. Portanto, a busca por um profissional é importante para que sejam observados os devidos cuidados.
Como esse procedimento tem tomado grandes proporções, principalmente no mundo da beleza, é normal haver dúvidas. Sendo assim, pegamos os principais questionamentos sobre a máscara de LED para que fossem respondidos pela Dra. Lívia:
Qual a funcionalidade da máscara de LED? A máscara emite partículas de luz que estimulam a produção de energia celular. Como resultado, essas emissões provocam uma vasodilatação que ativa a oxigenação local.
Como funciona o tratamento com LED? O LED foi desenvolvido inicialmente para o tratamento da dor em feridas cirúrgicas, logo foi constatado que os pacientes também apresentavam melhora da cicatrização nessa região. Esse resultado é alcançado porque algumas frequências de luz conseguem ativar e equilibrar células responsáveis pela inflamação e controle de colágeno durante a cicatrização.
Máscara de LED é bom para melasma? Segundo a Dra. Lívia, a máscara com luz azul ajuda quando se trata de a amenizar e clarear manchas e vasinhos da pele. Contudo, em casos de manchas maiores, como melasma é necessário associar a outros tratamentos para alcançar melhores resultados.
Pode usar a máscara de LED em casa? As máscaras de uso não profissional são desenvolvidas a fim de causar o mínimo de problemas, porém não é nada 100% garantido. Sendo assim, a Dra. Lívia não aconselha o uso deste tipo de equipamento fora de consultórios e hospitais, ou sem orientação de um dermatologista.
Publicidade
Existem efeitos colaterais ao uso da máscara? Os efeitos colaterais na pele são muito raros, mas ainda assim é indicado realizar tais procedimentos com profissionais e em locais como clínicas e consultórios.
A máscara de LED é um tratamento que possui muitas vantagens para a pele, quando feita em locais adequados e sob supervisão de um profissional. Apesar do crescimento e desenvolvimento de máscaras para o uso doméstico, esses equipamentos não contam com a eficácia e segurança que os de uso profissional possuem.
Para os tratamentos feitos em clínicas especializadas e em hospitais, o procedimento não oferece riscos. Em relação às máscaras de LED de uso doméstico, a Dra. Lívia acredita que sejam raros os efeitos colaterais com o uso na pele. Entretanto, ela alerta para risco dos equipamentos sobreaquecerem, emitindo luz UV que podem causar queimaduras na pele.
Para que você veja na prática a funcionalidade da máscara de LED, separamos experiências de mulheres que fizeram o uso dessa ferramenta. Como dito pela Dra. Lívia, é aconselhável que você faça o uso dessa máscara com orientação do seu dermatologista, assim você terá um tratamento seguro e eficaz.
A youtuber Lu Ferreira conta um pouco sobre sua experiência ao usar a máscara de LED. Ela fala sobre o seu primeiro contato com esse tratamento e o que vem achando após fazer um uso mais intensivo em casa.
A youtuber Bruna Harmel fala sobre os efeitos que sentiu depois de 1 mês de uso da máscara, após sofrer com a acne por muito tempo. Confira suas impressões sobre o tratamento e os resultados que ela apresenta na pele.
Quer saber se a máscara usada em casa é para você? A youtuber Cinthia Ferreira ponderou sobre os pontos positivos e negativos após experimentar a máscara de LED.
Publicidade
Você ficou curioso em saber a diferença entre o LED doméstico e um equipamento de uso profissional? A esteticista Melanny Cindy fez um vídeo completo no YouTube tirando dúvidas sobre esse tema, além de abordar a eficácia das máscaras de LED que são vendidas no mercado.
A cada dia os tratamentos dermatológicos têm crescido e se desenvolvido, de maneira a nos beneficiar com resultados eficientes. Porém, fique sempre atenta as formas de uso e a necessidade de procurar um profissional antes de realizar qualquer procedimento. Se você quer melhorar a aparência da sua pele, confira os cuidados essenciais para uma pele perfeita.
Jornalista por profissão, louca por viagens, livros e séries. Apaixonada por saber informações aleatórias sobre o mundo.