
iStock

A harmonização facial é um assunto que está em alta. Mas, por quê? Se antes as mulheres recorriam aos bisturis para se sentirem ainda mais bonitas – seja para alterar o formato do nariz, queixo ou maxilar, por exemplo – hoje em dia elas têm acesso a uma opção menos dolorosa, não definitiva e com ótimos resultados.
O procedimento caiu no gosto das famosas e surpreende por modelar determinadas partes do rosto sem a necessidade de uma cirurgia, deixando as linhas faciais mais harmônicas e simétricas. Se você ficou interessada no assunto, continue a leitura! Aqui trazemos mais informações sobre a harmonização facial e o antes e depois de quem já aderiu à técnica.
O que é harmonização facial
Segundo o cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Ronaldo Soares (CRM/SP: 147265), a harmonização facial é um procedimento injetável ou cirúrgico que visa equilibrar o rosto projetando ou minimizando as partes desejadas. Saiba quais:
- Região dos olhos: abrir o olhar e minimizar as olheiras;
- Região da testa: atenuar as rugas da testa;
- Região dos lábios: sumir com o indesejável “bigode chinês”;
- Região do queixo: dar volume ao queixo;
- Região do pescoço: diminuir a papada;
- Região do maxilar: destacar o maxilar.
Como visto acima, a harmonização facial abrange praticamente todo o rosto e tem a vantagem de não ser uma técnica tão invasiva, como a mentoplastia. Além disso, o procedimento assegura uma recuperação rápida e menos dolorosa.
Publicidade
Relacionadas
Como é feita a harmonização facial

iStock
O cirurgião dentista com referência internacional e especialista em harmonização facial, Thales Wilson Cardoso (CRO: 98.196), explica que, após a consulta, a harmonização facial é direcionada conforme as queixas da paciente. Ou seja, aquilo que a incomoda e que deseja ser melhorado. Soares completa: “para preenchimento e toxina botulínica precisamos aplicar um anestésico tópico antes do produto. Se for uma bichectomia, é necessário fazer alguns exames, já que se trata de uma cirurgia”. Abaixo, conheça as principais técnicas da harmonização facial:
- Preenchimento facial: consiste na aplicação de ácido hialurônico na camada subcutânea para hidratar e devolver volume à pele. O preenchimento corrige os sulcos e ameniza o aspecto do bigode chinês, por exemplo;
- Botox: a função da toxina butolínica é paralisar a região do músculo a fim de reduzir as linhas de expressão e suavizar as rugas;
- Bioestimulação de colágeno: procedimento que pode ser feito tanto na face como no pescoço para tratar a flacidez da pele e estimular a produção de colágeno;
- Rinomodelação: técnica realizada para remodelar a estética do nariz com o uso de substâncias preenchedoras, como o ácido hialurônico;
- MMP Facial (Microinfusão de Medicamentos na Pele): é a aplicação de ativos na pele por meio de microagulhamento, indicada principalmente para o tratamento de cicatrizes de acnes e melasma;
- Lifting: opção indicada para corrigir a flacidez por meio de incisões que remodelam o tecido e reposicionam a musculatura de uma região do rosto (pálpebras, mandíbula, nariz, testa e até mesmo pescoço);
- Bichectomia: é a retirada de uma pequena quantidade de gordura das bochechas com anestesia local.
Todos as técnicas acima têm a finalidade de melhorar a estética facial conforme as escolhas da paciente, valorizando o rosto com traços balanceados e mais simétricos. Procedimentos como lentes de contato dental, clareamento e alinhadores transparentes, utilizados para melhorar o aspecto do sorriso, também entram na categoria da harmonização facial.
Quanto tempo dura
Soares explica que a toxina botulínica dura em torno de seis meses. Já o preenchimento com ácido hialurônico e bioestimuladores de colágeno, em torno de um ano a um ano e meio. Como a bichectomia é uma cirurgia, o retoque não é necessário.
Quando é indicado
Já Cardoso afirma que, depois dos 25 anos, a pessoa começa a sentir os efeitos do envelhecimento. O bigode chinês, por exemplo, pode dar sinais no rosto. Assim, “com 40 anos os efeitos estão visíveis e as pessoas buscam mais pela harmonização facial. O ideal seria começar antes, por volta dos 25 anos mesmo, com tratamentos mais leves, como a toxina botulínica. Em teoria qualquer pessoa pode fazer, mas precisa verificar se está bem de saúde e se não tem contraindicação sistêmica”, afirma Cardoso.
Contraindicações
- Paciente com estado de saúde não apropriado: como explicou Cardoso, quem deseja fazer a harmonização facial precisa estar com a saúde em dia. Por isso é importante passar antes por uma consulta e realizar os exames recomendados pelo profissional qualificado;
- Busca por resultados definitivos: se a paciente quiser uma mudança definitiva em alguma região do rosto, como o nariz, o ideal seria optar por uma rinoplastia, já que a harmonização oferece resultados temporários;
- Grávidas e lactantes: a harmonização facial é contraindicada para mulheres que estão grávidas ou ainda estão amamentando;
- Pessoas com doenças autoimunes: o procedimento também é contraindicado para pacientes portadoras de doenças autoimunes ou que tomam imunossupressores.
Infecções locais, transtorno generalizado da atividade neuromuscular, imunização à toxina butolínica e reações alérgicas também são fatores contraindicativos. É importante ressaltar que, para garantir os melhores resultados, o procedimento deve ser feito por um profissional qualificado: cirurgiões-dentistas, médicos dermatologistas ou cirurgiões plásticos.
Publicidade
Cuidados

iStock
Soares e Cardoso afirmam que o período de repouso é indispensável após a realização da harmonização facial, sendo ideal um descanso de dois a três dias. Deve-se evitar também a exposição ao sol, a prática de atividades físicas e movimentos bruscos na região facial.
Quanto custa
Dependendo do procedimento realizado, a harmonização facial pode variar de R$ 1.500 reais a R$ 20.000 reais.
Experiência de quem já fez harmonização facial
Separamos para você alguns depoimentos de quem já fez a harmonização facial. Além de informações gerais, você confere ainda as mudanças que a técnica pode promover no rosto.
Harmonização facial: quanto custa? dói muito? faz mal?
A Ana decidiu fazer a harmonização facial para definir o contorno do rosto. Ela conta como foi a sua experiência com o procedimento e mais detalhes sobre preço e áreas de aplicação do ácido hialurônico.
Preenchimento com ácido hialurônico: olheiras, queixo, nariz e mandíbula
As olheiras profundas eram as principais queixas da Ana e, por isso, ela optou pelo preenchimento dessas regiões com ácido hialurônico. A substância foi aplicada também em outras áreas, o que resultou em uma face mais simétrica e naturalmente contornada.
Publicidade
Harmonização facial: preenchimento labial, botox e bichectomia
No vídeo, a Lindsay explica a diferença entre procedimentos estéticos e cirurgias plásticas. A youtuber mostra ainda o antes e depois da harmonização facial e os efeitos específicos da aplicação da toxina butolínica e do ácido hialurônico no rosto.
Com um panorama geral sobre a harmonização facial, é possível ver os ganhos que o procedimento pode trazer para a autoestima feminina. Lembrando que o objetivo das técnicas não é criar um “rosto novo”, mas sim promover intervenções discretas que realcem a beleza natural de cada pessoa.
10 fotos de antes e depois do procedimento
Veja a seguir os “milagres” que a harmonização facial pode promover no rosto. Separamos 10 fotos para você analisar os resultados do procedimento:
1. A harmonização facial é ideal para quem quer ter um rosto definido
2. Com contornos mais harmônicos e simétricos
3. Que suavizam as linhas faciais de maneira sutil
4. O procedimento ajuda a acabar com a “papada”
5. E faz com que os queixos retraídos ganhem destaque
6. Deixando até mesmo o pescoço mais alongado
7. A harmonização facial permite ainda a remodelação do nariz
8. Com pequenas mudanças que fazem toda a diferença

Hugo Romano
9. A técnica também é perfeita para quem quer ter lábios mais carnudos
10. Ou apenas levemente preenchidos
Viu só como o é possível modificar diversas partes do rosto com a harmonização facial? Agora que você já sabe tudo sobre o procedimento, entenda um pouco mais sobre a função e os efeitos do ácido hialurônico, substância da qual falamos bastante por aqui e que é uma das grandes apostas do mercado da estética.

Andrea Sakugawa
Jornalista (11783/PR), a típica taurina, apaixonada por leitura, escrita, cinema, cultura pop e chocolate.