12 filmes sobre depressão que tratam o tema com seriedade

Escrito por
Em 07.05.20

IMDB

A depressão traz diversos problemas psicológicos e físicos para quem sofre com ela. No entanto, ainda há muito tabu e preconceito acerca do tema. Por isso, reunimos uma lista com filmes sobre depressão para você assistir e compreender melhor a doença. Confira e não deixe de assistir!

Continua após o anúncio

1. Se Enlouquecer, Não se Apaixone (2010)

Com pitadas de comédia, esse filme conta a história de Craig, que está com depressão e se interna voluntariamente em uma clínica. Lá, ele conhece pessoas e aprende várias coisas sobre a vida. O objetivo é mostrar que essa doença pode acontecer com qualquer um, independente de quão estável seja a vida a pessoa.

2. The Fundamentals of Caring (2016)

Esse drama cativante narra a história de um escritor que sofreu um grande trauma pessoal e, agora, lida com a depressão e o afastamento dos livros. Ele decide ser cuidador de um jovem de 18 anos com deficiência física. O filme, que está disponível na Netflix, tem estilo road movie e mostra como a empatia é essencial para enfrentar a depressão.

3. Divertida Mente (2015)

Divertida Mente aborda a complexidade das emoções, de forma leve, didática e em formato de animação. No filme, conhecemos a alegria, medo, raiva, nojinho e tristeza. Esses sentimentos são essenciais para o equilíbrio psicológico, mas, quando Riley precisa lidar com uma mudança de cidade, suas emoções se confundem. Você pode assistir ao filme na Netflix!

4. As Vantagens de Ser Invisível (2012)

Charlie é um adolescente de 15 anos que lida com a depressão e o suicídio do seu melhor amigo. Após isso, ele muda de escola e enfrenta problemas de socialização. O filme traz reflexões e assuntos sensíveis como depressão, abuso e suicídio, enquanto vemos o desenvolvimento de Charlie e sua relação com o mundo exterior.

5. Por Lugares Incríveis (2020)

Continua após o anúncio

Disponível na Netflix, o filme aborda temas como luto, depressão, ansiedade, suicídio e solidão na ótica de dois adolescentes. Violet e Theodore se conhecem em circunstâncias estranhas, mas constroem uma amizade forte e serão suporte um do outro.

6. Reine Sobre Mim (2007)

Reine Sobre Mim é um filme emocionante e cativante sobre Charlie Finema, um homem que perdeu toda a sua família no atentado de 11 de setembro. Devido a esse acontecimento, ele entra em uma depressão profunda. No meio de todo esse caos, ele reencontra um amigo da faculdade e, aos poucos, começa a ver sentido novamente na vida.

7. Pequena Miss Sunshine (2006)

Esse é um dos filmes clássicos sobre depressão. Ela é abordada por meio do personagem Frank, um professor que tentou suicídio. Além disso, o filme trata de questões familiares e mostra, em uma viagem de três dias com todos da família, como os personagens percebem que ninguém precisa estar sozinho em situações delicadas.

8. O Mínimo para Viver (2017)

O longa retrata como a depressão pode estar associada a transtornos alimentares – como é o caso da adolescente Ellen, que sofre de anorexia. Essa é uma produção da Netflix que mostra muita sensibilidade ao tratar desse tema tão delicado.

9. A História sem Fim (1984)

Bastian é um menino com imaginação fértil. Ao tentar fugir de garotos que o atormenta, entra em um livraria e começa a ler um livro que o transporta para um mundo de fantasias. Além de trazer fantasias e seres curiosos, esse clássico filme aborda com delicadeza a depressão infantil.

10. A Liberdade é Azul (1994)

Continua após o anúncio

Abordando depressão e luto, o filme nos apresenta Julie, que perdeu o marido e a filha em um acidente de carro. Devastada, ela tenta cometer suicídio, mas não consegue. No entanto, em certo momento, a protagonista encontra uma obra inacabada do seu marido e isso dá a ela um sopro de esperança para continuar.

11. Melancolia (2011)

Duas irmãs estão há muito tempo separadas, e nem o casamento de uma delas consegue aproximá-las. Um filme profundo e intenso que retrata a depressão por meio do anúncio da colisão da Terra com outro planeta, mostrando como cada uma das personagens lida com isso de maneira diferente.

12. Cake – Uma Razão para Viver (2014)

Nesse filme, conhecemos Claire, que sofre de depressão e busca ajuda em um grupo para dores crônicas. O filme aborda temas como depressão, traumas e suicídio de uma forma sensível e real, prendendo o telespectador do início ao fim. Vale a pena conferir.

Esperamos que você goste desses filmes sobre depressão. Se você está passando por isso, lembre-se de que não está sozinha e pode pedir ajuda. Veja também dicas de como ajudar uma pessoa com depressão.