Saiba tudo sobre drenagem facial e como alcançar resultados na sua pele

Escrito por
Em 01.08.20

iStock

A drenagem facial é assunto constante entre as influencers de beleza, principalmente, por ativar a circulação sanguínea e dar aquela sensação deliciosa de pele relaxada. Para saber tudo sobre esse método, veja a matéria na íntegra!

Continua após o anúncio

O que é e para que serve?

iStock

Conversamos com Leonardo Abrucio (CRM 66591), dermatologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, que apontou como a drenagem facial atua na pele. Entendida como uma técnica de massagem, ela é usada para fins específicos, trazendo melhorias para o rosto.

De acordo com o Leonardo, o procedimento da drenagem facial serve para ajudar a eliminar as toxinas, ativar a circulação sanguínea, reduzir o inchaço, firmar a pele e melhorar o seu aspecto. Por isso, confira na sequência os melhores benefícios, selecionados pelo dermatologista.

7 benefícios incríveis da drenagem facial

  • Ajuda a retardar o envelhecimento pelo auxílio da síntese de colágeno e elastina;
  • Melhora a circulação sanguínea e a oxidação tecidual;
  • Ajuda a eliminar toxinas, através da drenagem pelo sistema linfático;
  • Reduz o inchaço facial e diminui as bolsas dos olhos;
  • Suaviza manchas superficiais;
  • Diminui as linhas de expressão do rosto e a possibilidade de surgimento de hematomas após as cirurgias;
  • Tratamento que relaxa e colabora na diminuição do estresse.

O dermatologista faz uma ressalva que, a drenagem facial não substitui os cuidados diários com a pele, prescritos por um profissional, como o uso de produtos para higienizar a face, fotoprotetores com agentes anti-envelhecimento, hidratantes e produtos com ação renovadora e antioxidante.

Além disso, se você quer dicas de como fazer a drenagem facial em casa, veja o que preparamos para você a seguir!

Como fazer drenagem facial em casa

Selecionamos os vídeos mais completos sobre o assunto, para você aprender como fazer a drenagem facial em casa, com a orientação profissional.

Aula sobre drenagem facial linfática

No canal da Faculdade Ibeco, você encontra um videoaula que ensina o passo a passo de uma drenagem linfática no rosto. O procedimento propõe a drenagem da parte baixa e alta da face. Vale a pena conferir!

Passo a passo da drenagem no rosto

Continua após o anúncio

Aqui, a esteticista Gabi Tuller ensina em uma aula prática como realizar a drenagem no rosto, para o tratamento pré e pós intervenções cirúrgicas, além de melhorar acne e a rosácea, atentando ao tipo certo de pressão. Acompanhe o vídeo na íntegra para aprender o procedimento completo.

Como fazer a drenagem facial para eliminar a retenção de líquido

A profissional realiza no vídeo a drenagem no seu próprio o rosto, ensinando a fazer o procedimento correto para eliminar o excesso de líquidos, que favorecem o inchaço. O passo a passo é muito bem descrito e acompanhado de várias dicas.

Drenagem após a bichectomia

No vídeo, a fisioterapeuta especialista em Disfunção de ATM e Drenagem Facial, explica a importância de realizar a de drenagem após fazer a bichectomia e ensina o passo a passo. Segundo ela, esse método é importante por ajudar a recuperar todo tecido. Confira!

Drenagem pós-operatório de rinoplastia

A rinoplastia é uma cirurgia muito comum no Brasil, mas é preciso ter alguns cuidados após realizá-la. Nesse vídeo, Luciana Feitosa, especialista em estética, ensina o procedimento da drenagem para diminuir os hematomas e áreas inchadas, derivados da cirurgia.

Segundo o Dermatologista, para apresentar resultados, a drenagem facial deve ser realizada no mínimo uma vez por semana, feita por um especialista. Se feita em casa, devemos prezar por movimentos suaves e delicados, mediante o treinamento por um profissional.

Cuidados e contraindicações

”A drenagem facial deve ser feita, preferencialmente, por um profissional habilitado, com movimentos leves e circulares pelo rosto, em direção aos gânglios linfáticos”, aponta o dermatologista.

Vale mencionar que ela deve estar aliada aos cuidados com a pele e demais tratamentos. Esse tipo de procedimento é complementar aos tratamentos médicos, sendo contraindicado para peles com alergias e muito sensibilizadas.

Continua após o anúncio

A drenagem pode ser feita no pescoço, colo e na face em si, proporcionando mais elasticidade e ajudando a retardar o envelhecimento. Para saber mais sobre esse tipo de técnica, veja a nossa matéria sobre drenagem linfática.