Dreads são referência da cultura rastafari e agregam um visual estiloso e alternativo

Conheça um pouco da história dos dreads, os diversos tipos existentes e solucione dúvidas comuns sobre o tema

Escrito por Mayara Benatti
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Os dreads são referência e foram popularizados pela religião e cultura Rastafari, conhecida por membros famosos como o cantor Bob Marley. A origem da técnica, no entanto, é bem mais antiga que a religião e ainda gera dúvidas e controvérsias. Atualmente os dreads também são bem populares nas culturas hinduístas, budistas e maoris.

Com a globalização, os dreads se tornaram bastante populares e ganharam muitos adeptos ao visual. No entanto, é válido lembrar que além de um penteado, os dreads são símbolos religiosos, étnicos e culturais que existem em um conceito além do estético. Vale a pena pesquisar o significado desse visual em cada cultura para conhecer mais.

Confira nesta matéria os tipos de dread e as técnicas existentes para obter esse visual, conheça os cuidados principais para mantê-los bonitos, solucione as dúvidas mais comuns e veja fotos lindas para inspirar.

Tipos de dread

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Os dreads são divididos em dois tipos: o natural e o sintético. A partir desses dois tipos é possível obtê-los com diversas técnicas e materiais. Confira abaixo alguns esclarecimentos do profissional Rony Baria, expert do Jacques Janine-RJ, sobre cada um deles.

Natural

Como é feito: Com os cabelos naturais em uma técnica que consiste em separar os cabelos em mechas e transformar cada uma delas em tubos com ajuda de uma agulha de crochê. Alguns profissionais utilizam cera de abelha para fixar melhor.

Leia também: Box braids: passo a passo, dicas e inspirações para aderir ao look

Duração: Os dreads naturais são permanentes.

Preço médio: R$1500,00

Vantagens: Para quem pretende usar os dreads durante um longo período, fazer com os cabelos naturais é a melhor escolha, já que a técnica é permanente. O aspecto também é bem mais natural.

Desvantagens: Não são recomendados para quem deseja aderir ao visual por pouco tempo.

Sintéticos

Como são feitos: Apliques de dreads feitos de cabelos naturais ou sintéticos. Outra técnica é feita com linha ou lã, em que o cabelo é envolvido mecha por mecha com linha ou lã, formando o dread.

Leia também: Tranças afro: dicas, tutoriais e fotos lindas para te inspirar

Duração: Aproximadamente 3 meses. Após esse período é necessário retirar ou recolocar.

Preço médio: R$1500,00

Vantagens: São temporários, ideais para quem quer o visual por pouco tempo. Também não danificam os cabelos naturais.

Desvantagens: Aspecto artificial.

Cuidados básicos que você precisa ter com os dreads

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Assim como tinturas, alisamentos e outras modificações nos fios, os dreads também precisam de cuidados específicos para que não aconteçam imprevistos. Confira abaixo:

  1. Não economize nas lavagens: o cabelo com dreads deve ser lavado frequentemente para garantir a limpeza. Se desejar uma limpeza mais profunda, xampus anti-resíduos e anti-caspa são indicados.
  2. Mantenha o condicionador longe: o condicionador causa o acúmulo de resíduos, o que é exatamente o contrário do que se deseja para manter a higiene e a beleza dos dreads. Além disso, ao tornar a raiz mais lisa e hidratada, prejudica o caimento dos dreads.
  3. Não durma com o cabelo molhado: os cabelos com dreads demoram mais tempo para secarem completamente. Dormir com eles molhados pode causar alguns problemas com fungos e bactérias.
  4. Seque sempre que possível com o secador: como dito no item anterior, os cabelos com dreads demoram bastante para secar. Utilizar o secador garante fios sequinhos e livres de problemas.
  5. Xampus com ação bactericida e anti-fungos são recomendados: periodicamente, se sentir necessidade, é possível visitar o salão de beleza para fazer uma limpeza mais profunda com esses produtos.
  6. Utilize uma fronha ou bandana para dormir: os dreads podem ficar amassados após uma noite de sono, principalmente se o procedimento é recente. Para evitar utilize uma fronha, bandana ou tecido de sua preferência para envolver os dreads e não amassar.

Dúvidas frequentes respondidas

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Muitos mitos e dúvidas podem existir sobre os dreads. Um fato já reconhecido como mito, por exemplo, é o pensamento de que a técnica é sinônimo de desleixo e sujeira. Assim como qualquer cabelo, os com dreads também são lavados e por isso também são limpos e bem cuidados. Confira abaixo outras dúvidas respondidas por Rony Baria:

1. Posso lavar normalmente?

Sim, porem deve-se evitar o uso de condicionador, creme de pentear, leave in ou qualquer tipo de creme no couro cabeludo. É preciso secar bem o cabelo (secador).

2. Qual o comprimento mínimo para colocar os dreads?

Pelo menos 5cm de fio no caso dos dreads sintéticos e para os naturais 15cm. Lembrando que os dreads naturais podem diminuir o comprimento do cabelo.

3. Quanto tempo demora para fazer?

Os dreads sintéticos cerca de 2 horas. Já os naturais são mais demorados e o procedimento pode durar de 5 até 8 horas, dependendo do tamanho do cabelo e espessura desejada para os dreads.

4. De quanto em quanto tempo a manutenção deve ser feita?

Os dreads sintéticos duram 3 meses, após esse período é necessário retirá-los ou realizar o retoque. O retoque para os dreads naturais é feito juntando os fios novos da raiz aos dreads já existente e pode ser feito assim que a aparência estiver incomodando, mas não é necessário.

5. O dread pode danificar meu cabelo?

Os sintéticos não, já a linha ou lã apenas encapa os fios e no caso dos apliques são presos aos fios naturais com um elástico. Os dreads naturais alteram a estrutura natural dos fios.

6. Para retirar os dreads preciso cortar meu cabelo?

Os sintéticos são facilmente retirados, então não é necessário cortar os fios. Já para os naturais, é possível removê-los sem cortar com alguns condicionadores específicos, no entanto, para quem tem os dreads há muito tempo pode não ser possível e então é só cortando mesmo.

50+ fotos incríveis para te inspirar

Além de ser um visual estiloso, os dreads também proporcionam penteados simples e incríveis. Decidiu aderir ao visual? Então inspire-se ainda mais com essas fotos lindas.

Siga o painel Dreads de Dicas de Mulher no Pinterest.

Além de proporcionar um visual alternativo e estiloso, os dreads são também referências de algumas culturas, portanto é válido pesquisar antes de aderir ao visual. A técnica para obter é um pouco complexa e requer experiência, sendo recomendado procurar profissionais no assunto para não correr riscos. Com os devidos cuidados, os dreads se mantêm bonitos e proporcionam um visual incrível.

Assuntos: Cabelos

Dicas pela Web
Comentários