Dicas de Mulher Dicas de Comportamento

Entrevista de emprego: veja como se preparar com 10 dicas preciosas

A etapa da entrevista pode ser a mais importante do processo seletivo. Prepare-se para que tudo saia bem

em 11/07/2017

Foto: iStock

Você encontrou aquela vaga de emprego que estava procurando e foi convidada para uma entrevista? Parabéns! Mas e agora? Será que você está preparada para mandar bem nesta etapa e conseguir passar todas as suas qualidades para o entrevistador?

Pois é, não apenas a formação, a experiência e o currículo são necessários para conquistar a tão sonhada vaga de emprego. A entrevista é um dos momentos mais importantes e decisivos do processo seletivo. É preciso que esse primeiro contato entre você e o possível empregador aconteça de forma fluida e que ambos se entendam bem.

De acordo com Paula Quaiser, master coach, fundadora da Canvas Academy e autora do método Canvas Coaching, uma entrevista de emprego pode ser o divisor de águas entre onde você está e onde você quer chegar: “É o dia que pode ser um dos mais decisivos de sua vida, portanto, não economize na preparação. Muitas pessoas levam em consideração apenas a dica de ‘seja você mesmo’, mas se esquecem de todo o resto”.

Paula destaca que é importante antes de tudo fazer uma autoavaliação: “Em uma escala de 0 a 10, quanto vale ser aprovado nesta entrevista? Quanto vale para você alcançar este objetivo? O número que você respondeu deve ser correspondente ao seu comprometimento em relação à mesma. Logo, em relação ao seu preparo. (Se você respondeu 10, parabéns. Se você respondeu uma nota abaixo de 3, nem vá a esta entrevista. Não perca o seu tempo, nem o do seu entrevistador)”.

Agora, mãos à obra, prepare-se com estas dicas preciosas da master coach Paula Quaiser:

1. A primeira impressão é a que fica

Gif: Reprodução / Giphy

Lembre-se de que você está competindo com outros entrevistados. Portanto busque causar uma boa primeira impressão: “Planeje-se para chegar pontualmente. Cumprimente seus entrevistados com um aperto de mão firme. Sorria. Lembre-se de fazer contato visual (uma pessoa que conversa sem olhar nos olhos passa insegurança). Demonstre interesse pela vaga e entusiasmo. Não minta jamais e não fale mal do seu último emprego ou chefe. Se você está nas mídias sociais, tenha certeza de que o recrutador já deu uma espiadinha. Mas não tenha medo de falar sobre seus erros ou defeitos – você não é um robô. E por último, mas não menos importante: desligue o celular! Evite cometer a gafe de o seu celular tocar no meio da entrevista”, aconselha Paula.

2. Vista-se de forma neutra

Gif: Reprodução / Giphy

O ideal é você se informar sobre as normas da empresa. Toda empresa tem uma política de vestuário, mesmo que não anuncie isso formalmente. Se, por exemplo, for uma multinacional tradicional, em geral pede-se camisa social ou similares. Se a empresa for descolada e informal, você pode relaxar um pouco mais. De qualquer forma, vista-se de acordo com a sua área de atuação e com sua personalidade.

Contudo, lembre-se que este não é o melhor momento para expor extravagâncias de estilo. Já que você não conhece o seu entrevistador, apostar em looks neutros é uma boa pedida. E isso vale para maquiagem, decotes, perfume, sapatos, cabelo e acessórios. Nem 8 nem 80.

3. Prepare-se com antecedência

Gif: Reprodução / Giphy

Esteja preparado para diversas situações. Existem entrevistas onde dinâmicas são aplicadas. Outras são apenas um bate papo. Já em outras, o entrevistador lhe fará perguntas sem pé nem cabeça. Portanto, a internet é sua amiga. Pesquise o máximo que puder: possíveis perguntas, dinâmicas, testes ou dicas. Ler esta matéria já é um ótimo passo, por exemplo.

4. Pesquise sobre a empresa

Gif: Reprodução / Giphy

De acordo com Paula é muito importante pesquisar sobre a empresa e entender quem é o seu entrevistador. Assim você demonstra interesse e ganha uma bagagem para a hora da entrevista.

5. Treine o que vai falar

Gif: Reprodução / Giphy

Pratique antes da entrevista. Pode ser na frente do espelho ou com outra pessoa. Você provavelmente terá que responder à perguntas como “Me fale sobre você.”; “Por que você deseja trabalhar nesta empresa?”; “Por que eu deveria te contratar?”… Esteja preparado e saiba vender o seu peixe. Mas não precisa perder a sua essência. Lembre-se: a sinceridade é sempre bem vista. Portanto, prepare-se, mas seja você mesma.

6. Atenção à postura corporal

Gif: Reprodução / Giphy

“A comunicação verbal, ou seja, as palavras que falamos, corresponde a apenas 7% da nossa capacidade total de comunicação. Portanto, atenção às suas emoções, tom de voz e postura, estes são os responsáveis por 93% da mensagem que você quer passar”. Sorria, olhe nos olhos, seja claro e tenha atenção ao seu tom de voz. Falar muito alto gera uma impressão rude, falar muito baixo passa a impressão de timidez. Braços cruzados são sinais de que você está na defensiva e trocar de posição o tempo todo pode significar muita ansiedade ou desequilíbrio emocional.”

7. Domine a entrevista

Gif: Reprodução / Giphy

Você provavelmente será perguntado sobre suas experiência anteriores. Porém, evite tópicos negativos. Geralmente as pessoas mantêm a continuidade de uma conversa seguindo o gancho do último tópico falado. Portanto, quando for perguntado sobre algo negativo ou desconfortável, como por exemplo, o motivo de ter sido demitido na última empresa, acrescente um “mas” após a sua resposta, seguido de algo positivo. Por exemplo, “Fui demitido por corte de custos, mas estava adorando trabalhar no setor X.”, ou “Fui demitida, mas aprendi muito lá.” Dessa forma, é provável que o entrevistador continue a conversa perguntando quais foram estes aprendizados.

8. Faça perguntas

Gif: Reprodução / Giphy

Um entrevistado é avaliado mais pelas suas perguntas do que pelas respostas. Perguntas demonstram que o entrevistado está realmente interessado na vaga e em trabalhar naquela empresa. Porém, tome cuidado para não interromper ou disputar espaço com o entrevistador. O objetivo é demonstrar interesse, não arrogância.

9. Fale sobre suas experiências

Gif: Reprodução / Giphy

É sempre importante falar sobre suas experiências anteriores, mas com sinceridade. Não tente impressionar o entrevistador com mentiras e não se vanglorie demasiadamente pois pode passar a imagem de arrogante. “Existe um método maravilhoso para isso. Se chama STAR. Lembre-se das Situações, das Tarefas que teve que executar, de como entrou em Ação, ou seja, sobre suas Atitudes, e por último seus Resultados. Utilize este anagrama para montar um roteiro básico das suas experiências anteriores. E, caso você esteja se candidatado para sua primeira entrevista, fale de pequenas conquistas da época de faculdade, escola ou da sua vida. Geralmente o método STAR funciona”, acrescenta Paula Quaiser.

10. Mantenha uma postura profissional

Gif: Reprodução / Giphy

Evite falar da sua vida pessoal. Deixe-a fora do ambiente de trabalho, não misture as coisas. Além disso, evite excesso de intimidade com o entrevistador mesmo que você o conheça. A isto se inclui: apelidos, elogios ou piadinhas.

Agora é só seguir as dicas para arrasar na sua entrevista de emprego. Boa sorte! 😉

Comentários
Dicas relacionadas