Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Como fazer soro caseiro: receita simples para você fazer em casa

O soro caseiro é uma das melhores formas de repor os líquidos e os sais minerais perdidos com vômitos e diarreias

em 02/08/2017

Foto: iStock

Quem nunca teve uma daquelas intoxicações alimentares que nos fazem passar o dia no “trono”? Todo mundo sabe que vômitos e diarreia não são nada agradáveis, mas é preciso entender que eles são reações do nosso corpo para eliminar algo que não nos fez bem.

Quando nós ou nossos filhos passam por isso, porém, é necessário ter um cuidado a mais com a desidratação, pois nosso corpo passa por uma perda de líquidos intensa, acompanhada pela perda de sais minerais e glicose.

Uma das melhores e mais baratas formas de repor essas perdas é por meio do consumo do soro caseiro, que pode ser oferecido a adultos, crianças e até mesmo aos animais. Ele só não é recomendado para bebês que ainda estão exclusivamente no peito – nesse caso, é melhor manter a amamentação exclusiva.

A receita é muito simples e requer apenas água, sal e açúcar. Contudo, apesar de sua simplicidade, é necessário seguir as medidas à risca: caso algum ingrediente seja colocado a mais ou a menos, o soro pode causar convulsões, principalmente nas crianças. Lembre-se: o soro caseiro não deve ser mais salgado que a lágrima.

Neste artigo, apresentamos duas formas de preparar o soro caseiro: com ou sem a colher-medida. O importante é escolher a sua forma de preparo e segui-la com muita atenção.

Receita 1: com a colher-medida

Se você tem a colher de medida da Unicef, a receita para o preparo do soro caseiro é a seguinte:

  • 2 medidas rasas de açúcar (lado maior da colher)
  • 1 medida rasa de sal (lado menor)
  • 1 copo de 200 ml de água fervida, filtrada ou mineral de garrafa

Basta misturar todos os ingredientes e beber aos poucos durante o dia, repondo os líquidos perdidos pelo organismo. Para as crianças pequenas, ofereça o soro às colheradas.

Caso você se interesse, a colher-medida é distribuída gratuitamente nos postos de saúde e nas farmácias populares.

Receita 2: sem a colher-medida

Foto: iStock

  • 1 colher de sopa de açúcar bem cheia (20 gramas)
  • 1 colher de café de sal (3,5 gramas)
  • 1 litro de água fervida, filtrada ou mineral de garrafa

O modo de preparo é o mesmo: basta misturar bem todos os ingredientes e tomar vários goles durante o dia para repor a perda de líquidos que se dá pela diarreia ou vômito. Não é recomendável tomar mais de meio copo de soro por vez.

Recomendações sobre o soro caseiro

Foto: iStock

O soro caseiro tem validade de 24 horas. Portanto, caso sobre um pouco de um dia para o outro, você deve descartá-lo e preparar uma nova receita.

Além disso, vale lembrar que o soro caseiro não vai curar os vômitos ou a diarreia, mas sim repor os líquidos, os sais minerais e a glicose perdidos.

Quando esses sintomas duram por mais de 24 horas, é importante consultar um médico e seguir todas as orientações passadas pelo profissional. Jamais substitua um medicamento receitado pelo médico apenas pelo soro caseiro, ainda mais quando se tratar de um antibiótico.

Caso você vá viajar, principalmente com as crianças, pode ser mais prático levar na mala um pacotinho chamado “sais para reidratação oral” ou o próprio soro industrializado, ambos vendidos em farmácia. O soro vendido pronto é interessante para quem viaja a locais onde não se tem certeza sobre a qualidade da água.

Comentários
Dicas relacionadas