Aprenda um truque para amolar alicate de unha usando papel-alumínio

Descubra como você mesma pode afiar seu alicate de unhas com esta dica simples e rápida

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

Talvez você seja uma daquelas pessoas agraciadas com o talento divino para fazer as unhas sozinha. Ou, quem sabe, você até tem certa dificuldade para deixar suas unhas bonitas, mas sempre acaba aparando uma cutícula solta aqui e ali.

Pode ser que seu caso não seja nem um desses e que, na verdade, você seja manicure profissional. Seja qual for o seu perfil, o fato é que você precisa ter alicates bem afiados para poder fazer as unhas (suas ou das clientes) e tirar cutículas que levantam.

E, como você deve saber, usar um alicate sem fio não vai dar muito certo, porque você vai acabar arrancando as pelezinhas em vez de cortá-las, além de se irritar com um instrumento que não funciona direito.

Quando o alicate não está afiado, sua única opção é levá-lo para amolar, certo? Então temos uma boa notícia para você: com esse truque, você vai poder amolar seu alicate em casa usando apenas papel-alumínio. Siga o passo a passo:

1. Corte um pedaço de papel-alumínio como na foto abaixo

Foto: YouTube/Amiga Prática

2. Amasse o papel-alumínio até fazer uma bolinha

Foto: YouTube/Amiga Prática

3. Corte outro pedaço de papel-alumínio do mesmo tamanho que o primeiro

Foto: YouTube/Amiga Prática

4. Use esse segundo pedaço para fazer outra bolinha, envolvendo a primeira

Foto: YouTube/Amiga Prática

5. Agora, basta enfiar o alicate no papel-alumínio e puxar como se estivesse tirando cutícula

Foto: YouTube/Amiga Prática

6. Dentro de 3 a 4 minutos, o alicate estará afiado novamente

Foto: YouTube/Amiga Prática

Essas dicas são da youtuber Isabela Mascarenhas, dona do canal Amiga Prática. Assista ao vídeo completo para mais detalhes:

Leia também: 30 dicas para quem não gosta de perder tempo se arrumando

Além dessa dica certeira para amolar o alicate, ainda é preciso manter alguns outros cuidados para com este instrumento.

Cuidados com o alicate de unha

Foto: iStock

Se você é manicure, você já deve saber sobre a obrigatoriedade de sempre esterilizar o alicate de unhas na autoclave após o uso em cada cliente, mesmo que esse processo faça com que eles percam o fio – agora você já sabe como resolver esse problema!

Reutilizar alicates e outros instrumentos sem esterilizá-los pode transmitir uma série de doenças que vão desde infecções causadas por bactérias e fungos até patologias transmitidas pelo sangue, como as hepatites B e C.

Se você faz as unhas sozinha, o primeiro cuidado é saber que o alicate não deve ser compartilhado com ninguém. Você não precisa esterilizar seu instrumento na autoclave como as manicures, mas é essencial fazer uma higienização para evitar que o acúmulo de pele favoreça o desenvolvimento de micro-organismos.

Para isso, você deve começar lavando o alicate com água corrente e sabão. Enxágue bem para remover todos os resíduos, aplique álcool 70º com auxílio de um chumaço de algodão e deixe o alicate ferver. Seque muito bem com papel-toalha antes de guardá-lo.

Leia também: Como fazer unhas em casa: passo a passo e como montar seu kit manicure

Se você quiser levar seu alicate para fazer as unhas no salão, lembre-se de verificar se ele não está enferrujado ou sem fio, ou a manicure não poderá utilizá-lo.

Assuntos: Mãos e Pés, Unhas

Para você