Chá de valeriana: conheça a bebida feita com uma planta calmante

Escrito por
Em 03.08.20

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Você sabe o que é o chá de valeriana? Essa é uma infusão feita com a planta medicinal Valeriana Officinalis L., que tem efeito calmante. Para falar mais sobre o assunto, conversamos com a nutricionista Juliana Zanetti (CRN: 19512), da Beneficência Portuguesa de São Paulo. Confira abaixo benefícios, como consumir e também preparar a bebida.

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Para que serve o chá de valeriana?

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Está curiosa para saber em quais situações o consumo do chá de valerina é recomendado? Então, veja a seguir os efeitos da sua ingestão listados pela nutricionista:

  • O chá de valeriana possui propriedades calmantes, relaxantes e sedativas;
  • Ele é aliado no combate do estresse, tratamento de ansiedade e insônia;
  • Também pode auxiliar no emagrecimento para quem tem compulsão alimentar, pois reduz a ansiedade.

O chá de valeriana tem cheiro ruim e seu sabor também não é dos mais gostosos. Porém, pode valer a pena enfrentar o aroma da bebida para aproveitar todos os seus benefícios.

Como fazer o chá de valeriana

Dicas de Mulher

  1. Em uma panela, ferva 500 ml de água;
  2. Desligue o fogo e adicione 1 colher (sopa) de raiz de valeriana;
  3. Deixe repousar por 5 minutos;
  4. Coe e beba.

O chá de valeriana pode ser consumido quente ou gelado: a escolha é sua. Além disso, é importante saber que, quanto mais tempo a raiz ficar em contato com a água, mais amargo será o sabor. Então, caso queira tomá-lo gelado, não se esqueça de coá-lo antes do resfriamento.

Como tomar

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Por ser um aliado do sono, Juliana Zanetti aconselha ingerir o chá 30 minutos antes de dormir, já que esse é o tempo necessário para que comece o efeito calmante. Além disso, a profissional recomenda tomar até 2 xícaras do chá de valeriana por dia, pois o consumo em excesso pode resultar em um estímulo oposto ao desejado, causando insônia e agitação.

Alertas sobre o consumo

Segundo a nutricionista, o chá não deve ser consumido por gestantes, lactantes, crianças com menos de 3 anos e pessoas com alergias respiratórias, como bronquite, rinite, sinusite e asma.

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Também não é aconselhável misturar o chá de valeriana com álcool, assim como outros medicamentos sedativos e até mesmo plantas semelhantes. Isso porque o efeito pode ser intensificado e causar sonolência excessiva. Por isso, ele também não deve ser consumido antes de dirigir ou de outras atividades de risco que necessitam de atenção.

O chá de valeriana pode ser um aliado para mandar o estresse e a ansiedade para longe, assim como auxiliar para uma noite de sono mais tranquila. Caso você esteja buscando esses resultados, os exercícios para respiração também são bons aliados!

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Bem-Estar