Conheça os benefícios do chá de açafrão e teste suas receitas

Escrito por
Em 27.04.22

Envato

Você vai se surpreender com os benefícios do chá de açafrão para a saúde. Ele já faz sucesso na cozinha como tempero, mas também pode se transformar em uma bebida poderosa. Conhecido como açafrão ou cúrcuma, tanto faz, o importante é incluí-lo no seu dia a dia. Confira!

Publicidade

Índice do conteúdo:

Para que serve o chá de açafrão

De acordo com a nutricionista, Aline Campanelli (CRN 86997), o açafrão “possui propriedades benéficas capazes de fortalecer o sistema imunológico e de aumentar a energia corporal”. Mas não é só isso! Descubra como ele pode contribuir para um melhor funcionamento do organismo.

  • Reduz a inflamação no organismo: Campanelli explica que “o açafrão aumenta a resistência das células aos danos oxidativos, além de reduzir os processos inflamatórios no organismo”.
  • Protege o coração: ele evita o acúmulo de colesterol ruim, assim, “protege o coração e evita que você tenha um ataque cardíaco. Além disso, a ciência descobriu que a curcumina reduz o risco de insuficiência cardíaca”, explica.
  • Diminui o risco de câncer: a nutricionista relata que os estudos sobre esse assunto ainda são iniciais, porém relevantes. “Um estudo realizado com voluntários, com predisposição à doença, revelou que a curcumina pode, sim, evitar o desenvolvimento da mesma”.
  • Evita o envelhecimento precoce: “as propriedades encontradas no açafrão são atribuídas, principalmente, aos carotenóides: crocina e Safranal”, diz a profissional. Eles possuem propriedades antioxidantes e coletores seletivos de radicais livres.
  • Previne a diabetes: “um estudo, feito com pré-diabéticos, incluiu o extrato de curcumina na dieta por nove meses. Após esse período, foi observado queda nos níveis de glicose/açúcar circulante no sangue”. Tendo em vista a eficácia, segundo a especialista, essa raiz pode ser usada para prevenir a diabetes em desenvolvimento.
  • Auxilia no emagrecimento: se você está buscando perder uns quilinhos, saiba que o chá de açafrão pode te ajudar nesse processo. “Graças ao seu poder antioxidante, a curcumina limpa as toxinas responsáveis pela inflamação do organismo causando o sobrepeso”, evidencia Campanelli.
  • Auxilia na prevenção e combate a gripes e resfriado: na sua composição, “o açafrão é rico em vitaminas e minerais, como a vitamina C, B12, ferro, cálcio, manganês e fibras solúveis. Ainda, apresenta ação analgésica, antisséptica e antibacteriana. Ajudando o organismo a ficar mais forte e combater agentes agressores responsáveis pelo vírus da gripe e bactérias causadoras de doenças”, finaliza a nutricionista.

Depois dessa lista tão completa, o chá de açafrão não pode ficar de fora do seu cardápio. Mesmo com inúmeros benefícios, é preciso tomá-lo com moderação. Para não exagerar, siga as instruções da profissional.

Como consumir o chá de açafrão

Envato

Com tantas vantagens, dá até vontade de sair tomando chá de açafrão o dia todo. Porém, cuidado! Aline chama a atenção para alguns efeitos colaterais: refluxo gastroesofágico, diarreia, dor abdominal, distensão abdominal, dor de cabeça, vermelhidão, mal-estar e tonturas, desordens do paladar e reações de hipersensibilidade.

O ideal é consumir, no máximo, 2 xícaras de chá por dia entre as principais refeições. Entretanto, há contraindicações para pacientes que estejam tomando remédios anticoagulantes e com obstrução das vias biliares devido à pedra na vesícula. Esse alerta também serve para grávidas e lactantes, que devem consultar seus médicos sobre o consumo da bebida.

Como fazer o chá de açafrão

Ficou com vontade de experimentar esse chá poderoso? Separe os ingredientes e não deixe de testar todas as receitas. Assim, fica mais fácil descobrir qual combinação agrada mais seu paladar. Você pode utilizar a versão com raiz ou em pó do açafrão e temperar com ingredientes deliciosos. Veja:

1. Chá de açafrão simples

Essa receita pode ser feita com o açafrão em pó ou a versão com raiz. Na quantidade de aproximadamente 1 colher de chá, ele será fervido em uma panela com água. O processo de finalização varia conforme a versão escolhida, mas ambos são muito fáceis.

Publicidade

2. Chá de açafrão com limão

A acidez do limão vai trazer um toque especial para o sabor do seu chá. Você também vai precisar de água fervente e pó de açafrão. Eles serão misturados em um recipiente e devem ficar abafados por, no mínimo, 5 minutos.

3. Chá de açafrão com gengibre e mel

Nesse vídeo, o açafrão ralado será misturado com gengibre ralado. Eles irão soltar um líquido que, com a água fervente, virará o chá. Para dar um toque de doçura, você pode acrescentar mel orgânico.

Prático, fácil e cheio de benefícios para a saúde, o chá de açafrão deve marcar presença no seu cardápio. E para testar sabores diferentes e degustar em dias mais quentes, teste também estas receitas de chás gelados energizantes.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Bem-Estar