Café Marita: conheça o produto funcional que auxilia no emagrecimento

Escrito por
Em 27.08.19

iStock

O Café Marita é uma mistura para preparo de bebida à base de café e outros ingredientes funcionais. Atualmente, é possível encontrar três versões do produto à venda no site oficial da empresa responsável pela marca.

Continua após o anúncio

O produto tem ganhado fama sobretudo pela possibilidade de auxiliar no processo de emagrecimento, o que se deve especialmente à combinação de ingredientes presentes na versão Café Marita 3.0, a mais popular até o momento. Confira abaixo o que é exatamente o Café Marita, quais benefícios oferece e saiba se há riscos e contraindicações no consumo.

O que é Café Marita?

iStock

Janaína Lira (CRN3: 35122), nutricionista, explica que o Café Marita tem seu registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) como alimento com alegações de propriedades funcionais e/ou de saúde.

Trata-se de uma mistura para preparo de bebida à base de café e outros ingredientes com princípios ativos que podem oferecer benefícios à saúde. Atualmente, existem três versões do produto à venda no site da Rede Fácil Brasil: Café Marita 3.0 (com erva mate e psyllium), Café Marita 6.0 (com antocianina, cafeína, vitamina C, flavanoides, curcumina e MTC) e Café Marita Vermelho (café, erva mate, cacau e licopeno de tomate).

Sendo assim, cada versão foca mais em um benefício: o Café Marita 3.0 promete benefícios especialmente para o emagrecimento; o Café Marita 6.0 promete ser benéfico para a concentração e memória; e o Café Marita Vermelho tem ação antioxidante, protegendo as células contra os radicais livres e sendo aliado do sistema cardiovascular.

Leia também: 5 chás superpotentes pra ajudar a acabar de vez com a gordura abdominal

Composição do café Marita

Janaína destaca os ingredientes presentes no café Marita 3.0, a versão mais popular do produto:

  • Café solúvel;
  • Psyllium em pó;
  • Erva mate solúvel;
  • Aroma de garcínia mangostana.

A tabela nutricional do produto mostra que o Café Marita possui: 10 kcal; 1,7 g de carboidratos; 0,6 g de proteínas e 1,5 g de fibra alimentar.

Benefícios do Café Marita

iStock

Continua após o anúncio

Avaliando os ingredientes presentes no Café Marita 3.0, podem ser destacados como benefícios do produto:

  • Efeito estimulante: o café e a erva mate são ricos em cafeína, o que dá à bebida efeito estimulante, reduzindo o sono, melhorando a concentração e o desempenho em exercícios físicos.
  • Efeito termogênico: ainda devido à presença de cafeína, a bebida possui ação termogênica, acelerando o metabolismo e contribuindo, assim, para a perda de peso.
  • Aumento da saciedade: o psyllium, em especial, é uma fibra alimentar que gera a sensação de saciedade, propiciando que uma pessoa coma menos.
  • Bom funcionamento do intestino: também devido à presença do psyllium (fibra), o Café Marita contribui para o bom funcionamento do intestino, o que é benéfico para o processo de emagrecimento e para a saúde como um todo.
  • Controle dos níveis de glicose: por ser uma importante fonte de fibras, o psyllium ajuda também a reduzir os níveis de glicose no sangue.
  • Controle do colesterol: o psyllium ajuda ainda a diminuir os níveis de gordura no sangue, melhorando os níveis de colesterol e triglicérides.
  • Poder antioxidante: com propriedades antioxidantes provenientes de seus componentes, a bebida ajuda a combater os radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento precoce e danos à saúde).

A combinação de ingredientes faz do Café Marita uma bebida funcional que, quando associada a uma alimentação equilibrada, tende a oferecer vários benefícios para a saúde, inclusive no que diz respeito ao emagrecimento.

Profissional esclarece dúvidas sobre o Café Marita

iStock

Para muita gente, o Café Marita ainda é uma novidade. Confira o esclarecimento para as principais dúvidas em torno do produto:

Leia também: Bulletproof coffee contribui para a disposição física e mental

Existem contraindicações para o consumo do Café Marita? “Sim, o produto é contraindicado para gestantes, nutrizes, pessoas com ansiedade, síndrome do pânico, gastrite e arritmia cardíaca”, responde Janaína.

Existem riscos no uso do Café Marita? “O Café Marita 3.0 possui dois ingredientes que possuem cafeína que, se consumida em excesso, pode causar efeitos colaterais como insônia, irritabilidade, dores de cabeça, pois a cafeína estimula o sistema nervoso central. E, no sistema cardiovascular, produz aumento da frequência cardíaca”, alerta Janaína.

Café Marita ajuda mesmo a perder peso? “Os ingredientes presentes no produto, associados com uma alimentação equilibrada e com prática de atividade física, podem auxiliar na perda de peso”, destaca a nutricionista.

Vale ressaltar que o Café Marita não faz nenhum milagre quando o assunto é emagrecimento, podendo apenas ser um bom aliado no processo, o que não exclui a necessidade de uma alimentação adequada e associada à prática de atividade física.

Onde comprar Café Marita

iStock

Continua após o anúncio

O Café Marita pode ser encontrado à venda no site oficial da marca ou por revendedores online, como a Americanas, Magazine Luiza e Mercado Livre.

Leia também: Café verde: o que é, benefícios, cuidados e contraindicações

O Café Marita mostra-se como uma boa opção para quem já segue uma alimentação saudável e pratica atividades físicas. De toda forma, o ideal é que a bebida seja incluída na dieta somente se houver indicação do nutricionista, assim, evitam-se os riscos do consumo.

Aproveite e esclareça suas dúvidas sobre café com óleo de coco.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Para você