20 fotos de cabelo 2c e dicas certeiras para arrasar no visual

Escrito por                    
Atualizado em 18.05.22

iStock

Por
Atualizado em 18.05.22

Saber o tipo de curvatura dos fios pode ser um facilitador na hora de finalizar os cabelos e aplicar os cuidados necessários no dia a dia. Para aquelas que estão em dúvida sobre o cabelo 2c, a cabeleireira Alessandra Borsodi explica como identificar e quais são as principais características desse tipo de fio. Confira!

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é e como identificar cabelo 2c

De acordo com Alessandra, antes de falar sobre o tipo de curvatura, é importante entender de onde vem essa divisão. E ela vem da tabela de cachos, criada a partir de estudos feitos sobre os fios lisos. A tabela separa essa diversidade em 4 grupos, cada um com subdivisões.

O grupo 1ABC representa os fios lisos; 2ABC, os cabelos ondulados; 3ABC, os cacheados; 4ABC, os crespos. Já as letras indicam se a curvatura é mais solta ou mais fechada.

Como identificar o cabelo 2c

iStock

A classificação 2ABC pertence, então, aos cabelos ondulados. Segundo a profissional, o cabelo 2c é identificado pela raiz mais alisada, formando cachos largos entre a metade e as pontas, porém não tão definidos quando o grupo 3.

Por ser apenas um parâmetro, é possível que os fios não sigam à risca as informações disponíveis para esse grupo capilar. Ainda assim, Adriana apresenta 5 características dos cabelos ondulados. Veja abaixo!

Características do cabelo 2c

Para cada característica, uma dica da especialista sobre o que fazer no dia a dia. Dá uma olhada!

  • Raiz oleosa com pontas secas: Alessandra explica que a raiz costuma ser oleosa e as pontas mais secas por causa do cacho mais fechado em comparação ao restante do cabelo. Para resolver isso, ela indica higienizador low poo, além de não passar mais de 2 dias sem lavar o cabelo.
  • Resistência: para cabelos sem química de modificação de estrutura, a profissional indica tratar com hidronutrição. Para cabelos com química, ainda que apenas tonalização, fazer reconstrução a cada 15 dias.
  • Cachos pouco definidos: “é importante não utilizar produtos muito pesados para finalizar. Eu investiria em um creme de finalização que não possua uma quantidade muito grande de óleos na composição”, indica a cabeleireira.
  • Poucos “day after”: “para segurar mais a textura, uma ótima dica é utilizar uma boa gelatina junto a um bom mousse capilar. Essa dupla não tem erro”, afirma.
  • Pouca necessidade de umectação: ao fazer o tratamento, Alessandra indica aplicá-lo com óleos vegetais leves, como uva ou jojoba.

“Para quem tem medo de perder a curvatura do fio, vale lembrar que um dos principais cuidados é não expor o cabelo a excesso de escova e prancha. Não é proibido fazer às vezes, quando quiser mudar o visual. Mas, se fizer toda semana você corre um sério risco de passar por um alisamento mecânico. Quando isso acontece, infelizmente, você vai precisar passar por um big chop para voltar a ter os seus cachos. Então, cuidado”, adverte Alessandra.

Como cuidar de cabelo 2c: 4 vídeos para um tratamento completo

Gostou das dicas? Abaixo, você encontra esses e outros tratamentos para cabelos ondulados para fazer em casa. E ainda acaba montando seu próprio cronograma capilar! Veja só:

Publicidade

Finalização

Nesse vídeo, Livia Inhudes ensina como finalizar cabelos ondulados de uma forma muito simples e barata! Ela mostra seu passo a passo e ainda comenta sobre os produtos que usa. Um spoiler: você os encontra na farmácia!

Day after

Dormiu e acordou cheia de frizz? Nesse vídeo, Larissa Scanavini te ajuda a recuperar a definição e o volume perdido de um dia para o outro também de um jeito bem simples. E, se você tem um difusor em casa, também pode usar!

Umectação

Chegou a etapa da nutrição e você não sabe como fazer? Aqui, Samira Chedid mostra o passo a passo da umectação noturna, que você já pode incluir no seu cronograma capilar!

Fitagem

Mais uma forma de definir os cabelos, a fitagem é bem comum em cabelos cacheados. Mas quem disse que você não pode usar? Nesse vídeo, Luiza Maia ensina como fazer com a ajuda de uma escova específica. Venha saber qual é e como ter a definição que deseja!

20 ideias de cortes e penteados em cabelo 2c para arrasar no visual

Quer potencializar as ondas com aquele penteado perfeito? Confira as fotos abaixo para arrasar na produção:

1. Transforme o coque com um lenço despojado

oliviacalabio

Publicidade

2. Destaque o franjão

3. Ou junte os dois em uma versão superdivertida do penteado

4. Use o volume a seu favor

5. Cabelos curtos também destacam as ondas

6. O estilo bagunçado é simples e charmoso

7. Falando em simplicidade, o bom e velho coque sem adereços é versátil

8. Mas o verdadeiro curinga são as ondas

9. Você tem uma infinidade de maneiras de brincar com elas

10. Seja refazendo penteados da infância

11. Seja usando-o solto

curly.bea.maria

Publicidade

12. O mais legal é que, depois de preso, as ondas e os cachos só realçam

13. E podem até dar um volume a mais

14. Rabos de cavalo também são clássicos e super-românticos

15. Bem como aquela flor presa nos fios

16. Já os cortes, prefira aqueles que mais combinem com o seu estilo

17. Qualquer corte valoriza as ondas, mas eles precisam dizer quem é você

18. O cabelos também é parte da nossa personalidade

19. E, quanto mais o conhecemos, mais conseguimos dizer quem somos

20. E ai, quem é você?

Se você ama dicas sobre cabelos e quer aprofundar seus conhecimentos para arrasar no selfcare, descubra outros truques para finalização e combate ao frizz!

Assuntos: Cabelos