Berinjela: benefícios e receitas para você incluir o vegetal no cardápio já

Escrito por Roberta Reis

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A berinjela é muito popular pelo nome, formato e cor, mas o que nem todos sabem é o quão poderosa ela pode ser para a saúde.

Além de altamente nutritiva, ela é superversátil na gastronomia. Originária da Ásia, foi levada pelos árabes para a Europa, por isso alguns dos pratos mais conhecidos com o vegetal são o Babaghanoush e o Ratatouille. Saiba mais e veja porque incluir já este ingrediente no seu cardápio.

Benefícios da berinjela

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São diversos os bons motivos para consumir este legume. Confira alguns dos principais.

  1. Auxilia no emagrecimento: cada 100 g de berinjela contém apenas 200 kcal. É composta de 90% de água e muita fibra, o que causa sensação de saciedade.
  2. Fonte de fibras: ajuda a aliviar a prisão de ventre e limpeza no trato intestinal.
  3. Rica em nutrientes: possui vitaminas do complexo B (B1, B3, B5 e B6), vitamina C, além de minerais como cálcio, potássio, ferro, magnésio, cobre, manganês e diversos fitonutrientes.
  4. Cérebro saudável: possui um antioxidante que atua contra a ação de radicais livres que podem danificar células do cérebro.
  5. Equilíbrio da pressão arterial: a berinjela é uma ótima fonte de antioxidantes que estimulam a produção do hormônio aldosterona.
  6. Saúde dos rins: os oxidantes presentes neste vegetal atuam como diurético.
  7. Pele saudável: as vitaminas e minerais presentes ajudam a proteger a pele do envelhecimento precoce.
  8. Sistema imunológico: pode ser usada em sucos, combinada com vitamina C, para fortalecer a imunidade.
  9. Controle do colesterol e saúde do coração: auxilia na redução do mau colesterol no sangue.

10 receitas superfáceis com berinjela para você inovar na cozinha

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Confira receitas fáceis, práticas e para todos os gostos para quem quer incluir berinjela na alimentação.

1. Babaganoush: típico da culinária árabe, trata-se de uma pastinha de berinjela muito saborosa que pode acompanhar e dar vida a diversos pratos ou petiscos.

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2. Caponata: a caponata é um clássico italiano. O antepasto pode servir como molho para uma massa ou acompanhar pães e torradinhas. Ótimo para receber os amigos.

3. Berinjela à milanesa: uma ótima ideia para incluir na dieta. Poucos ingredientes e resultado muito gostoso.

4. Berinjela ao forno light: receita para quem quer uma opção fácil, prática e gostosa. Semelhante a uma pizza, porém sem massa. Muito mais fit!

5. Pizza de berinjela: outra opção de baixa caloria para quem quer matar a vontade de pizza. A diferença é o corte da berinjela em lâminas bem finas.

6. Berinjela recheada: aproveite toda a berinjela e inclua o recheio que preferir. Além do preparo sugerido, você pode soltar a imaginação e rechear a berinjela com vários ingredientes.

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7. Hambúrguer de berinjela: suculenta e carnuda, a berinjela rende um ótimo hambúrguer. O segredo é caprichar no tempero.

8. Quibe de berinjela: a versão de berinjela do quibe é fit e muito mais acessível. O bolso agradece!

9. Ratatouille: uma das mais clássicas receitas com berinjela. Juntamente com outros vegetais, o Ratatouille é a receita que faltava na sua dieta.

10. Salada de berinjela: ela é tão versátil que não fica só nos pratos quentes. A salada fica mais nutritiva acompanhada de berinjela.

É muito fácil incluir o vegetal na sua rotina de alimentação e os resultados são muito compensadores. Invista na berinjela!

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Assuntos: Alimentação

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