12 receitas de berinjela no forno para uma vida saudável e deliciosa

Escrito por
Em 01.12.19

iStock

Seja na lasanha, como antepasto ou até mesmo no omelete: estas receitas de berinjela no forno são o que você precisava para descobrir o melhor que esse ingrediente tem para oferecer. Além de ser uma alternativa mais saudável para massas e frituras, estes pratos são práticos e ideais para quem deseja unir sabor e facilidade na cozinha.

Continua após o anúncio

1. Berinjela no forno simples

Sinta o autêntico sabor da berinjela assando o vegetal apenas com azeite e um pouco de sal. A dica é fazer cortes para que os temperos penetrem melhor na berinjela, deixando o sabor mais intenso e, é claro, ainda mais delicioso!

2. Antepasto de berinjela no forno

Uma forma interessante e criativa de servir a berinjela é como aperitivo: além de ser um ótimo jeito de inovar na cozinha, esta é uma receita muito saudável! Com pimentão e cebola, é possível incrementar ainda mais o sabor. Sirva o antepasto acompanhado de torradas e delicie-se.

3. Berinjela à parmegiana clássica

Deliciosa, esta berinjela à parmegiana é uma adaptação vegetariana do clássico bife e fica crocante por fora e macia por dentro. Para trazer o autêntico sabor do prato, adicione molho de tomate ao preparo e traga ainda mais suculência!

4. Berinjela à parmegiana sem fritar

Uma forma mais saudável e prática de preparar a berinjela à parmegiana é assando o vegetal, em vez de fritá-lo, como na receita tradicional. Assim, é possível evitar o uso excessivo de óleo e, ainda, deixar a casquinha mais crocante e levinha.

5. Ratatouille no forno

Continua após o anúncio

Feito com ingredientes muito utilizados na culinária brasileira, o ratatouille é uma ótima forma de inovar no preparo com o básico. Feito no forno, o prato é saudável, prático e vai deixar a sua cozinha com um aroma irresistível!

6. Berinjela no forno empanada

Por ser feita no forno, esta berinjela fica com o empanado supercrocante e sequinho. Temperado com tempero baiano e páprica-doce e empanado com farinha de rosca e farinha de trigo, o vegetal fica muito saboroso e vai deixar suas refeições ainda melhores.

7. Berinjela no forno crocante

Muito bem temperada e supercrocante, esta receita é uma ótima opção para incrementar suas refeições do dia a dia – seja para servir como acompanhamento de um prato ou, também, como aperitivo antes da comida principal. Versátil e deliciosa, esta berinjela vai te deixar salivando!

8. Berinjela recheada

A combinação do recheio de carne moída, tomate e cebola, cobertos por uma camada de queijo gratinado e, é claro, o gostinho irresistível da berinjela é simplesmente sensacional. Inove no preparo do jantar com este prato apetitoso e saudável.

9. Berinjela gratinada

Uma berinjela recheada e gratinada é o prato ideal para quem procura unir cremosidade e leveza em um prato saudável e nutritivo! O queijo ralado, quando colocado por cima do preparo na forma, cria uma textura crocante e deliciosa que vai te conquistar.

10. Lasanha de berinjela

Continua após o anúncio

Uma alternativa para a massa tradicional de lasanha, geralmente pesada e calórica, é utilizar fatias de berinjela na hora de montar o prato. Além disso, a receita ainda leva molho de tomate e um recheio irresistível de carne moída.

11. Minipizza de berinjela

Inove no preparo do lanchinho da tarde com esta minipizza que, além de deliciosa, ainda é uma opção mais saudável e natural para quando a fome bater entre as refeições. O recheio de queijo e tomate traz cremosidade e sabor ao prato, que também pode ser servido como aperitivo ou entrada!

12. Omelete de berinjela

Aprenda a unir a cremosidade e a textura que só o omelete possui com o gostinho suave e delicioso da berinjela nesta receita que, além de ser deliciosa, ainda é superprática: feita inteiramente no forno, é uma opção diferente e criativa para servir no almoço de família!

Quer saber mais motivos para inserir esse vegetal no seu cardápio? Confira estes benefícios da berinjela e descubra as propriedades nutricionais desse ingrediente que é tudo de bom!