Berinjela à parmegiana: 14 receitas desse prato italiano muito versátil

Escrito por
Em 29.07.20

iStock

Se você ama berinjela à parmegiana, veja a seguir as receitas maravilhosas que separamos para você! Uma dica para fazer a berinjela perfeita no forno: após cortá-la, acrescente sal e deixe-a em um escorredor por 30 minutos. Isso resultará na eliminação do excesso de água, para que elas fiquem bem crocantes. Acompanhe as receitas:

Continua após o anúncio

1. Berinjela à parmegiana simples

iStock

Receitinha simples, vegetariana e deliciosa. Aqui, as berinjelas são fritas e empanadas somente com ovo e farinha. Já o molho de tomate fica ainda mais gostoso com a mussarela por cima. Veja agora todos os detalhes no vídeo!

2. Berinjela à parmegiana assada simples

Receita simples que encanta pelo sabor e não há fritura. O processo ocorre todo no forno e, para que a consistência seja perfeita, o segredo está no molho bem encorpado.

3. Berinjela à parmegiana assada com farinha de rosca

Em formato de lasanha, nessa preparação também não há fritura. As berinjelas são empanadas com ovo, farinha de trigo e farinha de rosca ou de amêndoas.

4. Berinjela à parmegiana saudável

Receita saudável em que a berinjela é empanada com ovo e um mix de farinhas. O queijo usado é, preferencialmente, a ricota, e é importantíssimo usar um molho de tomate fresco.

5. Berinjela à parmegiana assada em rodelas

Continua após o anúncio

O corte da berinjela é o que destaca essa preparação. As berinjelas são cortadas em rodelas e, após empanadas, os ingredientes são colocados por cima um a um, formando “minipizzas fit”.

6. Berinjela à parmegiana com abobrinha

Tanto a berinjela quanto a abobrinha à parmegiana ficam incríveis, e é isso que essa receita propõe! Você pode usar a berinjela ou abobrinha, molho e queijo. Ah, vale juntar as duas também e intercalar.

7. Berinjela à parmegiana com presunto

Outra opção em formato de lasanha, em que as camadas são de berinjela empanada e frita, molho de tomate, presunto e muito queijo mussarela.

8. Berinjela à parmegiana com queijo de cabra

O queijo de cabra, campeão no sabor, é o responsável por dar o incremento a essa receita! Capriche no tomilho, manjericão e pimenta-do-reino para ter sabores ainda mais especiais.

9. Berinjela à parmegiana com molho à bolonhesa

Receita que perpassa as gerações de família e é feita com um delicioso molho à bolonhesa. Melhor ainda é usar, para empanar, uma farinha de rosca temperada com cheiro-verde, parmesão ralado e pimenta-do-reino.

10. Berinjela à parmegiana com molho marinara

Continua após o anúncio

O diferencial aqui é o molho marinara, que é feito com tomate fresco, alho, cebola, ervas – como manjericão – e especiarias. No entanto, ele pode ter muitas variações e ser simples ou bem incrementado.

11. Berinjela à parmegiana com pão de forma

O pão de forma é essencial, nessa receita, para empanar as berinjelas. Coloque os pães em um processador, depois adicione parmesão ralado, sal, pimenta-do-reino e está pronto para você empanar!

12. Berinjela à parmegiana com mussarela de búfala

Opção vegetariana com mussarela de búfala e muito sabor. Além desse queijo, é utilizado o queijo pecorino ralado, para gratinar ainda mais e deixar a combinação espetacular.

13. Berinjela à parmegiana com casca de laranja

Mais uma receita vegetariana em que o molho surpreende! Aqui, ele é feito com azeite, cebola, cenoura, salsão, alho, passata – que é a polpa do tomate cozida sem pele –, água, folhas-de-louro e cascas de laranja, além de uma colher de extrato de tomate. Delicioso, hein?

14. Berinjela à parmegiana vegana

Finalmente, aquela opção vegana maravilhosa que não poderia faltar na nossa lista! O mais interessante é que, depois do molho de tomate, adiciona-se um delicioso creme de batata, que você também confere no canal “Tá na mesa vegg”.

As receitas de berinjela que listamos aqui, além de agradarem todos, são frutos da culinária italiana, que nos proporciona pratos megassaborosos! Para saber como fazer mais uma delícia italiana, veja a nossa matéria sobre focaccia.

Continua após o anúncio

Assuntos: Alimentação