Bacalhau à portuguesa: 14 receitas para provar e aprovar

Escrito por
Em 30.03.20

iStock

O bacalhau à portuguesa é um prato que já virou tradição nos almoços de Páscoa. Por mais tradicional que essa receita seja, cada um tem sua forma de prepará-la, mas todas têm uma coisa em comum: são deliciosas! Confira essa seleção das melhores receitas de bacalhoada à portuguesa.

Continua após o anúncio

1. Bacalhau à portuguesa simples

iStock

O preparo desse bacalhau é muito simples: basta fazer camadas com todos os ingredientes e regar com muito azeite. Existem alguns truques para deixar esse bacalhau ainda mais espetacular. Quer aprender o passo a passo? É só clicar aqui.

2. Bacalhau à portuguesa tradicional

O número de processos dessa receita é um pouco maior, mas cada minuto do preparo vale a pena. Em vez de apenas fazer camadas com todos os ingredientes, você deve cozinhar, fritar as batatas e murchar rapidamente rodelas de cebola. Só depois de tudo isso o prato vai ao forno. Fica incrível!

3. Bacalhau à portuguesa com molho de alho

A azeitona preta é um ingrediente muito importante no bacalhau à portuguesa, mas nada te impede de usar a verde tradicional. Fique atenta à quantidade de sal, já que o bacalhau e a azeitona são bem salgados. Outro diferencial dessa receita é o molho de alho, que dá um gostinho todo especial ao prato.

4. Bacalhau à portuguesa com mix de temperos

Orégano e louro dão muito sabor e aroma a qualquer receita. Aqui, você deve utilizá-los para temperar os legumes que acompanham o bacalhau, junto com azeite e vinagre. Agora basta montar todos os ingredientes em camadas e levar ao forno. Sirva em um almoço especial para a família toda!

5. Bacalhau à portuguesa com tomate

Continua após o anúncio

O tomate acrescentado a essa receita vai trazer mais umidade ao seu bacalhau, evitando que ele fique seco. Além desse ingrediente, a bacalhoada leva pimentões, azeitonas verdes e pretas, cheiro verde e outros componentes que garantem a beleza e o sabor desse prato.

6. Bacalhau à portuguesa com tomate cereja

Procura por algo mais refinado? Essa é a receita ideal, já que leva tomate cereja e azeitonas gregas. Para ferver o bacalhau, você deve colocar alho e louro na panela para aromatizar o peixe. Após montar o prato, coloque tomates cereja para adocicar um pouco e azeitonas para enfeitar.

7. Bacalhau à portuguesa com tomilho

O tomilho é um tempero levemente adocicado, sendo perfeito para equilibrar com o sal característico do bacalhau. Ele também vai ajudar no aroma, mas os principais responsáveis por isso são os legumes regados com muito azeite. Esse prato é bem legal para servir para a família e amigos, eles vão amar!

8. Bacalhau à portuguesa sem alho

A maioria das receitas de bacalhau à portuguesa leva alho, mas você não precisa colocar se não for muito fã desse ingrediente. Esse vídeo mostra alguns truques que vão garantir o sucesso da sua bacalhoada, como o ponto certo das batatas. Dê o play para conferir todas as dicas!

9. Bacalhau à portuguesa sem pimentão

Você sabe por que as batatas sempre vão por baixo na bacalhoada? Esse truque é usado porque elas precisam cozinhar mais para não ficarem duras. Os pimentões verdes e amarelos ficam de fora dessa receita, mas ela não perde sabor por esse motivo. Vale a pena conferir o preparo desse prato.

10. Bacalhau à portuguesa na panela

Continua após o anúncio

Quer preparar sua bacalhoada direto na boca do fogão? Essa receita vai te mostrar como montar e cozinhar um bacalhau à portuguesa que não precisa ir ao forno. Ele fica mais suculento e também mais saudável, já que não precisa de tanta gordura. Confira!

11. Bacalhau à portuguesa molhadinho

O refogado desse bacalhau fica bem molhadinho, já que o tomate praticamente desmancha junto com a cebola. Você pode finalizar com azeitonas, cheiro verde e ovos cozidos. Prepare um arroz branco para servir acompanhando sua bacalhoada e se prepare para ouvir elogios.

12. Bacalhau à portuguesa gourmet

Além de deliciosa, essa receita fica linda! Em vez de usar batatas e cebolas no tamanho normal, você deve escolher a versão mini desses ingredientes. Eles vão deixar o prato mais refinado, mas não é só isso: o cozimento tende a ser mais rápido, deixando as batatas e as cebolas mais macias. Dá play no vídeo porque essa receita vale muito a pena!

13. Bacalhau à portuguesa com molho vermelho, milho e ervilha

Quer dar uma incrementada na sua bacalhoada? Essa receita vai te mostrar como preparar um prato com quase tudo que tem aí na sua despensa. O molho vermelho por baixo ajuda a dar mais suculência e o milho, junto com a ervilha, vai trazer ainda mais cor ao seu bacalhau. Por ter ingredientes mais acessíveis, é uma ótima opção para servir para bastante gente.

14. Bacalhau à portuguesa com leite de coco e batata doce

O leite de coco dessa receita vai dar um toque de brasilidade à sua bacalhoada. Outro diferencial é o uso da batata doce, que é mais saudável que a tradicional e ainda equilibra o sal do bacalhau. A dica é servir com arroz branco e uma salada verde. Imperdível!

Qual te chamou mais atenção? Escolha a sua favorita, providencie os ingredientes e faça um almoço que vai ficar na memória e no coração dos seus convidados. Que tal preparar também uma sobremesa de Páscoa para a refeição ficar ainda mais completa?

Continua após o anúncio

Assuntos: Alimentação