Ácido kójico: aliado na melhora das manchas e luminosidade da pele

Escrito por
Em 26.06.20

iStock

Se você já buscou saber mais sobre manchas na pele, deve ter se deparado com os tratamentos que utilizam os ácidos como estrelas. Um deles é o ácido kójico, que contém ativos clareadores e pode ser usado durante o dia, sempre com o uso do protetor solar. Veja tudo sobre esse produto e tire as suas dúvidas na matéria:

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

O que é o ácido kójico?

iStock

Conversamos com a dermatologista Anna Clara Gaspar (CRM-RJ 98217-2) sobre as principais dúvidas em torno do ácido kójico. Segundo ela, é um agente despigmentante obtido pela fermentação do arroz por duas espécies de fungos e outras bactérias. É um ácido menos potente e não fotossensível, que pode ser utilizado durante o dia sem causar danos à pele.

7 benefícios do ácido kójico para a saúde da pele

  1. Auxilia no tratamento de melasma e olheiras;
  2. Promove a diminuição da inflamação, melhorando a acne;
  3. Ajuda a retardar o envelhecimento e melhorar o aspecto das rugas, devido à ação antioxidante;
  4. Possui ação antifúngica, que ajuda a tratar micoses superficiais;
  5. Seu uso é seguro em fototipos mais altos (pele morena e negra);
  6. Por não ser fotossensível, o ácido kójico pode ser usado seguramente durante o dia;
  7. É um ácido menos irritante, podendo ser usado em peles sensíveis.

Outro ponto a considerar é como funciona a ação desse ácido nas manchas: “o ácido kójico age na formação da melanina, impedindo o seu acúmulo e consequentemente o surgimento de manchas, agindo também nas já instaladas”, aponta a dermatologista.

Como usar o ácido kójico

iStock

O ácido kójico pode ser encontrado em séruns e hidratantes, mas pode ser manipulado até 5%, como aponta Anna Clara. Ao prescrever esse tratamento, ela indica o início com uma quantidade de 1-3%, para diminuir as chances de irritação, e aplicação apenas sobre a mancha. Na rotina de skincare, o ácido kójico deve vir após a limpeza de pele.

Perguntamos à dermatologista sobre a combinação do ácido kójico com outros compostos. Com o ácido glicólico, o efeito alcançado é o da renovação celular, aumentando o clareamento das manchas e a diminuição da acne. Junto ao ácido tranexâmico, melhora a ação clareadora e o rejuvenescimento facial. Já se usado com a vitamina B3, traz mais hidratação, auxiliando no tratamento da acne e na prevenção do envelhecimento.

Como se vê, a combinação de ácido kójico com outros componentes tem como efeito a potencialização dos resultados. No entanto, Anna Clara Gaspar alerta que nenhum deles deve ser aplicado na pele irritada e inflamada.

Os melhores ácidos kójicos

Diversos produtos contêm ácido kójico em sua formulação, trazendo o seu efeito clareador e que melhora a luminosidade da pele. Invista em opções que possuam ingredientes selecionados e de qualidade. Pensando nisso, separamos ótimas sugestões. Confira:

Continua após o anúncio

1. Clair Concentre Profuse – $$

Dicas de Mulher

Com diversos ativos clareadores, como o alfa-arbutin, a vitamina C e o ácido kójico, ele pode ser usado tanto de manhã quanto à noite. Além disso, é indicado para o clareamento das axilas, prevenindo o surgimento de novas manchas.

“Poder usá-lo durante o dia é uma vantagem boa, porque mesmo ele tendo ativos superbons pra clarear a pele, não é extrapotente. Mas, usando em todos os turnos a gente nota a diferença na pele rapidamente.” – Ju Lopes

2. Klassis Emulgel TheraSkin Creme Clareador – $$

Dicas de Mulher

Um produto feito especialmente para pele oleosa e com acne. Melhora a aparência e textura da pele, inclusive diminuindo os poros. O seu principal ativo é o ácido kójico, além do ácido glicólico e do lático.

“Indico muito para quem também tem problemas com manchas na pele. Você não precisa de receita para adquirir os produtos. Na minha opinião, se o que você tem são apenas manchinhas que ficaram com o passar do tempo na sua pele, como era o meu caso, vale muito a pena a utilização dos clareadores TheraSkin” – Bruna Munhoz

3. Blancy Tx Clareador Gel Mantecorp – $$

Dicas de Mulher

Faz parte da linha Blancy e é um produto para manchas tanto no rosto quanto no corpo. Funciona como um clareador progressivo, que melhora a textura e uniformiza o tom da pele.

“Achei o resultado muito bom e gostei do uso. Ele tem uma textura muito leve e gostosa, e inclusive some rápido na pele.” – Joyce Kitamura

4. NeoStrata Gel Clareador Targeted – $$$

Dicas de Mulher

Continua após o anúncio

Gel-creme para reduzir as linhas e rugas finas, melhora a pigmentação irregular e as manchas causadas pelo sol. Possui ácido glicólico, lático, cítrico e kójico, além de vitamina C e outros componentes.

“A pele mudou muito, ficando mais luminosa e bonita, as manchas acabaram melhorando muito e no tom delas mesmo acabou suavizando demais, ficando superdisfarçado.” – Nathalia Gabriela

5. Sérum Multicorretivo Despigmentante SkinCeuticals – $$$

Dicas de Mulher

É um multicorretor de uso diário que traz a combinação de três ativos principais: o ácido tranexâmico, o kójico e a niacinamida. Possui uma série de benefícios e é para todos os tipos de pele, até as mais sensíveis.

“Ação anti-inflamatória e hidratante na nossa pele e ação antimanchas. Ajuda a retardar o envelhecimento e a sensibilidade da pele.” – Joyce Kitamura

Alertas e contraindicações

Em alguns casos, segundo a dermatologista, o uso do ácido kójico pode deixar a pele sensível e com ardência, com a possibilidade de queimaduras e manchas. O uso é contraindicado para peles irritadas, inflamadas ou que possuem hipersensibilidade ao ácido. Anna Clara Gaspar ressalta ainda que as mudanças estéticas podem influenciar no convívio social e no aspecto psicoemocional do paciente, sendo necessário avaliar até que ponto o uso será válido.

O ácido kójico pode ser um grande aliado da sua pele, principalmente se o assunto é clarear manchas. Para saber mais sobre esse assunto, veja a nossa matéria sobre o ácido tranexâmico.

Assuntos: Como usar, Pele