Absorvente pós-parto: tudo o que você precisa saber sobre ele

Escrito por
Em 29.05.19

iStock

Para a maioria das mulheres grávidas, a expectativa de ver e segurar seu novo bebê faz com que não haja muito tempo para se pensar em detalhes como por exemplo o absorvente pós-parto.

Continua após o anúncio

Depois que o bebê nascer, lidar com dezenas de fraldas pequenas será normal. Entretanto, graças ao sangramento pós-parto, algo não muito diferente acontecerá com as recém-mamães que precisarão de absorventes pós-parto.

Dúvidas frequentes sobre absorvente pós-parto

iStock


Pensando nos inúmeros questionamentos que as mulheres podem ter a respeito do tema, elencamos as dúvidas frequentes sobre esse tipo de absorvente e vamos esclarecê-las.

O que é o absorvente pós-parto? O absorvente pós-parto é um absorvente higiênico de maior proporção e maior absorção. Ele é um pouco maior no comprimento e na largura e tem um poder de absorção maior, conseguindo manter a eficácia por mais tempo com um fluxo mais intenso, como é o caso do fluxo sanguíneo no pós-parto. Existem ainda outras variações de absorvente pós-parto, como os de pano que são laváveis e reutilizáveis.

Leia também: 11 mães youtubers para você seguir e se identificar

Absorvente pós-parto, absorvente noturno ou fralda geriátrica? Essa escolha depende da necessidade da puérpera (mulheres que acabaram de dar à luz). As fraldas geriátricas são muito úteis, pois, além de ter uma boa proteção, são mais altas e vestem com segurança o abdômen de mulher que passou por um parto. Entretanto, o absorvente pós-parto é mais recomendado para o pós-parto imediato e os primeiros dias da puérpera, devido ao tamanho e absorção maiores que oferecem. Já os absorventes noturnos são mais indicados a partir do décimo dia do pós-parto, quando o fluxo já regrediu bastante, assemelhando-se a um fluxo menstrual normal, deixando a puérpera segura e mais confortável.

Por que usar o absorvente pós-parto? O uso do absorvente pós-parto se dá por conta da quantidade do fluxo de sangue que logo após o parto é bem mais intenso. Como o útero está voltando ao seu tamanho anterior à gravidez, a quantidade de sangue e coágulos no primeiro e no segundo dia é maior. Algumas mulheres optam por usar absorventes ecológicos de pano. Porém, o absorvente descartável nesse início segura o fluxo um pouco mais. Após o segundo dia, o fluxo diminui bem sendo possível usar um absorvente noturno ou até mesmo o normal.

Quantos absorventes pós-parto serão necessários? leve para a maternidade dois pacotes de absorventes ou fraldas. Se a mulher escolher absorventes de pano, é preciso se informar na instituição escolhida sobre como eles darão suporte à essa escolha. Já em casa, provavelmente será mais um pacote, no máximo dois, pois logo o fluxo diminui e é feita a transição para o absorvente noturno que atende bem à necessidade até o fim do resguardo. O uso de absorventes internos são desaconselhados durante todo o período de resguardo.

Continua após o anúncio

Como escolher o absorvente pós-parto? os mais longos e que peguem desde o púbis até o final do bumbum são os mais aconselhados, pois evitam os vazamentos quando a mulher estiver deitada. Normalmente, muitas puérperas acabam optando pelas fraldas geriátricas que além de confortáveis são de vestir tipo calcinha e possuem tamanhos P, M, G e GG.

Agora com tanta informação, fica mais tranquilo escolher o que for melhor pra você quando for a sua hora.

Leia também: Trabalho de parto: conheça as fases para identificar os sinais

Experiências com absorvente pós-parto

A seguir, selecionamos vídeos com testemunhos de mulheres que precisaram usar o absorvente pós-parto e contam suas experiências para que você conheça.

Itens necessários para o pós-parto

Nesse vídeo, Gisele Delaia elenca quatro itens fundamentais e que nem toda futura mamãe lembra ou conhece na hora de montar a mala para a maternidade, começando pelo absorvente pós-parto.

Concha de amamentação e absorvente pós-parto

Quando Mônica Medeiros gravou esse vídeo, ela estava se preparando para a chegada do seu primeiro bebê e fez uma análise sobre a importância da concha para auxiliar a amamentação e dos absorventes pós-parto.

Leia também: 90 ideias de poltrona de amamentação para um momento mais especial

Faça o seu próprio absorvente pós-parto

Continua após o anúncio

Em pouco mais de cinco minutos, Raquel, naturóloga e doula, ensina como fazer absorventes pós-parto em casa e com propriedades medicinais calmantes.

Mamães youtubers são fantásticas porque lembram de cuidados que quase todo mundo esquece como o absorvente pós-parto, não é mesmo?

Absorvente pós-parto: onde comprar

Confira abaixo onde encontrar os principais absorventes pós-parto do mercado.

Dicas de Mulher

Para todos os gostos e bolsos, essa lista com tantos tipos de absorvente pós-parto, mostra que o mercado está cada vez mais preparado para atender às futuras mães.

Agora que você está informadíssima sobre o assunto, aproveite a maternidade, se for o seu caso, e se não for, está pronta para aconselhar as amigas.

Para você