7 benefícios da abóbora cabotiá e receitas incríveis para incluir no seu cardápio

Escrito por
Em 15.01.20

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O ingrediente preferido no preparo de massas e purês costuma ser a batata, mas sabia que a abóbora cabotiá é uma excelente alternativa para criar pratos deliciosos e mais saudáveis? A seguir você conhece os benefícios da cabotiá, listados pela nutricionista Patrícia Leite (CRN: 0510146-5), e aprende receitas para adicionar esse ingrediente na sua dieta!

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Índice do conteúdo:

7 benefícios do consumo da abóbora cabotiá

  1. É ótima para a visão por ser rica em betacaroteno;
  2. Regula a pressão arterial por conter potássio;
  3. Ajuda na manutenção correta do colesterol devido às fibras;
  4. Auxilia na proteção do sistema cardiovascular, graças às vitaminas e nutrientes que apresenta;
  5. Fortalece o sistema imunológico, pela riqueza em vitamina C e betacaroteno;
  6. Possui ação antioxidante, poucas calorias e muita água, ajudando no emagrecimento;
  7. Contribui para a produção de serotonina, combatendo à insônia, à irritabilidade e à depressão.

Patrícia destaca também os benefícios da cabotiá para a saúde dos homens, auxiliando na fertilidade e no combate ao câncer de próstata. Convencida de que ela é a aliada perfeita para a sua alimentação?

Receitas com abóbora cabotiá

Que tal agora aprender deliciosas receitas com cabotiá para experimentar todo o sabor desse ingrediente tão poderoso?

1. Abóbora cabotiá simples

Aqui, a sugestão é fazer uma cabotiá cozida e temperadinha, que pode complementar qualquer refeição e ser feita sem dificuldades. Você vai precisar somente da abóbora e dos temperos que mais gostar.

2. Abóbora cabotiá assada

Essa receita é a preferida das nuntricionistas, pois mantém a casca do vegetal, que possui muitos nutrientes valiosos para o nosso organismo. O tempero das fatias é feito com sal, pimenta-do-reino e alecrim, para dar aquele toque de sabor. Experimente!

3. Purê de abóbora cabotiá

Purê é uma delícia e combina com quase tudo! Veja como preparar um maravilhoso purê de cabotiá, caprichado no tempero e no sabor, combinando o doce da abóbora com a picância da pimenta.

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4. Caldo de abóbora cabotiá

Esse caldo de abóbora fica supercremoso e perfeito para servir num dia frio ou para acompanhar um arrozinho simples. Para aquecer o estômago e o coração!

5. Sopa com abóbora cabotiá

Outra receita que leva a casca da cabotiá, o que garante mais vitaminas e menos trabalho (descascar a cabotiá não é mole)! Essa sopa é complementada com carne, temperos, creme de leite fresco, limão e queijo parmesão.

6. Risoto de abóbora cabotiá

Risoto já é um prato supercremoso, adicionando a cabotiá o resultado é simplesmente irresistível. Para servir com estilo, a dica é finalizar com cogumelos refogados sob o risoto.

7. Escondidinho de abóbora cabotiá

Que tal inovar no escondidinho e substiuir o purê de batata por um nutritivo purê de cabotiá? O recheio continua o clássico molho de carne moída e a finalização com um queijinho ralado.

8. Nhoque de abóbora cabotiá

Esse nhoque de cabotiá vai te conquistar! Afinal, é uma versão low carb, sem glúten e com aquele gostinho especial de noz-moscada. A sugestão é servi-los grelhados na manteiga com alecrim, mas você pode adicionar o molho que quiser!

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9. Quibe de abóbora cabotiá

Uma versão vegetariana e saudável de quibe que ainda por cima é superfácil de preparar? Não tem desculpa para não você provar essa delícia!

10. Abóbora cabotiá recheada

Para fechar a lista, uma receita capaz de impressionar qualquer visita: uma deliciosa abóbora recheada com carne seca e requeijão! Os sabores combinam perfeitamente e o resultado é irresistível!

Não espere mais, corra até a feira e prepare já a sua cabotiá do jeito que preferir. E para aproveitar os benefícios desse ingrediente por completo, saiba porque e como consumir a semente de abóbora!

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Alimentação