20 maneiras de ser uma pessoa melhor

Atitudes simples do dia-a-dia podem colaborar para que o mundo seja um lugar melhor e mais gentil

Escrito por Carolina Werneck

Amor incondicional. Foto: Thinkstock

Muitas vezes, no dia a dia, as pessoas estão tão envolvidas com as tarefas que compõem sua rotina que não têm tempo de sair do “modo automático” e, de fato, realizar coisas legais, que façam a diferença tanto para elas quanto para as demais pessoas com quem convivem.

Se você está há muito tempo procurando uma maneira de sair da rotina e se tornar uma pessoa melhor, aí vão 20 dicas práticas, que vão te ajudar a tornar sua vida mais interessante e útil.

1 – Faça trabalho voluntário

É claro que, se você realmente pretende ser uma pessoa melhor, não pode deixar de trabalhar pelo bem dos outros. Pode ser um trabalho em uma escola, asilo, hospital, enfim, qualquer tipo de trabalho que te dê prazer e traga resultados positivos para outras pessoas.

2 – Identifique seus piores defeitos

E trabalhe neles. Faça uma lista dos aspectos ruins da sua personalidade e tente lutar contra eles, controlando melhor seus impulsos. Essa é uma maneira bacana de evoluir individualmente.

3 – Dê uma carona

Pode ser para o colega de trabalho, da faculdade ou para ajudar aquele amigo a voltar para casa depois da balada.

4 – Aprenda algo novo

Sempre quis tocar violão? Pintar quadros? Desenhar bem? Falar outro idioma? Escolha um velho desejo por conhecimento não realizado e invista nele. Além de aprender algo novo, você sem dúvida se sentirá relaxada.

5 – Aventure-se

Faça aquele mochilão que você vem planejando há tempos, dê aquele salto de paraquedas – ou apenas vá conhecer uma reserva natural perto de casa mesmo. O importante é se mexer e sentir um pouco de adrenalina no organismo.

6 – Deixe o egoísmo de lado

Aprenda a pensar nos outros, antes de pensar em si mesma. Pode ser que as pessoas passem a pensar mais em você também, pode ser que não, mas isso não importa – você com certeza se sentirá melhor consigo mesma.

7 – Perdoe alguém

A maioria de nós possui um (ou vários) desafeto. Sente-se com essa pessoa e perdoe-a, ou simplesmente perdoe-a sem dizer nada a ela. Além de tirar um peso enorme das costas, isso faz bem para o outro, ainda que ele não saiba nada a respeito.

8 – Use as palavras mágicas

Lição que os pais ensinam na mais tenra infância, a boa educação nunca sai de moda. “Por favor”, “obrigada” e “com licença” são alguns exemplos de palavras “mágicas” que, de tão básicas, muitas vezes são deixados de lado. Exercite usá-las.

9 – Seja honesta

Se o caixa do supermercado errou no troco e te deu dinheiro a mais, não interessa se a quantia é grande ou pequena, volte até lá e devolva. A regra vale para qualquer situação na qual você seja beneficiada por acaso. A honestidade é uma das coisas mais valiosas para um ser humano e, ao mesmo tempo, uma das maiores causas de todos os problemas que enfrentamos no mundo de hoje.

10 – Comece a refletir

Antes de dar aquela resposta irônica, antes de tomar uma atitude que vá prejudicar alguém, antes de discutir por uma bobagem, reflita. Avalie as consequências e só aja negativamente quando for extremamente necessário.

11 – Seja tolerante

Parece quase loucura ainda ser necessário tocar nesse assunto. As pessoas são diferentes umas das outras e é isso que nos faz tão especiais. Procure entender e ser tolerante com aqueles que não compartilham das suas ideias, cultura ou visão de mundo.

12 – Tenha um objetivo

Saiba para onde está caminhando. Traçar objetivos não é apenas uma forma de conseguir o que queremos, é necessário para que não andemos em círculos. Escolha seus objetivos e persista neles até que se tornem realidade.

13 – Seja você mesma

Sinceridade e espontaneidade são características essenciais de pessoas que, além de felizes, são sempre muito queridas por aqueles com quem convivem. Só não confunda sinceridade com grosseria: há maneiras gentis de expor sua opinião.

14 – Transmita confiança

Se suas amigas te contam coisas e pedem segredo, respeite o pedido. Isso fará de você uma pessoa de confiança, com quem os demais sempre podem contar nas horas difíceis.

15 – Pratique o otimismo

Por mais complicada que seja uma situação, sempre há uma maneira de absorver dela algo de bom, ainda que seja apenas a experiência. Procure olhar a vida pelo lado positivo.

16 – Elogie

Quase todas as pessoas se sentem bem quando recebem um elogio. Sem ser falsa, procure expressar para os outros aquilo que você acha bacana neles, seja o cabelo, a roupa, a voz ou a competência em determinada tarefa.

17 – Cuide das pessoas (e animais) que ama

Traga bombons, faça uma sopa, busque no trabalho. Tudo o que for necessário para que elas entendam que você as quer muito bem. E não se esqueça de zelar pelos animais, tanto os seus quanto os de rua. Se você notar que um cãozinho foi abandonado, tome providências e ajude-o a ter um lar.

18 – Faça algo por si mesma

Quando cuidamos de nós mesmas, ficamos mais satisfeitas e menos propensas a tratar outras pessoas de maneira rude ou deseducada.

19 – Faça favores aos outros

Segure a porta do elevador para esperar o vizinho, ajude desconhecidos a atravessar a rua, devolva objetos que a pessoa andando à sua frente tenha deixado cair. Há várias maneiras de fazer pequenos favores, que não nos custam nada e facilitam a vida alheia.

20 – Sorria

O humor é, efetivamente, contagiante, e ajuda a encarar o dia a dia com mais leveza e disposição. Não economize sorrisos. Sorria para o porteiro, para o seu chefe, para a recepcionista do médico e para qualquer um que cruzar com você ao longo do dia.

Que tal começar a praticar um estilo de vida bom consigo mesmo e com os outros agora mesmo?

Assuntos: Bem-Estar

Dicas pela Web