Maquiagem para pele negra

Dicas para escolher a maquiagem correta e valorizar a beleza negra

Por Deborah Busko
Atualizado em 17/03/2014 11:05
maquiagem para pele negra Maquiagem para pele negra

Foto: Thinkstock

A maquiagem para pele negra não tem segredos. Para uma maquiagem perfeita, os cuidados básicos são os mesmos que se deve ter com qualquer outro tipo de pele. É essencial escolher produtos de boa qualidade e que sejam adequados ao tipo e cor da pele.

Antigamente, os pigmentos dos produtos acabavam deixando a pele cinzenta. A indústria de cosméticos percebeu a necessidade de produtos que se adaptassem à pele das mulheres negras e hoje em dia, há cores variadas e diversos tons específicos para realçar ao máximo a beleza negra e tratar a pele ao mesmo tempo.

Escolhendo a maquiagem

Esqueça aquela ideia de que a maquiagem para a pele escura deve ter somente tons de cobre. Apesar de ser uma questão de gosto, a pele negra permite tanto uma maquiagem natural, sem muitos contrastes como um make colorido, com olhos bem marcados, por exemplo.

Para escolher a cor de base perfeita, a regra é não tentar escurecer ou clarear a pele. Se a tonalidade da base for mais clara, ela pode deixar a pele esbranquiçada ou rosada. É importante também levar em conta se o tom da pele negra tende mais para o vermelho ou o amarelo, a base deve seguir essa mesma coloração. Para não correr o risco de ficar com uma aparência artificial, teste a base antes de comprar. O melhor lugar para testar a base é no próprio rosto, na região que fica abaixo das maçãs do rosto e na linha do queixo.

As mesmas regras valem na hora de escolher o pó facial, ele não deve ficar evidente na pele. Na hora de escolher um corretivo para disfarçar as olheiras e as imperfeições da pele, opte por um de cor bege escuro.

O blush é essencial para dar vida às maçãs do rosto. As mulheres negras devem optar pelo marrom escuro, marrom café ou ainda pelo rosa queimado e o terracota, que dão um aspecto saudável. Os tons de laranja, salmão e pêssego não combinam com a pele escura. Para a boca, invista em tons de amora, ameixa, vinho, café e chocolate.

Na cartela de cores de sombras ideais para a pele negra bem escura, estão os tradicionais tons de cobre, dourado, rosa escuro, vermelho fechado, vinho, berinjela grafite, uva, azul profundo e bordô. Já para as mulheres que tem a pele negra mais puxada para o marrom, as cores mais indicadas são o dourado, bronze, cobre, chocolate ou mesmo o próprio marrom. Sombras com efeito metálico e cintilante, principalmente se combinados com um delineador preto, deixam a maquiagem mais viva. As de textura fosca trazem mais naturalidade.