DMAE: conheça o poderoso antirrugas

Conheça a substância que foi descoberta por acaso e que promete o rejuvenescimento facial

Por Thalita Vitoreli
Atualizado em 16/04/2014 13:50
creme dmae DMAE: conheça o poderoso antirrugas

Foto: Thinkstock

Com o passar dos anos, a produção de acetilcolina, neurotransmissor responsável pela contração muscular, vai sendo reduzida gradativamente no organismo. Por esse motivo, os músculos ficam mais frouxos e as rugas aparecem. O envelhecimento cutâneo começa bater à porta.

Com o intuito de controlar e compensar o envelhecimento natural do organismo e minimizar seus efeitos, várias alternativas estão sendo testadas. Uma dessas alternativas é o DMAE, nome dado para o dimetilaminoetanol, substância com efeitos tensores que melhora a flacidez, linhas de expressão e rugas e é encontrada em peixes e também reproduzida em laboratório.

Conheça um pouco mais dessa substância, como age, seus efeitos e riscos.

O que é o DMAE?

O dimetilaminoetanol, conhecido mais popularmente como DMAE, é uma substância encontrada principalmente em peixes, como salmão, sardinha e anchova e que foi descoberta por acaso pelo dermatologista americano Nicholas Perricone. Inicialmente reproduzido em laboratório, com a finalidade de tratar casos de hiperatividade, depressão leve e memória, observou-se que o medicamento enrijecia o pescoço e deixava a pele dos pacientes repuxada. Foi então que o poder rejuvenescedor do DMAE foi descoberto.

De apenas um remédio neurológico, a substância passou a ser responsável pela melhora da flacidez facial devido ao efeito tensor que possui. Adeptos garantem que quando aplicado no rosto, o DMAE deixa a pele mais firme e esticada, melhora o contorno, ameniza vincos e rugas, proporcionando uma aparência mais jovem.

O creme não age sobre as camadas superficiais ou mais profundas da pele, e sim na contração muscular. Por isso, não é preciso evitar o sol nem temer descamações. Em contato com a pele, o DMAE aumenta os níveis de acetilcolina, que é um neurotransmissor importante na contração muscular. Além disso, estimula a produção de colágeno.

Benefícios e vantagens da substância

creme dmae 2 DMAE: conheça o poderoso antirrugas

Foto: Thinkstock

Veja os principais aspectos positivos do uso de produtos que contém DMAE:

  • Possui ação antioxidante e anti-inflamatória;
  • Melhora o tônus, a elasticidade e a firmeza da pele;
  • Aumenta a rigidez da pele nutrindo a musculatura da face;
  • Tem efeito imediato e cumulativo;
  • Atua sobre a membrana plasmática, diminuindo a concentração de Radicais Livres (responsáveis pelo envelhecimento);
  • Redução da flacidez;
  • Aspecto mais jovem à área dos olhos, lábios, pálpebras, pescoço e colo.

Riscos

Estudos revelam que concentrações muito elevadas da substância DMAE podem levar à paralisia muscular. Em alguns casos pode haver alergia à substância.

Um dos estudos feitos com a substância apontou que ela provocou a morte de fibroblastos (células do tecido conjuntivo). A razão para isso seria o fato do DMAE provocar um inchaço nos fibroblastos e, nesse processo, alguns poderiam morrer. Nesse caso, as consequências seriam uma pele com mais colágeno, porém mais espessa.

Segundo a dermatologista Silvia Santilli, se usado de forma indiscriminada, o DMAE pode trazer prejuízos à longo prazo para a pele: “o DMAE mostrou, em alguns estudos, piorar a flacidez em longo prazo, principalmente em concentrações maiores. O ideal é avaliar a necessidade real em cada caso e adequar o tratamento às reações da pele”, conclui.

Onde encontrar e comprar cremes com DMAE?

O DMAE é encontrado mais comumente na forma de cremes, géis e loções. Hoje já existem produtos disponíveis à venda contendo DMAE, mas a substância também pode ser manipulada em farmácias especializadas.

Além disso, o DMAE também pode ser injetado sob a pele ou mesmo ingerido em forma de cápsula. No caso do procedimento injetável, o DMAE é aplicado na musculatura ou na camada mais superficial da pele, a derme.

A substância administrada por meio de cápsulas também promete oferecer os mesmos efeitos dos cremes e injeções. Além de benefícios para melhora da pele, diminuição da flacidez, e aumento na produção de colágeno, as cápsulas também prometem ajudar na longevidade, reduzindo a fadiga física e mental e elevando a concentração. O DMAE aumenta a quantidade de substâncias químicas no sistema nervoso central e por isso ajuda no raciocínio.

Vale ressaltar que, em todos os casos, a indicação de uso sempre deve ser feita por um médico especialista, no caso, o seu dermatologista.

Conheça outras opções antirrugas e invista na prevenção

prevencao das rugas DMAE: conheça o poderoso antirrugas

Foto: Thinkstock

Segundo a dermatologista Silvia Santilli, os produtos cientificamente comprovados com relação ao tratamento e prevenção de rugas são os ácidos (retinóico, glicólico) e os filtros solares: “esses produtos têm princípios ativos cientificamente estudados com a finalidade de melhorar e prevenir o envelhecimento da pele, não apenas rugas, como flacidez e manchas, por exemplo. Há os que atuam no aumento da produção de colágeno e renovação da pele, como ácido retinóico, por exemplo; há os antioxidantes, que retardam o processo de envelhecimento pelo combate aos radicais livres; há os clareadores que atuam em diversas fases da formação das manchas; os hidratantes profundos com ácido hialurônico, por exemplo; os tensores, que firmam a pele e são usados para o chamado “efeito cinderela”, a indicação depende da necessidade de cada um”, orienta.

Apesar de tantas opções, a prevenção ainda é a melhor opção quando o assunto é a saúde da pele. Segundo Silvia, é muito importante investir na prevenção ao aparecimento de rugas desde a juventude: “o principal produto antirrugas ainda é o filtro solar, pois atua na causa do envelhecimento. Hidratantes e produtos à base de vitamina c, por exemplo, também podem ser usados sem problemas”.